segunda-feira, 4 de maio de 2009

Marítimo 0 FC Porto 3

03-05-2009 FUTEBOL - Liga Sagres 2008/09 - 27ª jornada
Raul Meireles, aos três minutos apontou o primeiro golo da partida e do FC Porto. Na segunda parte um cabeceamento de Rolando, aos 64 minutos, ampliou a vantagem para 0-2, e um remate colocado de Tomás Costa, aos 83, fez o 0-3 resultado final. Com esta a equipa azul e branca acumula sete vitórias seguidas no total e 10 fora de casa, prossegue na liderança e, com nove pontos ainda em disputa na prova, encontra-se a apenas três de se sagrar Campeão Nacional pelo quarto ano desportivo consecutivo. 

No jogo d'hoje a vontade de vencer dos Dragões começou cedo, com Bruno Alves a acertar na barra da baliza do Marítimo iam decorridos dois minutos de jogo. Para logo de seguida aos 3 Raul Meireles rematou pela certa para a baliza do Marítimo.Estava feito o primeiro golo.
Na segunda parte não obstante a equipa do marítimo ter surgido a querer discutir o resultado acabou por ser o FC Porto a ampliar a vantagem e a consolidar o triunfo.

FICHA DE JOGO

Estádio dos Barreiros, na Madeira (3 de Maio de 2009)

Árbitro: João Ferreira
Árbitros Assistentes: Luís Ramos e Pais António 
4º Árbitro: Bruno Esteves

 
Marítimo: Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Van der Linden e Luís Olim, João Luiz, Olberdam e Bruno; Djalma, Aquino e Marcinho 
Substituições: Aquino por Baba (46m), Djalma por Manú (59m) e Luís Olim por Takahito Soma (74m)
Não utilizados: Marcelo; Fernando, Briguel e Victor Junior
Treinador: Carlos Carvalhal

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Raul Meireles por Guarín (21m), Rodríguez por Farías (84m) e Lisandro por Rabiola (87m)
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Benítez e Andrés Madrid
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Disciplina: cartão amarelo para Aquino (36m) e João Luiz (75m)
Marcadores: Raul Meireles (3m), Rolando (64m) e Tomás Costa (83m)

Destaques

Boa exibição da defesa azul e branca, ao seu habitual nível.

De lamentar a lesão do Raúl Meireles, pois com a sua substituição o meio-campo perdeu consistência e clarividência. Guarin apesar de ser um elemento possante e tecnicista, tarda a acertar com os processos da equipa e a entender-se com os colegas. Alem disso, precisa de aperfeiçoar os tempos de entrada nos desarmes e de ser mais rápido a desfazer-se da bola. O Tomás Costa é outro elemento que precisa de aprender a defender, pois apesar da sua disponibilidade para correr o campo e boa vontade para ajudar, revela uma certa inépcia a defender.

Relativamente aos avançados: Mariano, Lisandro e Rodriguez, tudo certo . Cumpriram perfeitamente.

PS - Declarações do Mister J.F.

O FC Porto ficou a uma vitória de se sagrar campeão e Jesualdo pediu um Estádio do Dragão a condizer para a recepção ao Nacional, no próximo domingo: "Podemos de facto ser finalmente campeões, esperamos o Dragão cheio e um grande apoio à equipa para o jogo com o Nacional". 

... "Entrámos bem, fomos felizes no golo aos três minutos, é verdade, mas o que eu quero realçar acima de tudo foi a forma como fomos capazes de resistir a uma boa equipa do Marítimo, depois de muitos meses de desgaste. Era o jogo decisivo do ponto de vista das nossas deslocações e do seu posicionamento no calendário. Mas com este resultado esperamos no domingo ter um Dragão cheio para receber uma grande equipa do Nacional que tem feito uma grande temporada. Sabíamos que este jogo era importante para garantirmos o nosso objectivo. Fomos capazes de ser humildes durante todo o jogo e explorar as nossas capacidades ofensivas, as nossas transições rápidas e acabámos por ganhar o jogo merecidamente, embora com um resultado pesado que o Marítimo não merecia."

... "A lesão do Raul Meireles, pouco depois de marcar o golo, foi decisiva porque era o jogador que tinha a função de ligar o meio-campo com o ataque. É um jogador experiente, tem boa qualidade de passe e remata bem fora da área, portanto era importante na nossa estrutura ofensiva." Até ao intervalo a equipa acusou a ausência de Meireles, mas depois recompôs-se: "Na segunda parte rectificámos a zona do meio-campo."

...A terminar, ficou uma nota para os seus jogadores: "Vêm jogando sempre nos limites e ficam os parabéns pela maneira como foram capazes de resistir a mais um adversário forte".

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não vi o jogo, vi apenas o Domingo Desportivo e como devem calcular, apesar do resumo alargado, não dá para fazer uma análise correcta, se bem pelo que o resumo mostrou, me pareceu ter havido um grandíssimo Mariano e um bom Porto...mesmo sem Hulk, Lucho e com Meireles a sair muito cedo do jogo, o que fez com que o meio-campo fosse composto, com excepção de Fernando, por jogadores com poucos jogos e poucas rotinas.

Já se sente um intenso cheiro a manjerico, prenúncio de S.João antecipado, o que tem sido quase uma constante, nestes 27 anos de presidência de Pinto da Costa.

Domingo, lá estaremos preparados para a festa, mesmo sabendo que o adversário é muito difícil e não vem disposto a servir de bombo da festa azul e branca. O F.C.Porto é quase a única coisa que resta, para que este Norte esquecido e maltratado, tenha algumas alegrias e possa esquecer, por momentos, o drama do desemprego, das falências e da crise, que para estes lados, ainda é pior.

Um abraço

Cardoso disse...

De um modo geral, acho que foi um bom jogo dos Dragoes, por isso portistas, preparem-se para mais uma noite de S.Joao, metam o champanhe no frigorifico, ensaiem as gargantas porque vai haver festa do Tetra nao tarda...