sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Divulgação de notícias importantes

Virar o bico ao prego (Dragões Diário)
Mudar o foco da atenção, e até da detenção, é a prática a que se tem dedicado alguma comunicação e outros supostos comunicadores na tentativa de colar o FC Porto à prisão de um cidadão português sob suspeita de vários crimes e envolvimento no processo dos e-mails. No esforço desesperado para virar o bico ao prego, insultam qualquer indivíduo com dois dedos de testa, surpreendem os mais atentos e motivam, inclusive, um esclarecimento do FC Porto em forma de comunicado. Ao contrário do que insinua o Benfica e o exército de cartilheiros, a única ligação do nosso clube ao chamado caso dos e-mails é apenas a de denunciante e vítima de esquemas que adulteraram a verdade desportiva. E porque a nossa atividade é no desporto, são essas investigações que pretendemos ver terminadas, para expurgar quem se diz cheio de dinheiro, mas, pelos vistos, o gasta de forma errada, como se percebe até pela classificação e pelo pobre desempenho na Champions.

O Director de Comunicação Social do FC Porto, Francisco J. Marques, comentou na noite desta quinta-feira a detenção do alegado hacker do Benfica. O diretor de comunicação e informação do FC Porto voltou a explicar como teve acesso aos emails e comentou as declarações da Ana Gomes, deputada do Parlamento Europeu, eleita pelo PS.
"Nos últimos anos temos tido conhecimento irregularidades de Governos, instituições, entidades através de fugas de informação. Muitas vezes acontece que a sociedade fica quase devedora perante as pessoas que conseguem demonstrar essas práticas irregulares. Neste caso dos emails, sem saber quem foi o hacker, acho que o futebol é devedor deste serviço que prestou. Todos nós nos lembramos do clima que existia no futebol português. A Ana Gomes é normalmente muito interventiva na vida pública, mas não tenho memoria de a ver comentar futebol. E não está a fazer comentários sobre futebol, mas sim sobre corrupção. Não tenho dúvidas que foram prestados serviços ao futebol português", sublinhou.

Investigações e reação do Benfica: "As autoridades iniciaram várias investigações. Hoje em dia, além do processo E-Toupeira, que é uma consequência do caso dos emails, estão em curso outras investigações, tudo com origem nas divulgações que fizemos aqui [Porto Canal] e da entrega de emails que fizemos à PJ e à Unidade de Combate à Corrupção. Mais do que estarmos a discutir a detenção do Rui Pinto, importava o Benfica explicar todas as situações em que se encontra envolvido".

Ana Gomes sobre o caso dos e-mails
A socialista deixou uma questão, sobre se o detido seria pirata informático ou ""whistleblower" (denunciante), no sentido de ter denunciado algo importante. "Expôs corrupção bem entrincheirada. A seguir com atenção."

Sem comentários: