domingo, 20 de setembro de 2009

SP Braga 1 FC Porto 0

20/09/2009 - O meu comentário:
Pois é caro Jesualdo Ferreira o "maçarico" (treinador novato) do Domingos Paciência deu-lhe um autêntica lição de táctica, de estratégia futebolística!
Quem ontem viu jogar o Braga apercebeu-se do actual sistema de jogo da equipa. Temos de reconhecer o mérito do Domingos Paciência, pois conseguiu mentalizar os avançados da equipa de que não basta saber atacar, também é preciso saber defender. Por isso, no Braga toda a gente defende e quando de posse da bola muitos disponibilizam-se para atacar, e, fazem-no bem. Outro aspecto que ressalta à vista do espectador é a facilidade de movimentação, de desmarcação dos jogadores, que a equipa do Braga põe em pratica. A facilidade com que os seus avançados progridem até à baliza adversária em triangulações e tabelas fazendo circular a bola duns para os outros.
Acabando por se transformar num espectáculo agradável para os apreciadores do Futebol.

Jesualdo Ferreira: «O Sp. Braga ganhou bem. É evidente caro Jesualdo, que o Braga ganhou bem! Porque o Domingos demonstrou conhecer bem os processos de jogo e as características dos jogadores do FC Porto. O que significa que estudou e preparou bem a lição. Em contra-partida, o Jesualdo, deu a sensação a quem estava a ver o jogo, de não conhecer bem a actual realidade da equipa do Braga assim como a sua actual forma de jogar. Daí a ineficácia e por conseguinte a derrota da equipa do FC Porto.

19/09/2009
Texto do FC Porto Site.
Um cruzamento de Alan resultou no único golo de um jogo que acabou por pender para o lado do Sp. Braga.
... Assim, fica um estranho sabor a injustiça, especialmente depois dos derradeiros instantes, quando Eduardo «roubou» dois remates fatais a Farías.

Quando, aos 69 minutos, o extremo bracarense procurou cruzar, nunca imaginaria o que se seguiu. A bola resvalou em Varela e sobrevoou Helton, abanando a rede do lado contrário, sem chance de defesa. Nessa altura, o jogo estava mais repartido do que nunca e o FC Porto tentava algo mais, puxando da qualidade dos seus jogadores e do seu labor colectivo.

Cerca de meia hora antes, depois de Guarín, Raul Meireles e Hulk terem ficado perto do festejo, João Pereira desviou para a própria baliza, mas a bola passou a milímetros da fatalidade. Naquele minuto 69, Alan teve toda a sorte do Mundo. E o Dragão teve azar na mesma medida.

E a verdade é que o desafio teve sempre muitos pólos de interesse, com as equipas a actuarem em rotações elevadas.
...No resumo final, venceu o Sp. Braga, que desta forma reforça a liderança. O FC Porto já está a pensar na próxima etapa do campeonato.

FICHA DO JOGO

Liga 2009/10 (5ª jornada, 19 de Setembro de 2009)

Estádio Municipal de Braga
Árbitro:
Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º árbitro: Pedro Henriques

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho «cap.», Alan, Hugo Viana e Mossoró; Meyong e Paulo César
Substituições: Paulo César por Matheus (80m), Mossoró por Madrid (82m) e Meyong por Diogo Valente (84m)
Não utilizados: Kieszek, Yazalde, Filipe Oliveira e Ney Santos
Treinador: Domingos Paciência

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Falcao por Rodriguez (63m) e Raul Meireles por Farías (63m)
Não utilizados: Beto, Belluschi, Mariano, Maicon e Sapunaru
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Alan (69m)
Disciplina: Cartão amarelo a Falcao (25m), Hulk (27m), João Pereira (36m), Mossoró (44m) e Matheus (81m).

DECLARAÇÕES de jesualdo ferreira

Jesualdo Ferreira garante que o FC Porto tem capacidade para superar este desaire e Hulk reconhece que as coisas não saíram como os jogadores mais desejavam.

Jesualdo Ferreira: «O Sp. Braga ganhou bem. O FC Porto esteve estranhamente nervoso e intranquilo. E o jogo até nem começou mal para nós. Não sinto que tenha havido muito Braga. A equipa não foi capaz de jogar o que sabe e pode. E entrámos mal na segunda parte e permitimos alguma supremacia. Curiosamente, no momento em que estava equilibrado, aconteceu um golo estranho e, a partir daí, a equipa não foi capaz de perceber o caminho para a baliza do adversário. Na parte final também houve Eduardo. Mas parabéns ao Braga, porque é líder e ganhou ao Sporting e ao FC Porto. Temos tido a capacidade de dar a volta às questões. Vamos saber sair disto.»

Hulk: «As coisas não saíram como queríamos. A equipa trabalhou e correu, mas não deu para ganhar. Vamos continuar a trabalhar. Somos uma equipa guerreira e tenho a certeza que vamos ser Pentacampeões. Eu faço o meu trabalho e vou continuar a fazer».

Sem comentários: