quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Estrela da Amadora 2 FC Porto 4

17-12-2008 FUTEBOL - Dragão objectivo

Acerto de calendário e nono sucesso consecutivo, num final de ano de aparições constantes e ritmos exigentes. O Dragão desceu à Amadora para vencer um opositor complicado e reforçar a sua autoridade de Tricampeão. Num terreno difícil o FC Porto lá conseguiu impôr a sua superioridade.
A equipa do FC Porto começou o jogo com atitude e dando a demonstrar que queria resolver o jogo cedo, posicionando-se para lá do meio-campo e exibindo intenções logo no primeiro minuto, com Fucile a disparar para defesa apertada de Nélson, guarda-redes que viria a cotar-se como um dos melhores do Estrela. Sem meias medidas, o F.C. Porto empurrava o adversário para as cordas, com Hulk a deixar meio mundo a ler-lhe o nome nas costas, antes de servir Lucho para uma jogada que merecia terminar em golo.

O golo acabaria de acontecer pouco depois, no instante em que Lisandro cabeceou para a baliza não dando qualquer chance a Nelson uma bola endossada por Fucile. A simplicidade perfeita numa jogada que nem as más condições do relvado podiam estragar.
Refeito do festejo, o Dragão continuou a atacar, deixando Rodríguez na cara do golo. O esquerdino ensaiou o remate, mas foi empurrado por um defesa, o que terá condicionado a finalização e lançado o Estrela para uma arrancada esporádica que terminaria num golo inesperado, num empate aberrante, saído do corpo de Moreno, que apenas tentava evitar o corte de Fucile.

Este golo do Estrela nem sequer abanou o F.C. Porto. Um livre de Hulk, e um remate desviado de Raul Meireles recuperavam rapidamente as incidências e desenhavam nova vantagem azul e branca, que até poderia ter surgido aos 40 minutos, quando Carreira desviou com a mão uma cabeçada de Lisandro, sem que fosse assinalada grande penalidade. A justiça compareceu à saída para o intervalo, com Raul Meireles a colocar a bola na cabeça de Rodríguez e este a desviar sem hipóteses de defesa.
Na segunda parte, novamente sem justificar, o Estrela chegaria a nova igualdade. Desta vez, porém, Hulk desfez os festejos logo a seguir. Recebeu, virou-se, apontou e… Fantástico! Também de pé esquerdo, agora com o couro parado e a aguardar coordenadas certas, Rodríguez engordou o marcador, oferecendo-lhe contornos mais justos.

Conclusão: O FC Porto ganhou o jogo num campo difícil, e cujo relvado mal tratado impedia o futebol mais técnico azul e branco. De salientar a grande atitude da equipa do FC Porto a par de alguma desconcentração defensiva.

FICHA DO JOGO Liga 2008/09 – 9ª jornada
Estádio José Gomes, na AmadoraÁrbitro: Paulo Baptista (Portalegre)Assistentes: Luís Tavares e José Braga4º árbitro: Bruno Esteves

ESTRELA DA AMADORA: Nélson; Hugo Gomes, Mustafá, Carreira «cap.» e Moreno; Celestino, Marcelo Goianiria, Fernando Alexandre e Vidigal; Silvestre Varela e AnselmoSubstituições: Mustafá por Ndiaye (20m), Celestino por Pedro Pereira (65m) e Anselmo por Rui Varela (73m)Não utilizados: Filipe Mendes, Jardel, Marco Paulo e Nelson PedrosoTreinador: Lázaro Oliveira

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Raul Meireles e Lucho González; Lisandro Lopez, Hulk e RodríguezSubstituições: Raul Meireles por Guarin (85m), Hulk por Mariano Gonzalez (88m) e Pedro Emanuel por Tomás Costa (90m)Não utilizados: Nuno, Stepanov, Benitez e FaríasTreinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-2Marcadores: Lisandro Lopez (10m), Moreno (27m), Rodríguez (45 e 85m), Vidigal (62m) e Hulk (64m)Disciplina: Cartão amarelo a Carreira (45 e 83m) e Vidigal (53m)

