domingo, 8 de novembro de 2009

Futebol Liga Sagres - Marítimo 1 FC Porto 0

O FC Porto perdeu este domingo na Madeira em casa do Marítimo com um auto-golo do Rolando e depois nunca mais foi capaz de dar a volta ao resultado. Este resultado representa a segunda derrota dos Dragões para o campeonato, época 2009/2010.

Pelo que se está a ver o Professor Jesualdo Ferreira estagnou e por conseguinte está a ser ultrapassado em questões de estratégia futebolística ( e não só) pelos colegas adversários.
Já aqui dei a entender no meu anterior "Post" que actualmente os técnicos adversários do FC Porto no campeonato nacional, conhecem bem a forma de actuar da equipa Azul e Branca, pois já tiveram mais que tempo de estudar, aprofundar e encontrar antídotos de modo a anular as estratégias seguidas pelo Professor.
Chegados a este ponto, é evidente que se queremos continuar a ganhar, é preciso inovar, evoluir, é premente que se mude de processos, de modo a surpreender os adversários.
Ora o que constatamos no momento, é que a equipa actual do FC Porto, nem consegue praticar futebol apoiado, nem futebol directo. Joga muito lento, muito denunciado, e, por tal motivo dá oportunidade aos adversários de jogarem em antecipação, anulando deste modo, demasiado facilmente o futebol ofensivo dos Dragões.
Depois o equivoco táctico do Jesualdo Ferreira, ao guardar tipo arma secreta, um hipotético trunfo, para utilizar como recurso! E como é bom de ver não resultou porque Farias quando entrou (tipo salvador da Pátria) a equipa do FC Porto já actuava mais com coração do que com cabeça. Daí as bolas chutadas para fora (golos perdidos), os passes transviados...etc...etc.
Eu já aqui preconizei, ou seja sugeri, que na actual conjuntura do futebol português, o Farias e o Falcão deviam entrar a jogar logo de início, e, a equipa com estes dois elementos, devia passar a praticar um futebol mais directo. Colocava os médios a jogar mais próximos dos defesas, de modo a garantir a eficácia defensiva, e, quando de posse da bola colocá-la rapidamente na frente, mas com precisão de modo a que o Falcão e o Farias pudessem recepcionar, dominar bem a bola e dar continuidade aos lances. Até porque o Rodriguez neste momento não está em forma, e actua em sub-rendimento. Na lateral esquerda o Álvaro Pereira também não me convence, corre muito, mas o seu futebol ofensivo não resulta e defensivamente, por vezes, compromete a equipa. Portanto já que é nulo ofensivamente, eu punha a jogar o André Coelho, o qual pelo menos defensivamente dá mais garantias. Outro aspecto que é notório é a falta na equipa dum armador para organizar o jogo ofensivo da equipa, um distribuidor que desempenhe uma função parecida com a que o Lucho fazia a época passada, a fim do jogo da equipa ser mais fluido e mais eficaz.
Há algumas coisas que são imperdoáveis na direcção técnica do Jesualdo Ferreira, é que a equipa do FC Porto jogue tão mal contra equipas que têm um orçamento muito inferior ao dos Dragões. A segunda relaciona-se com o facto do FC Porto ter um Plantel de 26 (mesmo não podendo contar com os lesionados) jogadores de nível semelhante e o técnico faça jogar sempre os mesmos , não fazendo descansar os mais sacrificados. Por vezes é preferível jogar com as segundas opções na plenitude dos seus recursos físicos, do que jogar com os consagrados a 50% do seu rendimento normal por estarem cansados.

FICHA DE JOGO - Liga 2009/10 (10ª jornada)

Estádio dos Barreiros, no Funchal
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Luís Tavares
4º árbitro: Ricardo Lourenço


MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando e Alonso; Roberto Souza e Bruno «cap.»; Djalma, Marcinho e Manu; Baba
Substituições: Manu por Briguel (65m), Paulo Jorge por Taka (82m) e Marcinho por Pitbull (85m)
Não utilizados: Luís Carlos, Miguel Ângelo, Olberdan e Kléber
Treinador: Mitchel Van der Gaag


FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez
Substituições: Guarín por Mariano (46m), Rodríguez por Farías (61m) e Sapunaru por Tomás Costa (75m)
Não utilizados: Beto, Belluschi, Maicon e Prediger
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rolando (29m, na p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Fernando (45m), Sapunaru (73m), Alvaro Pereira (76m), Tomás Costa (85m) e Baba (90m)

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Meus amigos! Na minha opinião, o culpado disto tudo é o Jesualdo, e ponto final. E esclareço porquê. Pela estratégia (táctica) utilizada, pelos jogadores que escolheu para o meio-campo (Guarin para já não dá, e o Meireles parece cansado), por ter um plantel de 26 jogadores de nível semelhante e só ter doze ou treze com ritmo, ou seja, aptos a jogar,(para que serve a Liga Intercalar, se não for para manter os jogadores com ritmo) e ainda, atendendo ao orçamento do FC Porto que é muito superior ao do Marítimo não se justifica ser derrotado por uma equipa muito mais humilde. No FC Porto todos têm de justificar o vencimento que ganham.
Embora eu possa aceitar que os dirigentes da FC Porto, Futebol - SAD também têm algumas responsabilidades nos insucessos da equipa, porque as vagas de Lucho e Lisandro em qualidade não foram devidamente preenchidas.

Dragaoatento disse...

Comentário deixado no Blog "BIBA O PORTO, CARAGO"

Meus amigos!
Na minha opinião, o culpado disto tudo é o Jesualdo, e ponto final. E esclareço porquê. Pela estratégia (táctica) utilizada, pelos jogadores que escolheu para o meio-campo (Guarin já se viu que para já não dá, e o Meireles parece cansado), por ter um plantel de 26 jogadores de nível semelhante e só ter doze ou treze com ritmo, ou seja, aptos a jogar,(para que serve a Liga Intercalar, se não for para manter os jogadores com ritmo) e ainda, atendendo ao orçamento do FC Porto que é muito superior ao do Marítimo, não se justifica ser derrotado por uma equipa muito mais humilde. No FC Porto todos têm de justificar o vencimento que ganham.
Depois, eu acho que o Jesualdo estagnou e por isso está a ser ultrapassado por qualquer treinador por mais maçarico que seja! Além disso sempre me deu a impressão de ser um Técnico muito soft, incapaz de dar o murro na mesa. Um treinador que queira singrar no FC Porto tem de ser muito exigente.
Embora eu também possa aceitar que os dirigentes da FC Porto, Futebol - SAD tenham algumas responsabilidades nos insucessos da equipa, porque as vagas de Lucho e Lisandro, em qualidade, não foram devidamente preenchidas.