quinta-feira, 14 de março de 2013

Rescaldo da eliminatória em Málaga!

13/03/2013 - "SAÍMOS DA CHAMPIONS COM UM SABOR AMARGO"

“Sabíamos que íamos ter um ambiente complicado e o Málaga ia ser mais pressionante do que no Dragão. Durante 25 a 30 minutos vimos duas equipas agressivas. Nós tivemos critério na saída de bola e fomos fazendo o nosso jogo, contra uma equipa que quis também pressionar alto. Foi até aí um jogo equilibrado, com um critério muito apertado da arbitragem. A transição ofensiva do Málaga é perigosa e é preciso reagir com agressividade e um comportamento forte a esses momentos. Os cartões amarelos foram-nos condicionando e permitiram que o Málaga saísse uma ou outra vez com perigo. Depois, o João Moutinho foi começando a sentir dificuldades físicas relacionadas com a lesão que teve. Foi um período que nos penalizou e deixámos de ter essa dinâmica na saída de bola. Perdemos muitas bolas e o Málaga continuou agressivo e conseguiu fazer um golo”, resumiu Vítor Pereira.
O treinador prosseguiu com a sua visão da partida, recordando a saída de Moutinho por lesão, ao intervalo, e a expulsão de Defour: “Procurámos organizar-nos defensivamente com um a menos e tentar sair com perigo nas transições, para fazer um golo e continuar em prova. O James entrou bem e deu-nos algum critério em termos de posse e decisão. A entrada do Atsu também pretendia dar-nos um pouco mais de velocidade. Não permitimos grandes oportunidades na segunda parte mas, de bola parada, o Málaga conseguiu chegar ao segundo golo e não foi possível recuperar. Saímos da Liga dos Campeões com a ideia de que em casa fomos muito superiores e aqui corremos quase sempre atrás das incidências do jogo, o que nunca nos permitiu agir sobre ele ou imprimir a dinâmica que queríamos”.
Os portistas ainda tentaram “com alma” chegar ao golo que valeria a classificação para os quartos-de-final da Liga mdos Campeões, mas tal não foi possível. “Estaria a mentir se não admitisse que não estávamos à espera de sair da Liga dos Campeões desta forma”, afirmou, sublinhando ainda algumas críticas à arbitragem. “Em casa tivemos um bom jogo posicional e agressividade no momento da perda de bola. Aqui esse momento foi constantemente penalizado pelo critério do árbitro, que foi amarelando os nossos jogadores. Com um jogador a menos, face a um adversário pressionante, em sua casa e num ambiente favorável, era natural que passássemos por algumas dificuldades”, completou.
Vítor Pereira recordou o domínio portista na primeira mão, em que o triunfo por 1-0 acabou por se revelar curto face ao que sucedeu em Espanha: “Saímos da Champions com um sabor amargo, pois fomos muito superiores em casa ao Málaga. A diferença entre as duas equipas no Dragão foi bem mais evidente do que aqui, mas eles conseguiram concretizar dois golos. Tínhamos as nossas aspirações, mas agora temos de nos focar no campeonato para ir à Madeira buscar os três pontos”.

Dragaoatento: Ó Mister Vítor Pereira, mas então não sabe que entre duas equipas de valor aproximado (equilibradas), os jogos se resolvem por pequenos detalhes?! E sim, pode-se considerar que aqui e ali o italiano Nicola Rizzoli foi caseiro, algo permissivo para os de Málaga, e que também perdoou a Toulalan o segundo amarelo que seria o da expulsão! Em contra-partida foi muito convicto (rápido) a exibir o segundo amarelo a Defour! Mas esta realidade não invalida o facto da equipa portista não ter rendido o seu melhor, e, no presente caso, era preciso que acontecesse isso mesmo. E as últimas exibições dos Dragões não foram de molde a deixar tranquilos os seus adeptos. Sim, já sabemos que não há dois jogos iguais e por conseguinte, este poderia ter corrido melhor, mas também sabemos que a uma equipa sem a devida preparação: técnica, física e mental, não se pode pedir que seja eficaz. O Málaga conseguiu ser eficaz num lance de bola parada, e o FC Porto porque não consegue ser eficaz em lances idênticos?! Eu respondo: porque a equipa azul e branca denúncia falta de repetição, não trabalha exaustivamente, nos treinos, este tipo de lances! Mais, foi detectada na equipa outra lacuna, que é o facto de não ter ninguém que chute de meia distância, e com excepção do Jackson, este sim, consegue chutar às balizas adversárias com potência e um mínimo de precisão! E a precisão no remate consegue-se com treinos intensivos, com muito trabalho especializado, repetindo muitas vezes os remates à baliza. Depois há o problema da táctica utilizada, e pelos vistos, a táctica usada pelo Pellegrini foi mais eficaz! Conseguiu com a utilização de dois trincos a colaborar com a sua defesa, suster o avanço dos médios e avançados portistas! Além disso sempre que perdia a bola toda a equipa do Málaga pressionava alto os jogadores portistas de posse da bola. E para o efeito, revelaram ser mais rápidos e eficazes nos seus intentos! Têm também a particularidade de ter vários avançados com muito talento futebolístico (bons de bola), casos de: Júlio Baptista, Joaquin, Saviola, Isco e Santa Cruz. 
Outra questão é a do facto de na equipa dos Dragões não existirem alternativas consistentes para substituir o Moutinho ou o James. E outra questão também muito importante, é o facto do Lucho já estar na curva descendente da sua carreira e não poder dar-se ao lucho de alardear resistência e velocidade.
Quanto à questão de falta de liderança, sim também sou daqueles que têm muitas dúvidas quanto à capacidade de Vítor Pereira em ser capaz de mobilizar e motivar o Plantel do FC Porto.

7 comentários:

Dragaoatento disse...

Resenha de comentários na blogsfera
1 - Francisco Moreira disse...
O FC Porto é melhor que o Málaga e podia ter passado esta eliminatória com relativa facilidade. Se o merecia? Não. Pela falta de golos na primeira mão e pelo que fez hoje acho que não. Exige-se mais numa competição destas, o campeão português não pode ir ao campo do Málaga e ser amedrontado por uma bando de arruaceiros. Há uns anos atrás isso era uma motivação tremenda para uma equipa da FC Porto. Hoje isso não se verificou.
A equipa entrou muito nervosa em campo, falhou muitos passes, acusou a pressão e não conseguiu praticar o seu jogo. Mérito para a equipa do Málaga e Pellegrini que montou muito bem a sua equipa, o meio-campo esteve sempre bem posicionado e não deixou este Porto desinspirado criar perigo.
A juntar à má exibição, o facto de 2 dos melhores jogadores, Moutinho e James, não estarem a 100% condicionou muito. Fernando fez um jogo péssimo, errando inúmeros passes e muitas vezes estando mal posicionado, nem parecia ele. Danilo nada acrescentou, mais uma vez. O homem não é defesa direito. Ponto final. Varela voltou a jogar mal, a norma desta época.
Destaque positivo para Lucho González, um dos mais velhos em campo, parecia o mais jovem, correu imenso, sempre a pressionar, dando o exemplo mas já não é o mesmo Lucho. Também destaque para Mangala que fez mais uma excelente exibição, dominador. Helton esteve bem, assim como Alex Sandro que foi dos que mais atacou. Moutinho enquanto esteve em campo foi excepcional. A sua saída só se justifica por problemas físicos. Jackson lutou muito mas esteve sempre desapoiado para além de ter sido sempre muito mal servido. Atirar bolas para o ponta-de-lança quase à toa não é a forma de jogar do FC Porto. O James mostrou a sua garra, nos momentos mais difíceis é quando ele mais quer jogar e hoje fê-lo mais uma vez. Entrou e mostrou o seu perfume, acabou por não dar em nada mas é um jogador com uma qualidade muito superior. Defour esteve muito precipitado, algo nervoso, excedeu-se nos desarmes e foi expulso.
Agora que fomos eliminados, com muita pena minha porque não gostei nada do ambiente e comportamento dos adeptos do Málaga e também porque o FC Porto é uma equipa com mais qualidade, espero que as atenções sejam novamente concentradas no campeonato, a principal competição onde estamos envolvidos.
Espero que Vítor Pereira conquiste o tri e saia. Com ele o FC Porto não dá mais que isto e para mim não chega. Quero grandes treinadores como Mourinho e Villas-Boas, sei que não se encontram desses todos os dias mas há um Leonardo Jardim sem emprego.
Outra pessoa que deve sair no próximo Verão é Otamendi. É um bom central mas nada mais que isso. Nunca mostrou potencial para mais e oportunidades não lhe têm faltado. Comete erros muitas vezes, faz muitas faltas escusadas e não é um central alto, além de falhar imensos golos, desaproveitando a sua boa capacidade de posicionamento e inteligência. O FC Porto tem no seu plantel centrais de nível muito elevado, Maicon e Mangala, e por exemplo hoje, se Maicon é titular a segurança defensiva teria sido muito maior, percebeu-se quando entrou em campo. Além disso, Reyes está a caminho e existe Abdoulaye que agora está mais esquecido mas não deixa de ser um bom jogador, excelente para 3ª ou 4ª opção.
O Varela também pode seguir porque não está a justificar a presença no plantel, parece acomodado.

Dragaoatento disse...

2 - Paulinho Santos disse...
Deu para ver que quando as coisas são a sério ainda não temos estofo. Esta eliminatoria devia ter sido decidida no Dragão.
Acredito que a falta de experiência fez a diferença e que nos momentos cruciais o Malaga teve mais garra. Há que ver o que esteve menos bem e o que esteve francamente mal e tirar as devidas consequências.
Aguas passadas não movem moinhos por isso ha que recuperar a equipa para os Barreiros pois outro resultado que a vitoria comprometeria sériamente a época e isso é que é inaceitavel.
O Porto tem jogadores fora de forma, como o James e o Fernando e tem outros que na minha opinião não são solução. Refiro-me ao Danilo (a maior desilusão da época e muito aquém da expectativa criada), ao Varela (hoje conseguiu ser o pior jogador em todos os jogos da champions, mesmo naqueles em que não entrou) e o Defour.
1 - Não entendo o onze que foi escolhido. Sinal errado dado aos jogadores.
2 - Não entendo o abaixamento de forma fisica e psicologica a não ser pela incapacidade do treinador em manter niveis altos e gerir o plantel.
3 - Não entendo porque é que temos de controlar os jogos e ter posse, se o objectivo é o golo
4 - Não compreendo as vergonhosas, lentas, agoniantes e previsiveis exibições dos ultimos jogos. Com excepção do jogo com o Malaga no Dragão, não temos jogado nada.
5 - Não vale a pena desculpar-nos com o arbitro. é certo que deveria ter expulso um jogador do Malaga mas também anulou um golo limpo, ainda antes do 1º golo.Aqui não estamos de acordo!
6 - O VP montou uma equipa em que os jogadores acham que são estrelas, tem muita qualidade e depois.....facilitam. Jogam de maneira lenta, sobranceira e sem critério. No papel tudo é posse, na prática ela não vale de nada.
Parece que a equipa foi sendo montada e preparada para este momento e.....flop, não saiu nada. As grandes, grandes equipas jogam sempre a alto nivel. Podem jogar melhor ou pior mas a atitude competitiva é sempre a mesma. A do FCP não tem sido e isso, não há nenhuma dúvida é culpa de quem lidera.
Concluindo: Julgo que esta derrota deve fazer reflectir muito bem toda a equipa. Não estivemos em campo, não fomos Porto e não tivemos liderança. Esse é o maior problema do VP. Falta liderança, falta capacidade de influenciar os jogos durante os 90 minutos, falta capacidade de intervenção, falta capacidade para motivar.
Como já escrevi anteriormente, corriamos o risco de estar a dar muito peso á champions, quando na verdade já tinhamos alcancado o objectivo principal, chegar aos oitavos, em deterimento do campeonato. Agora vamos ter que apanhar os cacos e não vai ser facil dar a volta a esta penosa eliminação.
Não gosto deste tipo de jogo e de muitas decisões que o VP toma. O objectivo do jogo é o golo e não a posse.
Viva o Porto!
RAOC

Dragaoatento disse...

3 - portista_amadorense disse...
Primeiro, isto hoje não foi Porto nem coisa parecida. Ao inicio prometia mas logo as coisas descanbaram. Muita intranquilidade, muitos passes mal feitos, muita ansiedade, transiçoes defesa ataque pessimas. Notas: Danilo nao vale nem de perto, 19M, nao passa de um nivel medio baixo desde que esta no porto; o Lucho é muito lento, os do Málaga passavam por ele na boa, depois quando tinha bola demorava muito tempo para a passar, fez muito pelo porto no passado, mas é bom que seja vendido no final da epoca; e para juntar ao Lucho temos o Varela o que torna os nossos ataques cada vez mais lentos e sem ideias, entao hoje varela mal se viu. o defour nao pode jogar a extremo, ele nem extremo é, o atsu devia ter jogado de inicio, para o porto explorar melhor o contra ataque, o Vítor Pereira nem pensou nisso, prefirou tentar amolecer e segurar o jogo e apostou nos habituais, defour e varela. dass ate o izmaylov fazia mais. por fim, o jackson ta com o rei na barriga mais uma vez. ele sabe k é bom, mas a sua sobranceria nao tem limites. tem demasiado tempo a bola e nao combina da melhor forma com os colegas. depois teve aquela perdida incrivel a frente da baliza, a juntar a outros falhanços incriveis como aquele que vimos em zagreb a frente da baliza. o defour foi o que se viu, merece uns jogos de castigo.
Outra questão, por que raio tiveram aquele "jogo treino" na sexta feira, e hoje pareciam todos partidos? agora é apostar as fichas todas no campeonato, nao há desculpas e acho que é chegada a altura de deixar o Varela de lado e por o Atsu e ate quem sabe deixar o Lucho no banco jogando o Izmaylov no seu lugar. a equipa precisa de um estimulo, de intensidade de rapidez, varela e lucho tem que sair, ja deram o que tinham a dar.

Dragaoatento disse...

4 - Deacon Blue disse...
Pois!
Uma equipa que faz alguns jogos com a qualidade que o FCPorto já fez esta época, tem de confirmar essa qualidade de forma consistente caso contràrio é porventura uma especie de flop!

...tranquila, personalizada, dando a sensação que sabia bem a lição...." e até mandona digo eu, foi tudo um embuste! Nunca concretizamos nada nessa fase inicial do jogo e quando eu estava a alertar as pessoas com quem estava a ver o jogo que estavamos a demorar a concretizar a predominancia e eles davam sinais de estar a recuperar, levamos o golo anulado!....
E mais, em vantagem que entramos no jogo, nao percebi porquê aquela entrada! Nao sabemos gerir? Eles nao tinham que fazer pela vida? Nao tinhamos qualidade para esse tipo de jogo porventura em contra ataque? Ou pelo menos num estilo de jogo mais pausado guardando a bola?
Ok, já sei, agora é fàcil falar....
Fiquei tao fodido mas tao f… porque vi algo de "dejá vu", num mix de adjectivos negativos que prefiro nem revelar.
Anda um gajo uma epoca inteira a desejar estes momentos para chegar aqui e ficar com a sensaçao que estamos a mais! que nao fazemos parte (nem deviamos fazer) do filme....vergonha!
Estou mesmo com uma azia daquelas que se entranha e que vai demorar semanas a recuperar.
Que seja o que deus quizer!
Deacon

Dragaoatento disse...

5 - GOD disse...
Podíamos ter feito melhor, podíamos. No entanto alguns portistas estão muito mal habituados conforme já tenho dito. Achamos sempre que onde quer que joguemos é para golear. O Malaga, ao contrário do que se parece fazer querer quando leio certos comentários, não é uma equipa de rapazes que se juntam ao fim de semana para dar uns chutos. Este ano em casa, já ganhou ao Milan, Real Madrid e fez a vida cara ao Super Barça. Isto não invalida que o FCP deveria ter assumido o jogo de outra forma, falta saber se o iriam conseguir. É claro que o FCP não parece estar na melhor forma. Veremos que consequências terá este deslize no que resta do campeonato.
Pode ser que faça regressar algumas vedetas ao planeta terra. Outra coisa que me irrita um bocado nestes últimos tempos no FCP é a "cagança" com que damos entrevistas. Humildade e low profile dos nossos jogadores sempre foi o pilar do FCP e acho que precisamos de renovar esse conceito dentro das estruturas do clube. Por vezes o ganhar assiduamente deslumbra e perde-se a objectividade.
6 - RBN disse...
A velha mania de inventar dá sempre mau resultado, várias vezes vimos este filme antes.
VP deu ao adversário o que ele queria, quando Defour entrou de início.Claro está que era pra defender, senão metia o habitual 4-3-3 com James de início.
Desta vez ponho as culpas em cima dele, que tal e qual Juju, VP inventou e se deu mal, como todos os que inventam à última da hora em jogos desta importancia.
Pensava que a época de Juju professor pardal já tinha acabado, mas pelos vistos se passássemos e pegássemos um dos tubarões, ia ser a mesma história, e se calhar com humilhação à mistura.
O medo de perder tira a vontade de vencer.
Mainada.

