terça-feira, 10 de março de 2020

Entrevista na integra de Pinto da Costa ao Porto Canal

O presidente do FC Porto revelou ainda que no final do jogo, o árbitro Artur Soares Dias manteve que não era penálti sobre Marega depois de ter visto as imagens. E desafiou-o a mostrar as imagens que viu do lance. "O que me preocupa mais é que Soares Dias, depois de ter terminado o jogo e já no balneário, abriu a porta e virando-se para o Luís Gonçalves [diretor-geral do FC Porto] disse: 'Eu já vi as imagens e não é penálti'. Mas que imagens é que ele viu afinal para dizer que não é penálti? Se considera que isto não é penálti não tem condições para continuar a arbitrar. Ele que mostre as imagens que viu. O senhor Vasco Santos é inconcebível. Sempre tive muitas dúvidas do que iria ser o funcionamento do VAR. Parece que tem havido muitos penáltis nos outros jogos e que são dados pelo VAR. O VAR não funciona nos jogos do FC Porto?", questionou.
Pinto da Costa diz que com este apelo não pretende fazer qualquer pressão sobre os árbitros. Mas pediu para Soares e Vasco Santos não serem mais nomeados para os jogos do FC Porto. "Para que serve o VAR? Ainda agora no jogo em Setúbal [do Benfica] foi marcado um penálti, e bem, pelo VAR. Porque é que o VAR funciona em Setúbal e não funciona no Porto? O que é que o senhor Vasco Santos está a fazer no VAR? Não tem capacidade, está distraído? Não tem condições para numa altura destas, em que uma decisão destas pode vir a decidir um campeonato... Um campeonato não pode ficar resolvido com um erro de um árbitro num jogo em que sonegaram dois pontos ao FC Porto [...] Nós temos azar. Qualquer árbitro de segunda divisão apitaria estes penáltis. Se estivesse no VAR, não deixava de chamar a atenção do árbitro. Tivemos azar e é evidente que o CA estará atento e compreenderá que se eles têm azar nos jogos do FC Porto e nós temos azar com eles, o melhor para evitar azares de um lado e outro é evitar que eles apitem jogos do FC Porto. Espero não os encontrar tão cedo".
O presidente do FC Porto referiu-se ainda ao golo anulado ao FC Porto, também no jogo com o Rio Ave que terminou empatado a um golo, devido a um fora de jogo de três centímetros. "Vamos pedir uma auditoria ao funcionamento dessas linhas do VAR. Para mostrar uma linha com três centímetros são precisos seis minutos para analisar as imagens? Se calhar deu para pôr muitas linhas para a frente e para o lado. É incompreensível. Se é igual igual para todos?
Não, não costuma demorar seis minutos a analisar. É tempo a mais", atirou.



Sem comentários: