terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Colmatar o défice de golos na equipa jogando à Chelsea

Se existe um défice de pontaria na equipa o Jesualdo tem de colocar a jogar logo de início na frente de ataque os dois goleadores Falcao e Farias, ou meter o Hulk a fazer parelha com um dos dois, de modo a garantir mais eficácia na finalização. À semelhança do que fazem o Anelka e o Drogba no Chelsea de Ancelotti, este só o expoente máximo dos treinadores. Entretanto tem também de alterar o figurino de jogo.
Atendendo ao Plantel actual de que o Jesualdo dispõe tem colocar o Mariano ou o Varela a jogar na faixa lateral direita para fazer "asa" com o Fucile (ambos defendem bem e são solidários com o colega que joga a lateral). Na faixa lateral esquerda coloca o Álvaro Pereira e o Rodriguez (este também colabora bem com o seu lateral). No meio-campo: o habitual Fernando a trinco, mais o Meireles à esquerda e o Hulk (este a jogar no lugar do Belluschi) .
Para o Hulk poder jogar numa das faixas laterais teria de se disponibilizar (mentalizar) para defender, ou seja ajudar o lateral do seu lado, como aliás faz o excelente craque da selecção francesa o Malouda no Chelsea com o Zhirkov. Aliás, é obrigatório! Quem quiser jogar nas faixas laterais tem de (fechar) ajudar o lateral do seu lado a defender sempre que seja necessário.
Entretanto a FC Porto-Futebol, SAD tem de tratar de encontrar médios do tipo do Deco e do Maniche, bons a defender e a atacar. Com médios deste tipo começaria por estar garantida a segurança defensiva e por conseguinte a equipa teria tranquilidade para desenvolver os lances ofensivos. Mais, a equipa deve deixar-se de rodriguinhos a meio-campo e quando de posse da bola endereçá-la o mais rápido possível aos goleadores com o máximo de precisão. Neste sistema a acção dos médios será muito importante porque além de terem por missão defender bem têm de ter a visão suficiente para na eventualidade do Falcão e do Farias se encontrarem em fora de jogo, colocar de preferência a bola num outro médio que se desmarque partindo de trás para receber a bola, à semelhança do que fazem o Xavi e o Iniesta do Barça.

Sem comentários: