terça-feira, 5 de outubro de 2010

Liga ZON Sagres - Vitória de Guimarães 1 FC Porto 1

04/10/2010 - Em seguimento às declarações, aliás justíssimas, de André Villas-Boas na Flash Interview depois do jogo ter terminado, sobre o trabalho de Carlos Xistra (sugerindo a "jarra" para o juiz do apito infractor) o qual resolveu fechar os olhos a uma grande penalidade cometida pelos jogadores do Vitória na sua (deles) grande área(!), constato que o treinador dos Dragões é um sonhador, um lírico e um optimista; em pensar/admitir que o presidente dos árbitros Vítor Pereira, tal como fez aquando das reclamações dos encarnados, virá a terreiro criticar o trabalho do Carlos Xistra! Até porque a  Comunicação Social, neste caso a TVI vai de certeza escamotear (esconder) essas imagens, mesmo que existam, e tratar de branquear com a colaboração do ex-árbitro Pedro Henriques [ personagem que se vendeu (a consciência) aos interesses (TVI share?) dos encarnados], de modo a tentar provar que Carlos Xistra no fundo até fez uma arbitragem aceitável e até provavelmente louvar este juiz do apito pelo seu trabalho meritório, e, impedir que se prove que o André Villas-Boas tem razões para reclamar e que as suas afirmações são justas. Na minha opinião, AVB devia é ter desafiado a TVI a mostrar as tais imagens reveladoras do deliberado péssimo (falta de isenção e honestidade intelectual) desempenho do Carlos Xistra.

Um FC Porto que nunca deixou de procurar a vitória, mesmo reduzido a 10 unidades, empatou 1-1 com o Vitória de Guimarães, esta segunda-feira. À sétima jornada da Liga, os Dragões perdem os primeiros pontos, mas o triunfo seria merecido pela qualidade e coragem postas em campo.
Depois de vários minutos na frente do marcador, os azuis e brancos viram o adversário chegar à igualdade, aos 64 minutos, quando o guarda-redes Helton ainda nem tinha sido posto à prova. Daí para a frente, o FC Porto não deixou de carregar sobre o adversário, reforçando um domínio territorial que até aí já tinha sido seu. É sintomático que a equipa vimaranense tenha saído satisfeita do seu estádio com este empate.
Num terreno difícil para qualquer equipa, o FC Porto foi sempre mais rápido sobre a bola e mais determinado. Na primeira parte, os vimaranenses criaram uma única ocasião de perigo, mas Helton nem teve de sujar as luvas. João Moutinho foi o primeiro a ameaçar, com um remate de longe, aos sete minutos. Aos 11 e aos 15 minutos – quando Ricardo evitou o golo sobre a linha de baliza –, Hulk semeou o pânico, num ensaio do que estava para vir.
Em cima da meia hora de jogo, o brasileiro arrancou em direcção à baliza, tirou Bruno Teles e João Paulo da jogada e disparou com o pé direito. Estava feito o sexto golo do «Incrível» na Liga. Os Dragões até podiam ter levado dois tentos de vantagem para o balneário, se Nilson não tivesse desviado com a ponta dos dedos um remate de João Moutinho, aos 39 minutos. Erradamente, o árbitro não assinalou o correspondente canto.
A história do segundo tempo pode ser contada a partir do golo inesperado de Faouzi, aos 64m. Somente três minutos depois, já Álvaro Pereira queimava as luvas de Nilson. De cabeça, surgiriam as duas melhores oportunidades de desempatar o encontro: Falcao, aos 77m, e Rolando, já nos descontos, falharam por muito pouco.
Em relação aos últimos minutos, ficam ainda dois lances em que o FC Porto é claramente prejudicado: no lance que precedeu o golo do Vitória, Faouzi domina a bola com os braços antes de marcar o golo, e, pelo menos dois foras de jogo mal assinalados a Falcao, um deles aos 88 no qual ficava isolado frente ao guarda-redes do Vitória e portanto com grandes possibilidades de marcar. Dois momentos mal ajuizados, em momentos cruciais da partida.

FICHA DE JOGO - Liga 2010/11, 7.ª jornada - Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Assistência: 20.530 espectadores

Árbitro:Carlos Xistra (AFCastelo Branco) Assistentes:Alfredo Braga e Luís Tavares- Quarto árbitro:Diogo Santos
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Falcao e Hulk
Substituições: Varela por Rodríguez (58m), Belluschi por Guarín (69m) e João Moutinho por Ruben Micael (77m)
Não utilizados: Beto, Walter, Souza e Otamendi
Treinador: André Villas-Boas

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, Ricardo, João Paulo e Bruno Teles; Cléber, João Alves, João Ribeiro e Edson Sitta; Toscano e Edgar
Substituições: Edson Sitta por Pereirinha (27m), Toscano por Faouzi (61m) e João Alves por Flávio Meireles (69m) 
Não utilizados: Sérginho, Freire, Rui Miguel e Targino

Treinador: Manuel Machado Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Hulk (30m) e Faouzi (64m)
Disciplina: cartão amarelo para Fucile (38m e 79m), Edgar (66m), João Paulo (73m), Flávio Meireles (81m), Helton (83m), Guarín (94m) e Ricardo (94m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Fucile (79m)

- O avançado do vitória, ganha bem a posição mas controla a bola com as mãos, como se pode ver em: 
http://www.youtube.com/watch?v=VcNwcMDPgIY&feature=player_embedded


2 comentários:

Dragaoatento disse...

A fim de ficar registado aqui:

Vila Pouca!

...quanto a Villas-Boas, excedeu-se. não pode dar motivos à imprensa para se queimas, prejudica-se e prejudica o clube. tem de ter mais calma nos pós-jogos...

Estes portistas deixam muito a desejar!!!
O André Villas-Boas fez o que lhe competia denunciar o péssimo (deliberado) trabalho do Xistra (penalti por marcar por mão dum defesa do Vitória na área deles e fora de jogo mal tirado,lance que isolava o Falcao) e propor a JARRA para o Xistra.Só assim esses juízes do apito aprenderão porque deixarão de ganhar o "money", o l'argent, e que não é pouco.
Um dos fiscais de linha do Xistra até esteve sempre com cara de quem está a gozar com a situação! São uns cabrões, filhos de vacas.
Estes portistas de meia tigela que vão ler o comentário do jogo ao FC Porto-site e ficarão devidamente esclarecidos.
Afinal o que é querem? Tem de haver alguém que ponha o nome nos BOIS, ou não?!!!

Dragaoatento disse...

Incompreensivelmente, na minha opinião, alguns que se dizem portistas permitiram-se censurar o AVB pelas declarações dele no fim do jogo...!
Eu acho que essas pessoas ou andam a dormir ou não são efectivamente portistas, e ponto final.

Senão leiam com atenção o comentário do "Kostadinov o flecha"! Este sim um comentário objectivo e esclarecido! Bravo amigo. Afino pelo mesmo diapasão.Completamente de acordo.

Agora sou eu que vou dizer de minha justiça:
Decorria o início da primeira parte do jogo e já o Xistra e o seu fiscal de linha do lado direito conforme o FC Porto atacava, se fartavam de gozar com as sarrafadas impunes que os jogadores do Vitória a cada passo propiciavam aos jogadores Azuis e Brancos. Várias entradas essas à margem das leis que ficaram por sancionar. Aliás quem estivesse a ver a transmissão com atenção facilmente teria detectado a cara de riso (gozo)do dito fiscal de linha e do Xistra. Os tipos vieram predispostos a fechar os olhos e pareciam até ficar completamente deleitados com a pancada que os vitorianos davam nos Dragões...!
Quanto ao Edgar é um tosco tipo daqueles que entra à bruta e sempre em falta sobre os adversários. Serve-se do confronto físico para tentar pôr em prática o seu futebol e se envergasse a camisola azul e branca de certeza que não teria chegado a actuar na segunda parte, porque o Carlinhos Xistrema encarregar-se-ia de lhe refrear os ânimos.Até vi em determinada altura um jogador do Vitória piscar o olho a um colega depois duma entrada a matar sobre o Moutinho, a qual ficou impune.

Sobre o lance da mão do Alex, voltei a vê-lo hoje na TVI e inicialmente fiquei intrigado porque mostraram o lance de relance num ângulo em que se via o Alex a dar com o braço na bola e logo a seguir o mesmo lance visto d'outro ângulo (outra câmara) mas com mais detalhe em que parecia que a bola ia ao encontro do braço mas do jogador azul e branco que saltou com o Alex...! Não se vê a bola bater no braço, só se vê a bola ir na direcção do braço do jogador do FC Porto...! Pelo menos foi essa a impressão com que fiquei.
A seguir pensei: não serão estas imagens já perfeitamente editadas e convenientemente tratadas (deturpadas)?
Enfim um relativo mistério que me dá que pensar se os afectos aos lampeões da TVI não terão realizado este trabalho para desculparem o Xistra e conseguirem que o AVB se retrate...?