quinta-feira, 23 de julho de 2009

FC Porto 1 Dínamo de Bucareste 0

23/07/2009 - ONZES INICIAIS

O FC Porto cumpriu esta quinta-feira, em Albufeira, mais um jogo de preparação para a nova temporada. O encontro começou às 21h15 com o estádio quase cheio de adeptos azuis e brancos.

Digna de registo, a primeira parte do jogo do FC Porto, a denotar já um entrosamento assinalável, e, um momento de forma bastante bom.

Na segunda parte com as substituições, o futebol já não foi o mesmo. Jogou-se um futebol denunciado com muitos passes transviados, principalmente no ataque. Por conseguinte teremos de deixar para uma próxima ocasião uma análise mais precisa. Para já há muitas interrogações quanto à qualidade dos novos reforços. Pelo que as novas aquisições terão de ser objecto de posterior revisão. Vamos esperar pelos próximos jogos para podermos chegar a uma conclusão mais rigorosa. Por conseguinte a classificação das novas contratações terá de ficar lá mais para diante.

Afinal tanta conversa do Farias, este ano é que vai ser, e, apareceu a jogar nitidamente em baixo de forma e sem ritmo. Quer-me parecer que dada a sua falta de velocidade de pernas para atacar a bola, terá de ser servido com boas assistências para conseguir dar rendimento e marcar.

Quanto ao Falcão, se exceptuarmos um ou outro pormenor também para já não convenceu. O Valeri idem aspas...etc...etc...! Benitez continua na mesma, não dá mostras de evolução, parece não ter aprendido nada durante o tempo que tem permanecido no Clube.

Uma palavra para a acção do Beto na primeira parte. Porque será que Beto na baliza, me inspira mais confiança do que o Helton?!

FC Porto: Beto, Bruno Alves, Guarín, Belluschi, Mariano, Hulk, Fucile, Alvaro Pereira, Maicon, Varela e Fernando.


Suplentes: Helton, Raul Meireles, Benitez, Valeri, Falcao, Rolando, Nuno André, Farías e Tomás Costa

Treinador: Jesualdo Ferreira


Dínamo Bucareste: Dolha, Homei, Moti, Grigore, Pulhac, Torje, Rus, Tamas, Cristea Adrian, Cristea Andrei e Niculae.

Suplentes: Matache, Diabate, Kone, Danciulescu, Goian, Scarlatache, Alexe, Predescu e Niculescu

Treinador: Dário Bonetti


O árbitro desta partida é Bruno Esteves.

PS - Classificação (um a um)

Os novos um a um

Valeri tem classe e promete

CARLOS GOUVEIA OJOGO

Beto

Promete ser animada a luta pela baliza portista. Beto viu Helton sentado no banco e fez questão de marcar posição. Sempre atento, antecipou-se bem aos pés de Niculae no primeiro lance de perigo dos romenos. Depois, um valente susto num remate que passou muito perto do poste, até que à passagem da meia-hora explicou aos adeptos por que razão o FC Porto o contratou: na sequência de um remate do meio da rua voou para o lado esquerdo e com a ponta da luva evitou o golo do empate. O público gostou.

Maicon

Procurou jogar simples, para não se meter em trabalhos desnecessários, mesmo que para isso fosse preciso recuar a bola até ao guarda-redes. Contudo, por vezes, arriscou o passe longo quando tinha companheiros mais perto e livres de marcação. Foi precisamente na marcação que esteve quase perfeito. Só por uma vez deixou que Niculae se antecipasse. Fez os 90 minutos e, talvez cansado, falhou um cabeceamento que podia ter dado o empate.

Álvaro Pereira

Voltou a mostrar bons pormenores e muita atenção a defender. Cobriu bem o lado esquerdo e apoiou os centrais nas bolas paradas. No ataque, não foram muitas as vezes em que se aventurou, mas devia ter tentado mais porque nas poucas em que apareceu no flanco conseguiu cruzamentos perigosos.

Belluschi

O trabalho diário começa a dar frutos. Já mostrou algum entrosamento com os companheiros, sobretudo com Varela e Mariano, a quem isolou com um passe de mestre entre a defensiva contrária. A finalização é outra das suas características, mas ontem só dispôs de uma ocasião, atirando forte, mas por cima da baliza dos romenos.

Nuno André Coelho

Para evitar que Fucile fizesse os 90 minutos, porque Miguel Lopes e Sapunaru estão lesionados, teve de voltar a fechar no lado direito da defesa. Confiante, não se limitou a ocupar o seu espaço, procurando apoiar os companheiros do ataque. Nas bolas paradas, subiu até à área contrária, onde conseguiu ganhar um cabeceamento que merecia mais sorte.

Falcao

Era o jogador que os adeptos mais queriam ver em acção esta noite. Contudo, face aos poucos treinos que tem com os companheiros, só entrou a 21 minutos do fim, pelo que pouco conseguiu mostrar. Ao lado de Farías no ataque, reeditou a dupla que jogou no River Plate. Movimentou-se bem na área e fora, onde mostrou que tem técnica - fintou dois adversários sobre a direita - e qualidade no passe. Na zona de decisão, só por uma vez teve a bola à disposição: saltou mais alto do que o central, mas já estava em desequilíbrio quando cabeceou.

Valeri

Admitindo que a referência possa ser precipitada, afinal só jogou cerca de 20 minutos, parece que a camisola 8, que pertencia a Lucho, lhe assenta na perfeição. Mostrou qualidade no passe e muita classe, sobretudo na leitura de jogo. Procurou sempre jogar simples e para a frente. Num desses lances quase deixou Falcao sozinho diante do guarda-redes.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Não vi o jogo, mas no final ligaram-me a dizer maravilhas do Varela. Quero ver se vejo frente ao Lyon e ao Besiktas, pois o grau de dificuldade é maior e já vai dar para ver mais qualquer coisa. No entanto pelo que tenho ouvido e lido e visto - Mónaco -, parece-me que temos gente.
O problema é que ainda falta um mês até ao fim do mercado e tudo pode acontecer.

Um abraço