quinta-feira, 10 de junho de 2010

Para se ser um treinador de futebol de sucesso

Bom, se realmente pretendes ser um treinador de sucesso:
1) A primeira coisa a fazer é formares-te em Educação Física com uma média alta porque dessa maneira será mais fácil arranjares um clube de topo para estagiares. Enquanto tiras o curso deves ir praticando futebol de salão pelo menos.
2)Depois do curso tirado deves tentar/candidatares-te a estagiar num clube de topo como por exemplo o Barcelona, ou outro qualquer clube grande onde consigas arranjar um conhecimento ( a exemplo do Rui Faria preparador físico que estagiou no Barça antes de ser colaborador do José Mourinho).
O Villas-Boas por exemplo é licenciado mas em estatística, só que teve de encontrar um licenciado em Educação Física e também um ex-jogador (um prático) para colaborarem com ele.
Além disso um curso superior garante-te bagagem científica (não queiras ser um técnico exclusivamente empírico).
3) Convém teres bons conhecimentos de psicologia ligada ao desporto, e se também tiveres umas noções de: nutricionismo e medicina desportiva, ajudam e muito.
4)Depois de te formares deves constituir uma equipa técnica o mais homogénea possível: podes sempre tentar associares-te a um antigo jogador que não tenha a ambição de ser ele próprio treinador,para não te fazer concorrência e de modo a dominares o mundo subterrâneo do futebol.
4) Também precisas de ser um bom comunicador (ter capacidade de argumentação)a fim de conseguires influenciar/convencer/motivar os teus futuros pupilos de que as tuas ideias serão as melhores para eles e levá-los a colaborarem de bom grado contigo.
5) Além disto tb será importante teres capacidade para te impores à Comunicação Social eventualmente adversária e aos próprios adversários (mind games)
6) Entretanto se conseguires granjear algum prestígio, ele irá ajudar-te a fazeres-te respeitar pelos árbitros, o que será meio caminho andado para o êxito.
7) Deves ter sempre presente que o futebol é um desporto de alta competição e por tal motivo muito exigente. Uma excepcional condição física e técnica dos teus pupilos também serão muitíssimo importantes ( condição: sine qua non) para o êxito.
Segunda serie de argumentos - Caro Amigo!
1) Claro que terá de tirar o curso de treinador do I grau e por aí fora até ao último que creio ser o de treinador de IV grau.
Se sugeri o curso de Educação Física é pelo seguinte:
2)Jesualdo Ferreira é licenciado em educação física
3)José Mourinho, o melhor do mundo também. E foi Mourinho quem recentemente sugeriu que se um treinador tiver até conhecimentos sobre nutricionismo e até medicina desportiva, será bom para ele treinador.
3)Existem muitos outros treinadores que são licenciados em Educação Física.
4)Por outro lado também referi que o Villas-Boas é treinador e é licenciado em estatística. O que lhe permitiu ter bagagem para conseguir elaborar relatórios eficazes como observador. Pelo que é importante ter bagagem científica.
5)Sugeri o futebol de salão porque o Bota D'ouro o Fernando Gomes foi no futsal que começou a jogar e a evidenciar-se ainda adolescente (miúdo). Já nessa altura jogava com adultos.
Mais! Os jogadores das equipas de futebol norueguesas devido à intempérie treinam grande parte da época futebol de salão em ginásios com grande aproveitamento. E são equipas difíceis de bater devido à sua excepcional condição física.
6)A condição física no futebol é crucial, preponderante. Já o saudoso Artur Baeta dizia o futebol é 90% transpiração e 10% inspiração.
Para se jogar futebol é necessário ser-se bem musculado, tanto nas pernas como na caixa torácica. Os músculos em esforço consomem oxigénio e por isso é necessário ter um coração forte e uns pulmões desenvolvidos (com grande capacidade de absorção de oxigénio).
Das duas uma: ou se tem formação em educação física, ou se é coadjuvado por um preparador físico competente.
Até o Guardiola treinador do Barça reconheceu recentemente o papel preponderante que o seu preparador físico da equipa teve nos êxitos da equipa de futebol do Barcelona.
Quando eu era miúdo o FC Porto tinha alguns jogadores que eram autenticas lendas do futebol na altura: Barrigana, Araújo, Correia Dias...etc e não ganhavam campeonatos, foi preciso vir o Yustrich e impor disciplina e uma preparação física excepcional para o FC Porto começar a ganhar campeonatos. Estávamos nessa altura há 19 anos sem ganhar nada e foi preciso vir o Homão para começarmos a ganhar.

Terceira série de argumentos - Caro Jovem treinador!
Até para mandar é preciso saber. Confiar (passar cheques em branco)cegamente nos adjuntos não me parece boa política. Além disso o técnico principal deve supervisionar o trabalho de toda a equipa técnica, para isso tem de estar preparado, entenda-se ter conhecimentos sobre o assunto que vai avaliar.
E Amigo! Sempre ouvi dizer: o saber não ocupa lugar!
Por exemplo: como é que poderá avaliar se os adjuntos estão a trabalhar bem se não tiver conhecimentos mínimos sobre o assunto?!
A lei do menor esforço, quase nunca é o melhor caminho a percorrer, a melhor solução. Sei por experiência própria que aquilo que se obtém com esforço, ou seja, quanto maior for o esforço empregue para se obter qualquer coisa, mais saboroso é o resultado no final, quando se atinge o objectivo.

Sem comentários: