terça-feira, 28 de maio de 2024

FC Porto - Da casa

 A Taça de Portugal conquistada no Jamor já está no Museu. Os vencedores da prova rainha juntaram-se a André Villas-Boas e a Jorge Nuno Pinto da Costa na sala de troféus portista para eternizarem a 20.ª vitória na competição.

Após receber a Taça das mãos de Pepe, o presidente da SAD começou por explicar as três razões que fazem do dia de ontem “especial”: foi a 27 de maio que o clube venceu a Taça dos Campeões Europeus, “o primeiro troféu internacional que haveria de dar aso a mais seis”; também nesse dia, em 2017, foi contratado Sérgio Conceição, obreiro dos últimos 11 títulos; ontem, Pinto da Costa viveu o último dia enquanto dirigente máximo da SAD portista.
A cerimónia marcou o final de uma época “de extrema dificuldade, por razões económicas, pelo que havia de maquiavélico nos nossos jogos com arbitragens inacreditáveis com penáltis por marcar e outros marcados e revertidos”. Só “a força de vontade, a capacidade e o espírito de equipa” dos jogadores permitiram “trazer a Taça para o Museu FC Porto”.

Recebido o 69.º título conquistado nos relvados “de um dos símbolos do clube, o capitão Pepe”, o histórico dirigente afirmou ser algo que dá “muita força para continuar a acompanhar e viver o FC Porto em todos os estádios deste país e deste mundo”. “Portista deixarei de ser só quando morrer”, frisou antes de abraçar Sérgio Conceição em nome de “todo o grupo do futebol” e André Villas-Boas para transmitir um “voto de felicidades para bem do FC Porto”.
Num “momento de grande emoção”, o Presidente do clube tomou da palavra e dedicou as primeiras ao antecessor num Museu que “reflete a vida que deu pelo clube”. Para o líder da instituição, as memórias “enquanto adepto e sócio” são “um peso de responsabilidade e de exigência para levar este clube no bom sentido, no sentido das vitórias e da sustentabilidade”.

Dirigido de seguida à equipa, André Villas-Boas parabenizou todos os presentes pela “taça conquistada” e expressou a exigência de que todos “continuem a honrar e dignificar o FC Porto”. Por último, em discurso direto para Sérgio Conceição, lembrou “sete anos de glória e títulos” que o fizeram expressar “um muito obrigado em nome do FC Porto por tudo aquilo que fez pelo clube”.
O treinador recorreu mais tarde às redes sociais para destacar a “prova superada”. A publicação contém um vídeo da conquista do passado domingo e uma fotografia da Taça que venceu pelo clube em 1998 como jogador. “Uma tão mágica quanto a outra, mas não tão boa como a próxima”, legendou. 
“É isso que nos move no FC Porto: ganhar o próximo jogo. Conquistar o próximo título”, pode ler-se ainda antes do agradecimento aos adeptos, “que foram fundamentais nesta conquista” e “serão sempre o primeiro jogador deste clube”.
A presidência de André Villas-Boas ganha hoje novos contornos. Realiza-se, às 11h30, no Auditório do Estádio do Dragão a Assembleia Geral Ordinária da SAD que irá deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Revisor Oficial de Contas, da Comissão de Vencimentos e do Conselho Consultivo para o quadriénio 2024-2027. É nessa reunião de acionistas que o presidente do clube será também empossado como presidente da FC Porto – Futebol, SAD.
A assembleia marcará o fim do legado de Jorge Nuno Pinto da Costa, que durante 42 anos deu títulos, alegrias e muita esperança aos adeptos, mas sobretudo uma nova dimensão ao FC Porto. Sob a sua tutela, o clube que estava destinado a perder quando passava a ponte venceu sete títulos internacionais, toda a desvantagem em termos de troféus que os tempos a preto e branco criaram foi anulada e as várias modalidades dispuseram de condições para celebrarem milhares de vezes. 
O Museu precisa de continuar a ser alimentado e é para isso que a equipa de basquetebol vai esta tarde continuar a trabalhar. Às 19h00 (RTP 2), em Ovar, os atletas de Fernando Sá irão medir forças pela quarta vez com a Ovarense com o objetivo de garantirem já a presença na final do campeonato. Miguel Maria explicou que “os detalhes vão fazer uma grande diferença” e que é necessário “ir à procura do melhor lançamento” e garantiu que os portistas vão “lutar para ganhar

Sem comentários: