domingo, 26 de abril de 2020

Viva o 25 de Abril de 1974 porque trouxe a Democracia

A 25 de Abril de 1974, há 46 anos, Portugal deixou de ter a ditadura mais velha da Europa Ocidental. O dia que abriu caminho à democratização do país veio a repercutir-se mais tarde na história do futebol português, e há dois factos que o espelham de forma muito clara:

1. Até 1973/74, os clubes de Lisboa venceram 35 campeonatos em 40 possíveis, ou seja, 87,5% do total. Desde então, o FC Porto ganhou mais de metade das edições da prova: 23 de 45, correspondentes a 51,1% do conjunto, alcançando até um recorde de cinco triunfos consecutivos.

2. Durante a ditadura, a conquista de títulos europeus foi um exclusivo de equipas de Lisboa, que ganharam três. Em democracia, o FC Porto já arrecadou sete troféus internacionais, tornando-se, a larga distância, o clube português com mais sucesso nas provas mais difíceis e prestigiadas do planeta.

Não há, por isso, como mascará-lo. A revolução de há 46 anos esteve na génese de uma transformação profunda no país, que ao nível do futebol teve como principal consequência a ascensão do FC Porto ao estatuto de campeão dos campeões em democracia. Não era por acaso que Pedroto festejava títulos com cravos.

Sem comentários: