domingo, 26 de julho de 2009

FC Porto na Isla Canela (pré-temporada)

25/07/2009
ISLA CANELA: DIÁRIO DE JESUALDO FERREIRA

O ritmo continua a subir e as afinações visam colocar o FC Porto a jogar como Jesualdo Ferreira preconiza. O segundo diário do treinador em Espanha destaca o espírito de alegria vivido com os aniversários de Hulk e Fernando e a chegada de um novo jogador.

Hoje repetimos as duas sessões de treino, subiu a intensidade, com a manhã preenchida com um trabalho físico muito forte e a tarde com trabalho de abordagem táctica a diferentes princípios ofensivos, tudo debaixo de um grande calor, mas com uma entrega muito grande dos jogadores e a percepção de que, treino a treino, a integração dos mais novos se faz com mais segurança, embora algumas questões de natureza física venham a afectar um ou outro. Mas sobre esse aspecto falaremos amanhã com mais detalhe, pois irá influenciar a escolhas dos mais aptos para o jogo com o Lyon.

Três registos importantes no dia de hoje: os anos do Fernando e do Hulk, que o grupo festejou com os tradicionais «parabéns», dois bolos que ficaram por comer por exigências do regime alimentar e a chegada do Prediger que, fatigado pelas diferenças de horário, ficou apenas a descansar no hotel. Amanhã fará o primeiro treino e todos esperamos que seja mais um jogador para ajudar a equipa a ser mais forte.

Amanhã vamos ter uma preparação da equipa que não é condicionada pelo jogo do Lyon, mas sim pelo entendimento global das nossas vertentes tácticas no plano ofensivo e defensivo. Será mais um trabalho forte.

Já referi que estamos a trabalhar em microciclos de cinco treinos, distribuídos por dois ou por três dias. Tem sido assim desde que jogámos com o Leixões, pois favorece a intensidade do trabalho e a apropriação dos jogadores, mas também devido ao ritmo a que os jogadores têm chegado: primeiro os internacionais, depois Falcao e Valeri e agora Prediger. E a isto deve somar-se a integração progressiva do Miguel Lopes, do Sapunaru, do Rodríguez e do Farías, que praticamente começaram a pré-época já em Espanha.

Nota final para o clima que se faz sentir, mas para destacar a forma muito profissional como todos têm trabalhado, ultrapassando a fadiga e pequenas mazelas que nesta altura são normais, mas que também servem para testar o espírito de sacrifício e a competência no plano mental de cada um.


Jesualdo Ferreira

PS - Correcções, avisos e incentivos do Profe

"Até aqui, até neste jogo é preciso ritmo" avisou a Miguel Lopes depois de o lateral ter sido batido por Hulk. "Pensa rápido" para Belluschi, "não pára, roda" para Valeri ou "pressiona, em cima, vá" para Maicon foram apenas algumas das indicações mais sonoras. Mas o professor esteve particularmente atento a Falcao. Acabado de chegar ao futebol europeu, ainda a perceber os fundamentos do processo de jogo do FC Porto, o avançado mereceu uma maior atenção por parte do professor, demonstração também das expectativas que o técnico deposita nele. De tal forma que, quando as indicações genéricas dadas desde a linha lateral não surtiram efeito, Jesualdo não hesitou em parar o treino, chamar o colombiano à parte e corrigir-lhe o posicionamento, o ritmo, o tempo de entrada na bola e as movimentações ofensivas e defensivas. "Não vires as costas à bola, corre de lado, acompanha o movimento". Falcao ouviu atentamente, acenou em concordância e voltou a tentar, com melhores resultados. No final do treino, Jesualdo Ferreira voltou a aproximar-se do avançado para fazer o balanço do treino e insistir na correcções cujos resultados já deverão ser perceptíveis depois de amanhã, frente ao Lyon.

Sem comentários: