terça-feira, 12 de março de 2013

Liga dos Campeões - Antevisão e convocados

12/03/2013 - "O NOSSO GRANDE OBJECTIVO É FAZER GOLOS"

Depois da vitória por 1-0 no Dragão, o técnico sublinhou, em conferência de imprensa, que um tento portista colocaria "grande pressão" no adversário, que assim teria de fazer três golos para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A hora decisiva chega quarta-feira, às 19h45.
Após o jogo da primeira mão, disse que o FC Porto não alteraria a sua identidade em Málaga. Mantém essa ideia?
Acredito claramente que amanhã assistiremos a um jogo de Champions, entre duas equipas que querem marcar golos, com intensidade, ritmo e qualidade colectiva e individual. Acredito num estádio cheio, com um ambiente quente e espectacular, como aqueles em que gostamos de jogar.
Sendo o FC Porto uma equipa habituada à Champions, a experiência será determinante? O FC Porto vai ter de marcar para seguir em frente?
Em relação à experiência, sinceramente, não acredito em favoritismos antecipados. Acredito no trabalho, na competência, na maturidade táctica da equipa, qualidade e talento dos jogadores. Sabemos bem o que queremos desta Champions e sabemos que o Málaga vai ter de ir atrás do golo; se nós fizermos primeiro um golo, colocaremos uma pressão enorme no adversário. O nosso grande objectivo é chegar cá e fazer golos e acredito que amanhã faremos golos no La Rosaleda.
Que diferenças espera em relação ao jogo da primeira mão?
As diferenças decorrerão, fundamentalmente, da necessidade que o Málaga tem de marcar. Acredito que vão arriscar mais. Estamos no intervalo de uma eliminatória e eles vão querer virar o resultado negativo que trazem do Porto, enquanto nós não sabemos jogar para defender resultados. Gostamos de ter a bola, a iniciativa, pressionar e condicionar o jogo do adversário. Somos extremamente competitivos e temos ambição. Amanhã seremos o que sempre temos sido.
No sítio do Málaga na Internet, há um vídeo promocional do jogo que o trata como um desafio histórico, com armaduras, capacetes e espadas. Como vê este trabalho psicológico?
O Málaga tem ambições legítimas. Nós temos as nossas, sabemos o queremos e o que temos de fazer para ultrapassar esta equipa na sua casa, com o seu público. Estamos habituados e gostamos dos grandes jogos e ambientes. Esperamos uma casa cheia, que também nos motiva. Em relação às estratégias motivacionais do adversário não tenho nada a dizer, eles têm o direito de fazer o que acham necessário.
O facto de ter Mangala e Moutinho em pleno dá-lhe um conforto extra?
Todos os grandes jogadores fazem falta e todos são importantes, independentemente do valor individual de cada um ser afirmado pelo colectivo. Porém, um colectivo é sempre mais forte com jogadores de grande qualidade. O talento é importante mas vivemos do que produzimos colectivamente
Para o Málaga este jogo tem um sabor histórico. Que sabor tem para o FC Porto?
É um momento em que queremos continuar em prova e fazer a nossa história. O que já fizemos nesta competição foi grandioso, mas queremos continuar a fazer história, esta equipa tem sede de vitória e muito para conquistar. Quer ficar na história do FC Porto e da Champions.
O Málaga está a atravessar numa fase menos boa. Que resposta poderá dar?
Do ponto de vista individual e colectivo, trata-se de uma grande equipa. Esta prova tem características distintas do campeonato e espero um Málaga de qualidade, como vi no Dragão, a saber que tem de marcar golos mas também que um golo sofrido lhe colocará pressão extra. Estão recheados de talento individual e têm um treinador com provas dadas. Não acreditamos, nesta fase, em facilidades. Acreditamos muito no nosso jogo, nos nossos argumentos e temos o orgulho de colocar em jogo o nosso trabalho, para seguir em frente e mostrar toda a nossa qualidade.
Que comentário lhe merece o interesse do FC Barcelona em Jackson, revelado por um representante do avançado?
Pessoalmente, orgulha-me que um jogador acabado de chegar à Europa desperte já tanto interesse, se é que não é especulação. O Jackson tem muita qualidade, mas consegue manifestar todo o seu talento porque está inserido num colectivo forte, que ajuda e facilita os talentos a sobressair. Não tenho mais a dizer... É um grande ponta de lança, como tem provado em todos os jogos. Não me admiro que vários clubes estejam atentos.
Concorda que o 4x3x3 é o sistema mais fácil de ser defendido?
Estamos numa eliminatória bonita da Champions. Vamos falar deste jogo importante para as duas equipas. Não vou comentar.


Varela: "Temos de estar equilibrados"


Varela é um jogador com muita experiência internacional e que sabe quando é necessário pôr o pé no acelerador ou no travão para ultrapassar uma eliminatória renhida. Na conferência de imprensa de antevisão do desafio frente ao Málaga CF, que vale o acesso aos quartos-de-final da Champions, o atacante destacou a componente mental e encara o ambiente quente no estádio como uma motivação.
Qual é o segredo do FC Porto para continuar na Champions, sendo que é a única equipa portuguesa em prova?
O FC Porto é muito experiente a nível europeu e tem jogadores de qualidade. A equipa joga sempre junta e forma um colectivo forte.
Está satisfeito com o seu rendimento e a época que tem feito? Como encarou a chegada do Izmaylov em Janeiro?
Tento sempre dar o meu melhor e estar em boa forma. Nem todos conseguem durante a época manter o mesmo nível, mas todos nos ajudamos uns aos outros. O Izmaylov foi um excelente reforço e tem muita experiência, tal como o Liedson.
Com o FC Porto com vantagem mínima na eliminatória, um jogador tem vontade de pôr o pé no acelerador ou no travão?
Temos de estar equilibrados mentalmente. Todos temos de saber o que fazer e respeitar o que o treinador pedir. Consoante o que decorrer no jogo, vamos ver o que se pode fazer para obtermos o melhor resultado possível.
Pode descrever como são estes ambientes e o que sente um jogador?
É o sonho de qualquer jogador actuar num ambiente destes. Todos os jogadores sentem essa necessidade para evoluir.
É um dos poucos jogadores do plantel que já jogou nesta fase da prova. A equipa está mais forte do que em 2009/10?
Neste momento temos uma excelente equipa, com muita qualidade e vontade de vencer. Penso que conseguiremos fazer um grande jogo. Estamos num bom caminho, temos um colectivo forte e as coisas irão correr bem.
A superioridade mostrada no Dragão é para repetir?
São dois jogos diferentes. É uma eliminatória em que estamos em vantagem, o Málaga precisa de reagir ao golo sofrido e vai tentar atacar mais.
O grupo parece estar muito motivado, sente-se o optimismo...
O grupo está unido, motivado, forte e consciente do que tem fazer. Vamos fazer tudo para ultrapassar esta eliminatória e estamos confiantes nas nossas possibilidades.
11/03/2013 - Moutinho e Mangala regressam aos convocados


João Moutinho e Mangala estão de regresso à lista de convocados do FC Porto para a deslocação ao terreno do Málaga CF, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (quarta-feira, 19h45). Em relação à lista elaborada para a recepção ao Estoril, na sexta-feira, sai dos eleitos Quiño, que efectuou tratamento a uma distensão muscular sofrida ao serviço do FC Porto B.
Na sessão de trabalho desta segunda-feira, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, participaram os defesas M’Bola e Victor Luís e o médio Michael Seri, do FC Porto B. João Moutinho, Mangala e Kelvin foram dados como aptos.
Esta terça-feira, o FC Porto parte às 9h45 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com destino a Málaga, estando a chegada prevista para as 12h05 (11h05 em Portugal Continental). Às 18h locais, o treinador Vítor Pereira e um jogador do plantel portista estarão presentes na conferência de imprensa de antevisão do encontro, no Estádio La Rosaleda. Meia hora depois, os convocados efectuam um treino no relvado do recinto, sendo os primeiros 15 minutos a abertos à comunicação social.
Lista de 19 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

Equipa de arbitragem
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Árbitros assistentes: Andrea Stefani (ITA), Renato Faverani (ITA)
Árbitros assistentes adicionais: Luca Banti (ITA), Paolo Silvio Mazzoleni (ITA)
Quarto árbitro:  Riccardo Di Fiore (ITA)
Delegado da UEFA: Martin Sturkenboom (NED)
Observador: Ilkka Koho (FIN)

5 comentários:

Penta disse...


caro Armando Monteiro, caríssimas(os),

no fundamental:
hoje, todos temos que estar Unidos em torno da nossa equipa do coração.
a Garra, o Querer e a Vontade em pretender Vencer terão que estar presentes no La Rosaleda - estádio que, acredito, logo mais será uma filial do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos (o nosso Estádio do Dragão).

certamente que seremos Porto!, car@go! :D
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

Dragaoatento disse...

Miguel, de acordo! Alma até Almeida!
Estou convencido que se o Mister tiver estudado bem o Málaga e o FC Porto jogar aquilo que sabe com afinco, empenho, com serenidade mas determinados, teremos grandes hipóteses de ganhar.

Vamos ver, estejamos confiantes...

Abraço,
AMonteiro

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Paulo, de acordo!
Estou convencido que se o Mister tiver estudado bem o Málaga e a equipa do FC Porto jogar aquilo que sabe, com afinco, empenho e com serenidade mas determinados, teremos grandes hipóteses de ganhar.

Vamos ver, estejamos confiantes...

Abraço,
AMonteiro

Rui Saraiva disse...

Olá boa tarde,

Iniciei recentemente um novo projecto. um blogue sobre o FC Porto. Aceitam troca de links para divulgação?

Cumprimentos Portistas :)

http://minha-historia-portista.blogspot.pt/