sábado, 30 de março de 2013

Continua a luta pelo título

30/03/2013 - Vítor Pereira tinha dito, em conferência de imprensa, que esperava um sinal de “carácter e personalidade” do FC Porto, próprio “de quem quer revalidar o título nacional, de quem é campeão e quer continuar a sê-lo”. Foi isso mesmo que se viu em Coimbra: com uma exibição personalizada e segura, os Dragões venceram por 3-0. Depois do empate frente ao Marítimo, a luta pelo título continua.
O golo de Mangala, logo aos 15 minutos, proporcionou aos azuis e brancos a tranquilidade que lhes faltou em algumas ocasiões desta época. Danilo, no arranque da segunda parte, voltou a marcar, pelo que pareceu destinado a mais uma vitória do FC Porto. Castro ainda fez o terceiro, o seu primeiro a nível sénior com a camisola do clube que o formou.
Os dados estavam lançados à partida: não se esperava outra coisa que não fosse uma Académica defensiva e a tentar explorar o contra-ataque e um FC Porto dominador e à procura do golo. Assim foi desde o primeiro minuto, mas, ao contrário de outras partidas, os Dragões marcaram na primeira ocasião clara de que dispuseram: na insistência de um pontapé de canto, João Moutinho cruzou de pé esquerdo e Mangala respondeu com um cabeceamento indefensável. Estavam decorridos 15 minutos de jogo.
Na segunda parte, nada se alterou, com a posse de bola do FC Porto a manter-se na casa dos 70 por cento. O segundo golo surgiu num remate de Danilo, aos 52 minutos, após uma grande assistência de Lucho. O lance foi exemplar do tipo do ataque portista: Izmaylov recuperou à bola à entrada da grande área contrária, mas em vez de tentar rematar precipitadamente, devido
 a uma floresta de pernas; a bola circulou por vários jogadores do FC Porto até chegar à direita, onde Danilo se isolou e bateu Ricardo, com um remate cruzado e rasteiro.
Mais golos poderiam ter surgido, nomeadamente quando Jackson, isolado por James, viu o seu remate evitado pela recuperação de Flávio, aos 55 minutos, ou quando o ponta-de-lança colombiano cabeceou por cima da trave, dez minutos depois. Danilo, que sofreu um toque, cedeu o lugar a Maicon, nos dez minutos finais. Ainda haveria porém tempo para um momento carismático da exibição portista: Castro, um jogador formado nas escolas do FC Porto, fez o 3-0 com um potente remate cruzado na esquerda, na “ressaca” de um livre cobrado no lado contrário.
A celebração de Castro, um Dragão que transpira raça, e da restante equipa foi feita junto dos adeptos portistas, concentrados numa curva do estádio, ao jeito de “contem connosco”.
FICHA DE JOGO - Académica 0 -FC Porto 3
Liga portuguesa, 24.ª jornada - Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: 5.832 espectadores
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Rui Teixeira e Mário Dionísio
Quarto árbitro: Rui Patrício
ACADÉMICA: Ricardo; João Dias, João Real, Flávio (cap.) e Hélder Cabral; Bruno China, Makelele e Marcos Paulo; Rodrigo Galo, Edinho e Wilson Eduardo
Substituições: Bruno China por Cleyton (59m), João Dias por Marinho (67m) e Wilson Eduardo por Cissé (86m)
Não utilizados: Peiser, Halliche, Keita e Ogu
Treinador: Pedro Emanuel
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; James, Jackson e Izmaylov
Substituições: Lucho por Castro (74m), James por Defour (74m) e Danilo por Maicon (81m)
Não utilizados: Fabiano, Liedson, Abdoulaye e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mangala (15m), Danilo (52m) e Castro (89m)
Cartões amarelos: Bruno China (23m), Mangala (34m), Otamendi (62m) e João Moutinho (87m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar

3 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Na minha optica foi um jogo pouco conseguido por parte do FC Porto, principalmente na primeira parte, onde jogamos a passo e com pouca velocidade.
Na 2ª melhorou ligeiramente, com a academica a deixar o 4-4-2 e a jogar num 4-3-3 mais aberto pelas alas e a tornar o jogo mais interessante.
Danilo continua a não justificar o avultado investimento apesar do golo, Lucho e Moutinho lentos não dinamizaram o meio campo, e só James e Alex Sandro tentaram romper.Mangala e Otamenti estiveram bem.
Espero que o FCP melhore porque na proxima jornada o Braga não será tão "macio" como a Academica.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Sim, os Dragões já há algum tempo que vêm a denunciar alguma falta de velocidade...!

Quanto ao resto concordo com a sua análise...

E mais, a mim parece-me que o James apesar de já ter jogado melhor do que no jogo anterior, ainda não estará na sua melhor forma.
O Moutinho por sua vez, jogou bem mas também me pareceu ter acusado algum desgaste.
Jackson idem aspas.
Realmente o facto do Mangala não jogar contra o Braga cria alguma preocupação. Esperemos que o Maicon surja confiante e eficaz.
O Alex Sandro neste momento parece ser mais eficaz ofensivamente do que o Danilo. O qual marcou um bom golo, o que me leva a pensar que se calhar o homem é mais médio do que lateral.
O Castro pela sua atitude em jogo, sempre que entra nota-se o seu empenho (esforço)! Quer-me parecer que com o tempo desde que continue assim, é capaz de vir a dar craque

Abraço e boa Páscoa