domingo, 10 de maio de 2009

FC Porto 1 Nacional da Madeira 0

Tetracampeões

A equipa azul e branca cumpriu a sua obrigação de ganhar o jogo que lhe permitiu desde já festejar a conquista do campeonato, ou seja do TETRA. Frente a uma equipa do Nacional bem arrumada consistente e que pratica um futebol apoiado e muito certinho, principalmente a defender, a equipa do FC Porto só conseguiu violar as redes adversárias uma única vez por Bruno Alves. Isto diz bem da dificuldade que os azuis e brancos tiveram para consolidar a sua posição na tabela classificativa.

Tal como digo no início deste comentário a equipa cumpriu mas esteve longe de produzir uma exibição convincente avassaladora, como de certeza os seus fervorosos adeptos ambicionariam.

Na minha opinião o Jesualdo Ferreira é um técnico de futebol muito experiente e é capaz de ser um técnico fora de série, porem suspeito que não esteja bem acompanhado por preparador físico à altura. Isto porque não obstante a valia técnica do Plantel que o futebol do FC Porto possui, no domínio da condição física (velocidade, resistência, reflexos,agilidade) nem sempre consegue superiorizar-se aos seus adversários. Gostaria de ver a equipa do FC Porto jogar em antecipação aos adversários, anulando-os, e, nem sempre isto acontece. Por exemplo no jogo d'hoje estive durante muito tempo com receio que o Nacional conseguisse empatar o jogo, negando-nos a alegria dos festejos antecipados...

FICHA DE JOGO

Liga, 28ª jornada
10 de Maio de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.309 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
4º árbitro: Cosme Machado

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Tomás Costa, Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Tomás Costa por Farías (46m), Fucile por Sapunaru (75m) e Raul Meireles por Andrés Madrid (81m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Hulk 
Treinador: Jesualdo Ferreira

NACIONAL: Bracali; Patacas «cap», Maicon, Felipe Lopes e Alonso; Leandro Salino, Cléber e Luís Alberto; Ruben Micael; Nené e Mateus
Substituições: Ruben Micael por João Aurélio (54m), Luís Alberto por Fabiano (59m) e Leandro Salino por Miguel Fidalgo (80m)
Não utilizados: Douglas, Bruno Amaro, Haliche e Nuno Pinto
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Bruno Alves (48m)
Disciplina: cartão amarelo a Nené (20m), Felipe Lopes (31m), Lisandro (34m), Patacas (90m), Raul Meireles (90m), Fucile (90m), Cissokho (90m).

PS - Bruno Alves eleito o melhor em campo

Apesar de a noite ter sido pintada pela euforia colectiva decorrente do Tetracampeonato, os adeptos do F.C. Porto presentes no Estádio do Dragão para assistir à vitória sobre o Nacional elegeram Bruno Alves como o melhor em campo. O defesa marcou o golo da vitória e voltou a não dar veleidades aos adversários, merecendo, por isso, este reconhecimento.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Quem é o Tetracampeão? É o Dragão!

Foi difícil, o Nacional foi a melhor equipa, a que jogou melhor -incluindo os jogos da C.League -, no Dragão. Mas, os Campeões, são aqueles que sabem sofrer, que se sacrificam e quando jogam mal, mesmo assim, conseguem ganhar.
Somos a melhor equipa e normalmente, os melhores ganham.

Aos que não se conformam, aos que continuam a ver a árvore e não ver a floresta, aos que continuam a fazer as coisas por outro lado, resta-lhes fazer queixa ao Platini, ao Blatter, ao Barroso, ao Ban Ki-moon, ao Obama, ou até à Nato, e se mesmo assim, não se conformarem...arranquem os cabelos, esgadanhem-se, batam com a cabeça contra a parede, façam e digam, o que quiserem, porque isso, a nós, não nos aquece, nem nos arrefece, somos Tetracampeões e o resto é conversa de perdedores.

Há sportinguista e benfiquistas, que reconhecem no F.C.Porto, a competência, o profissionalismo e a qualidade. Esses, têm o meu respeito, os outros, coitados, vão para o Céu de certeza, pois como diz a Bíblia, é para lá que vão os pobres de espírito...

Um abraço a toda a família da blogosfera portista, que deu, por muito pequeno que seja, um contributo importante, para a conquista do título.

Dragaoatento disse...

Vila Pouca,

Pois é! Tens muita razão. Mas além disso,eu que de certa maneira sou perfeccionista, gostaria que a equipa ontem tivesse sido mais consistente,mais convincente,mais autoritária, e não foi.
Aliás,tal como noutros tempos,eu durante largos períodos do jogo tive receio que o Nacional nos estragasse a festa...
Claro que o Nacional tb teve a sua quota parte de responsabilidade em algum desacerto da equipa azul e branca. Defendeu muito bem e contra atacou sempre com algum perigo. Para te ser franco, gostei da maneira como joga o Nacional. Notei que eles procuraram jogar em antecipação, conseguindo dessa maneira anular muitas das iniciativas da nossa equipa.
Tb notei que procuraram jogar muito compactos,com muita entre-ajuda entre todos os sectores da equipa. O Nacional tem um conjunto muito jeitoso (não é por acaso que estão bem classificados), de tal maneira que só falhou uma vez no lance do golo do FC Porto...aquela cabeça do Lisandro para o Bruno Alves foi realmente genial...fantástica de perfeicção,tal como a finalização do Bruno.
Mas tb não tivemos mais hipóteses...

Abraço

Anti-slm disse...

Tetra-campeões somos nos, os outros são campeões da treta!
Um ano dificil, estivemos em 7º na tabela classificativa mas a equipa foi ganhando estofo e destreza, uma bela participação nas competições europeias, estamos na final da taça de portugal e acabamos a 28ª jornada como tetra-campeões.
O campeonato ainda não acabou, temos mais 2 jogos que queremos ganhar.
No basquete fomos infelizes, para o ano espero uma melhor equipa. No hóquei passamos ontem á fase seguinte em rumo ao octacampeonato.
Enfim , mais um ano mais uma felicidade.
Tetra-campeão, a revalidação do titulo.