Dragaoatento disse...

7 - …Não sei se tudo isto é culpa do treinador, até pode ser culpa das características dos jogadores… Mas, uma coisa é certa, no FC Porto, actualmente, temos os piores jogadores a centrar e a rematar de fora da área (de que eu tenho memória). Os centros vão para as bancadas e os remates vão para fora do estádio – e muitas das vezes até me parece que não têm força para chutar a bola. Não me lembro de uma equipa do FC Porto ser tão fraca nesses dois aspectos atrás referidos.
Agora que estamos fora da LC, o Mundo não vai acabar. Tem é que se analisar porque é que existem tantas lesões no plantel – se compararmos com o nosso rival – e porque é que não se tem mais poder de fogo junto à baliza, entre outras.
8 - Teófilo disse...
Caros Portisttas,
Não tenho palavras para exprimir o que me vai na alma.
O VP que diga o que quiser agora querer fazer de nós burros e atirar as culpas para o árbitro, por amor de Deus, já bastou ano passado no fim do jogo com o Apoel.
Como é que um treinador aposta num jogador que não está a 100% correndo 2 grandes riscos, 1º pode ficar sem o jogador durante o jogo, 2º pode perder o jogador por muito mais tempo ou mesmo até ao fim da época, desculpem mas isto é de amadores não consigo ver a coisa por outro perisma.
Se fosse eu que mandasse o Fernando não jogava mais esta época, um palhaço destes que passa a vida a dizer que quer ir para uma liga mais competitiva joga esta merda, à PQP. É inacreditável o tempo que o isco tem para rematar para o 1º golo, nem nos júniores se vê daquilo, uma vergonha!!
O que sinto hoje é vergonha como é possível uma equipa como o Porto perder tanto prestigio em tão pouco tempo???
O que se passa com a condição física dos jogadores??
Como perdem bolas à entrada da área?? como conseguem falhar tantos e tantos passes??
Que merda é esta dos jogadores passarem a vida a dizerem que são bons?? ISTO NÃO É O NOSSO PORTO, NEM SEI BEM O QUE É ISTO??
Será que estamos a entrar na mourarização??? todos os nossos valores se foram perdendo, agora vai ser cada vez pior, infelizmente e desoladamente é o que prevejo, quem são os culpados??? nem interessa, é como no País ninguém é resposabilizado.
O objectivo do futebol não é marcar golos?? então meus caros nós não jogamos futebol, nós jogamos à rabia e sempre para trás e lado para frente está quieto.
Mais uma vez volto a falar nos cantos, outra vez os poucos que tivemos ao 1ºposte fodasse, se isto não é ser burro é o quê??
Vamos aguardar por Domingo para ver até onde vai o descalabro.
Caro VP se és grande Portista põe o lugar à disposição, o Porto nem nós merecemos andar a sofrer desta maneira 2 anos seguidos, é constrangedor ver esbanjar tanto talento, dinheiro e prestígio.
O que ainda mais me chateia é ter de dar razão ao MST, há pessoas que por mais que qqueiram nunca vão saber conduzir um Ferrari.
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS
SEMPRE F.C.PORTO
…Finalmente permita-me apenas uma consideração directa quando afirma que entramos com a mesma equipa que tão bem tinha estado na Luz. Nesse jogo não tinhamos alternativa. Nesse jogo não jogavamos contra uma equipa de contra ataque. Nesse jogo o Defour jogou exactamente como um extremo e não como mais um médio, como aconteceu ontem. Foi a solução possivel para um problema e resultou em parte, não ganhamos mas estivemos bem, embora limitados no ataque. Ontem foi uma opção clara e deliberada, que descaracterizou a equipa. Deu um sinal negativo á equipa. O proprio VP disse que o jogo não permitiu agir mas sim reagir, quando ele foi o principal responsavel pela situação. Incrivel!!

Dragaoatento disse...

Exemplar!

Presidente do Bayern acusa equipa de jogar «como lixo»
Nos grandes clubes, há que responsabilizar os interpretes, chamando-os á razão!
Vejam o que se passa no Bayern Munique!
"Uli Hoeness não poupou os jogadores depois da derrota com o Arsenal, que quase custava o apuramento para os quartos de final da Champions."