Helton 5
Terá sofrido o golo mais estranho da sua carreira no dia em que completou cem jogos pelo FC Porto. No segundo, também pouco mais podia fazer. A melhor intervenção foi a um cruzamento de Varela no início da segunda parte.
Fucile 5
Numa altura em que se fazem compilações das situações mais bizarras do desporto, o golo que nasceu da sua tentativa de aliviar a bola estará seguramente no pódio. Depois ficou a ver Vidigal antecipar-se para o segundo. Dois momentos que não apagam uma exibição globalmente boa. Muito ofensivo, foi o autor do primeiro remate perigoso e da assistência para o golo de Lisandro.
Rolando 5
Terá cometido grande penalidade sobre NDiaye num lance que passou despercebido a Paulo Baptista. Usou muito o físico, mas é justo dizer que não comprometeu.
Bruno Alves 6
Não teve qualquer responsabilidade nos dois golos sofridos por Helton. Comandou a defesa impondo-se nas alturas.
Pedro Emanuel 5
Apesar de ter marcado pelo outro, foi pelo seu lado que o Estrela procurou atacar, à custa de Celestino, cuja velocidade obrigou o adaptado defesa portista a muito trabalho. Alguns problemas de acompanhamento, compensados com o sentido posicional.
Fernando 8
Começou o jogo com um passe perigoso para Anselmo. Depois, a perfeição. Preencheu muito bem os espaços, pressionou, efectuou cortes fantásticos e ainda mostrou uma grande visão de jogo. Num desses passes, isolou Rodríguez na cara de Nelson.
Raul Meireles 7
Sentiu mais dificuldades em adaptar-se ao relvado escorregadio do que a encontrar espaços para desequilibrar a defesa estrelista. Aos 36', falhou o desvio já na pequena área. Foi ainda uma preciosa ajuda para Pedro Emanuel na esquerda.
Lucho 5
Continua discreto, mas voltou a cumprir os 90 minutos. Mais ofensivo no segundo tempo, combinou bem, a espaços, com Lisandro e Hulk. Parece melhor fisicamente.
Rodríguez 8
O primeiro bis ao serviço do FC Porto e a conquista total dos adeptos. Primeiro, marcou de cabeça - um bom golo, diga-se - depois de ter falhado outro bem mais fácil, quando surgiu sozinho na cara de Nelson. Encerrou as contas do jogo num livre directo. Mas o seu trabalho não se resumiu à finalização: correu, pressionou e cruzou. Está a subir de forma.
Lisandro 7
Foi o mais rematador do FC Porto. Abriu as hostilidades com um bom golo de cabeça e só não voltou a festejar, porque Nelson não deixou. Jogou mais no centro, correndo quilómetros.
Guarín -
Entrou aos 84' para cumprir as mesmas funções de Raul Meireles.
Mariano -
Cinco minutos da entrega habitual.
Tomás Costa -
Entrou nos descontos apenas para queimar tempo.


Jesualdo Ferreira - "Percorremos longo caminho"
..."A verdade é que conseguimos sair sempre das situações mais difíceis, ganhámos com todo o mérito e subimos mais um lugar", resumiu, sem passar ao lado dos golos sofridos, o primeiro num tremendo azar de Fucile, que obrigou o agora segundo classificado a reagir e pôs em evidência a "grande atitude" que viria a decidir o jogo: "Sempre com uma perspectiva ofensiva muito vincada, com três avançados que não são fáceis de travar, ainda com algumas situações de entendimento que não estão conseguidas em absoluto, o FC Porto foi muito forte para o Estrela" e mostrou que, tal como o técnico afirmou desde o início, o tempo faz justiça ao plantel. "Ninguém aprende tudo no primeiro dia, tivemos de fazer vários ajustamentos, percorrer um longo caminho, e isso foi bom para o FC Porto. Não é fácil chegar ao sucesso, e isso obrigou-nos a trabalhar mais. Treinámos muito, trabalhámos muito. Tínhamos de fazer este trajecto, não havia outra forma de chegarmos aqui, mas creio que ainda estamos muito longe daquilo que esta equipa pode dar." "Agora as coisas estão mais equilibradas", admitiu, tendo como exemplo Rodríguez. "Chegamos ao fim de quatro, cinco meses de trabalho com um conhecimento muito mais profundo dos jogadores, e é natural que, pela qualidade deles e pela forma como trabalhamos, apareçam rendimentos melhores colectivamente."

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Perfeito!

Houve jogo, houve uma grande atitude das duas equipas - uma palavra de apreço para os profissionais do Estrela, que apesar dos problemas, bateram-se muito bem, dignificaram a profissão, o clube e o campeonato - houve espectáculo, apesar do péssimo relvado, chegou a haver incerteza no marcador, mas tudo acabou, com uma vitória justa, mas que podia ser mais dilatada, do F.C.Porto, apesar, repito, da excelente prestação do conjunto de Lázaro Oliveira.

Estamos a dois pontos do líder, estamos a pisar-lhes os calcanhares, a chama do Dragão já os chamusca... podemos, temos essa legitimidade, aspirar a ser primeiros, chegar rapidamente ao nosso lugar habitual: o primeiro lugar.

Muito bem a linha avançada, razoável o meio-campo, fraquita nas laterais a defesa, com Fucile a estar nos dois golos e P.Emanuel - tem a desculpa de não ser lateral - a fechar muito no meio e permitir as entradas por seu lado o que causou vários desiquilibrios na rectaguarda.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Muito bem,Vila Pouca! Boa análise!

Fernando 8
Começou o jogo com um passe perigoso para Anselmo. Depois, a perfeição. Preencheu muito bem os espaços, pressionou, efectuou cortes fantásticos e ainda mostrou uma grande visão de jogo. Num desses passes, isolou Rodríguez na cara de Nelson.

O Fernando está a evoluir de tal forma que me está a surpreender!
Não há dúvida,a continuar assim,ninguém lhe tira o lugar.

Abraço