domingo, 4 de setembro de 2022

O Benfica trata de garantir no poder da Arbitragem quem seja benfiquista

 O caso do árbitro madeirense Marco Ferreira que foi despromovido por não beneficiar o Benfica
O Benfica não compra os árbitros, mas trata de garantir no poder da Arbitragem quem esteja disposto a beneficiar o seu clube.

Marco Ferreira acusa Vítor Pereira de querer beneficiar Benfica

O antigo árbitro internacional Marco Ferreira teceu duras críticas a Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, numa entrevista ao jornal espanhol AS.

Completamente desligado da arbitragem desde que foi despromovido depois de apitar a final da Taça de Portugal entre Braga e Sporting, Marco Ferreira acusou Vítor Pereira de pressionar os árbitros antes dos jogos do Benfica, atitude que não tinha quando se tratava de outros clubes:

Não vou dizer que o Benfica pede a Vítor Pereira que fale com os árbitros para que favoreçam o clube. Não digo isso. O que digo é que ele [Vítor Pereira] o faz porque sabe que o Benfica é o único clube que o apoia. Por isso é que não quer que nenhum árbitro que o Benfica não gosta apite os seus jogos. O Benfica nunca falou comigo ou me ligou para os favorecer. Mas Vítor Pereira sim. (…) Nunca me ligou antes de um jogo do FC Porto, por exemplo. E não só a mim, a muitos colegas…

O ex-juiz fala ao diário espanhol de um caso concreto de pressão, ocorrido antes do Rio Ave – Benfica (vitória dos nortenhos por 2-1):

Vítor Pereira nomeou-me para um Rio Ave – Benfica. Nessa semana ligou-me duas vezes. Na terça e quinta. Na quinta disse-me que se não fizesse uma boa partida não poderia nomear-me para o Benfica – FC Porto que era em Abril. Disse para ter cuidado e que era “o jogo do título do Benfica”. E eu disse que não, que não era o jogo do título porque o Benfica levava quatro pontos de vantagem em relação ao FC Porto. E respondeu-me: “É muito diferente jogar contra o FC Porto em Abril com uma diferença de quatro pontos do que com dois pontos ou um”. Isto, do meu ponto de vista, é grave.

Marco Ferreira vai mais longe e afirma que para Vítor Pereira um jogo corria bem do ponto de vista da arbitragem se o Benfica ganhasse. Para o ex-árbitro madeirense, os seus colegas têm medo de denunciar as pressões de Vítor Pereira, pois temem que este possa acabar com as suas carreiras.
Apesar de o Benfica estar no centro desta polémica, Marco Ferreira faz questão de sublinhar que o clube da Luz jamais o pressionou para granjear benefícios da arbitragem:

Gostaria que ficasse claro que o Benfica nunca me ligou ou contactou para pedir nada. Nunca! 
Fui árbitro de primeira categoria durante nove anos e nem Benfica nem outro clube me fez algum tipo de oferta para beneficiá-los. Eu creio que é uma iniciativa de Vítor Pereira com o objectivo de agradar ao único clube que o apoia.

Sem comentários: