terça-feira, 25 de setembro de 2018

Dragões vencem ferrolho do Vitória

FC Porto venceu o Vitória em Setúbal, na 5.ª jornada da Liga

Vincent Aboubakar (17m) e Sérgio Oliveira (28m) marcaram os golos dos Dragões no 200 º jogo do capitão Héctor Herrera com a camisola azul e branca.

Lito Vidigal delineou uma estratégia com prioridade clara: tapar todos os caminhos para a baliza de Joel Pereira. O Vitória surgiu com três defesas centrais focados em Aboubakar e Marega, dois médios em cima de Herrera e Danilo e dois extremos com ordens para acompanhar Alex Telles e Maxi Pereira.
O FC Porto respondeu com dinâmica. Sérgio Conceição repetiu o onze apresentado frente ao Schalke04, para a Liga dos Campeões, mas furou os planos vitorianos com uma variante tática, assente em constantes trocas entre Otávio e Marega no flanco direito. O brasileiro fletia para o centro e o maliano surgia à direita, baralhando a lógica defensiva do adversário. Foi num desses movimentos, aliás, que surgiu o golo de Aboubakar ao minuto 17.
Maxi Pereira avançou pela ala direita, abriu para Moussa Marega na linha e criou um desequilíbrio na área contrária. O avançado devolveu ao lateral, a defesa do Vitória ainda travou o remate de Maxi mas perdeu de vista Vincent Aboubakar que, na insistência, aumentou a sua conta pessoal no Estádio do Bonfim. Depois de completar um hat-trick na época passada (5-0), o camaronês voltou a ser feliz em Setúbal.
Os Dragões justificavam a vantagem num relvado em mau estado, perante um adversário que não subiu a linha defensiva após o golo sofrido. O FC Porto desfez o nulo à terceira tentativa, já depois de um grande passe de Otávio, mal aproveitado por Marega (6m), e um lance de Brahimi a que Joel Pereira respondeu com uma defesa segura (16m). Na melhor oportunidade da equipa local até final da primeira parte, Iker Casillas respondeu com uma boa defesa ao pontapé de bicicleta do jovem Valdu Té (31m).
Os Campeões Nacionais não entraram com a mesma segurança na etapa complementar e foram cedendo espaços ao Vitória. Ao minuto 50, golo anulado aos sadinos, após recurso ao VAR, por domínio com o braço de Valdu Té antes do remate para a baliza portista. Com uma hora de jogo, Sérgio Conceição trocou Otávio por Sérgio Oliveira e o médio português assumiu protagonismo no Estádio do Bonfim.
Um minuto depois de entrar, Sérgio Oliveira perdeu o primeiro duelo com o guarda-redes contrário, na recarga a um remate de Aboubakar. Seria o camisola 27, de qualquer forma, a assinar o 2-0. Na cobrança de um livre direto em zona frontal, ao minuto 78, o médio atirou forte e Joel Pereira não conseguiu evitar o segundo golo dos Dragões, após um período de maior fulgor sadino. Jesús Corona, ao cair do pano, ficou a centímetros do 3-0.


                                          

Vitória FC :  
96Joel Pereira                                                                         
29José Semedo, 13Vasco Fernandes, 5Mano, 4Artur Jorge 81'
6Dankler, 16André Sousa 66', 10Éber Bessa, 45Valdu Té 66'
23Mendy, 20Hildeberto

Suplentes : 1Cristiano Figueiredo, 15Rúben Micael, 8Nuno Valente
11Costinha, 87Zequinha 81', 9Alex Freitas 66', 99Cádiz 66'

Treinador: Lito Vidigal

FC Porto: 
1Iker Casillas, 2Maxi Pereira, 28Felipe, 3Éder Militão, 13Alex Telles 16Herrera, 22Danilo Pereira, 25Otávio 60'11Marega, 9Aboubakar 74', 8Brahimi
Suplentes: 
26Vaná, 5Chidozie, 27Sérgio Oliveira 60', 10Óliver Torres7Hernâni, 17Jesús Corona, 21André Pereira 74', 
Treinador: Mr. 
Sérgio Conceição

Sem comentários: