sábado, 16 de outubro de 2010

Taça de Portugal - FC Porto 4 Limianos 1


Esteve em todas. Não houve um dos quatro golos da vitória portista em que Walter não tenha metido o pé ou, em alternativa, a cabeça. Marcou três e esteve na origem de outro, descobrindo Rafa à esquerda, para servir Varela. E mais ficaram por fazer, na fúria atacante dos Dragões e na alegre despedida do Limianos da Taça de Portugal. Porque jogar no Dragão já é, só por si, motivo de festa.
Figura duma equipa capaz de executar a alta velocidade, Walter esteve na génese do segundo golo, driblando a defesa em linha do adversário e lançando o brilho de Rafa, que, na proximidade da linha final, tirou dois opositores do caminho antes de assistir Varela, que rodopiou e rematou colocado. Outra vez sem defesa.
Numa falta sobre Hulk, que tirava as medidas à baliza no momento do derrube, Zé Manel acumulou o segundo cartão amarelo e recebeu a consequente ordem de expulsão. Na sequência do livre, Walter voltou a marcar, aguardando o momento exacto para colocar a bola no sítio certo. Longe do alcance de Baía.
Mas, numa das raras excepções, entre o festival atacante azul e branco, Pedro Tiba reduziu, enfurecendo o caudal ofensivo dos Dragões, que, mesmo passando à margem de uma goleada mais ampla, voltou a marcar, novamente por Walter, revelando um número assombroso de soluções alternativas em todos os sectores e demonstrando como estão tacticamente crescidos Castro, Ulka e James, que entrou bem a tempo de ver um golo ser-lhe mal anulado.
FICHA DO JOGO - Taça de Portugal, 3ª eliminatória16 de Outubro de 2010-Estádio do Dragão, no PortoAssistência: 41.118 espectadores
Árbitro: Cosme Machado (Braga)Assistentes: Fernando Pereira e Inácio Pereira 4º Árbitro: Pedro Sá
FC PORTO: Beto; Sapunaru, Sereno, Otamendi e Rafa; Souza, Rúben Micael e Guarín; Hulk «cap.», Walter e Varela
Substituições: Souza por Catro (55m), Sapunaru por Ukra (68m) e Varela por James (68m)
Não utilizados: Kieszek, Maicon, Belluschi e Falcao

Treinador: André Villas-Boas
LIMIANOS: Pedro Baía; Vítor Hugo, César «cap.», Pedro Maciel e Zé Manel; Tiago Silva; Gil, Emanuel, Vinicius e Pedro Tiba; Vasco
Substituições: Emanuel por André (61m), Gil por Tiago Ribeira (65m) e Vasco por Marquinho (74m)
Não utilizados: Litos, Lucas, Terroso e Jean Philippe

Treinador: José Carlos Fernando
Ao intervalo: 2-0

Marcadores: Walter (9m, 60m e 90m), Varela (45m), Pedro Tiba (69m)
Disciplina: cartão amarelo a Souza (26m), Zé Manel (30m e 59m), Vítor Hugo (32m), Sereno (53m), Tiago Silva (66m); vermelho a Zé Manel (59m)

Mister André Villas-Boas - Competitividade interna
«A competitividade em treino tem sido extrema. Há muita gente que quer entrar no lote dos mais utilizados. Esta competitividade é óptima para nós, mas é importante que não leve à frustração. Temos 26 jogadores disponíveis e, por isso, esse facto é de louvar. É importante que se mantenha a crença de cada um nas suas capacidades para ameaçar os elementos que alinham com mais frequência. O calendário vai continuar a apertar e essas oportunidades vão acontecer, pelo que é importante que todos se mantenham num nível elevado, para que possam ser opção sem baixar a qualidade colectiva.»

Sem comentários: