...Trata-se de eficácia. A pior coisa que acontece a uma equipa que está a defender é recuperar a bola e perder o primeiro passe. Ninguém gosta de defender. Defender exige solidariedade, humildade, espírito de sacrifício e união. Na minha opinião, essas perdas resultam da falta de eficácia nos posicionamentos no momento em que se ganha a bola. Uma equipa tem de defender bem, e é isso que preconizo, não por medo ao adversário, mas porque é essa a forma de ganhar a bola mais rapidamente para poder atacar. No momento em que a recuperam, os jogadores sabem que devem ter posicionamentos claros para que a primeira transição saia. Se isso não acontecer, falham-se passes com mais facilidade, independentemente de quem os falha. Claro que a isso há que acrescentar fadiga, o momento menos bom e o mérito dos adversários. Mas, basicamente, a equipa não está bem posicionada a defender e a primeira transição não sai. As equipas mais rápidas nas transições são as que têm mais sucesso; um segundo a mais ou a menos, faz com que se ganhe ou perca uma bola. O FC Porto não está tão forte nas transições ofensivas e também não o está nas defensivas. Isso enerva-me, incomoda-me, chateia-me, fico doido quando vejo a equipa trabalhar, ganhar a bola e, tendo tudo aberto, perde-a. Isso está a acontecer com frequência.
O meu comentário:
Só os medíocres é que não gostam de defender! Os grandes craques de equipas como o Chelsea ou o Barça defendem e atacam muito e bem com personalidade, raça, atitude e técnica. E é precisamente por isso que são considerados grandes, os melhores do mundo.
Paulo Sérgio (resposta a Jesualdo Ferreira)
...isto em jeito de resposta a Jesualdo Ferreira, que, na véspera, e durante a antevisão à partida, reforçou a ideia de não estar à espera de um Vitória à defesa porque os adeptos não deixam: "Quem define a estratégia sou eu e não o público. O FC Porto tem características diferentes dos outros e temos que ter esse conhecimento. Quero que sejamos uma equipa humilde, responsável, coesa, com capacidade e qualidade, pronta a atacar quando tiver a bola e a defender bem", sublinhou Paulo Sérgio
Sem comentários:
Enviar um comentário