domingo, 7 de agosto de 2022

Liga 2 - FCP-Miúdos 0 Covilhã-Cavalões 1

Vale tudo menos tirar olhos!
O Futebol da Liga Portugal 2, forte e feio, senão é rugby, a cada passo até parece!
Jogar contra este tipo de equipas já é muito difícil a acrescentar os critérios anti-portistas dos árbitros ainda pior.
O FC Porto "B" paga sempre muito caro a sua falta de experiência em certos sectores.
Contra "cavalões" matreiros, com muita ronha, é difícil a miudagem portista progredir, a juntar a isto, os critérios duvidosos/discutíveis dos juízes do apito que dirigem os jogos, torna-se missão quase impossível.

A evidente superioridade no número de remates (20 contra 5), de cantos (17 contra 1) e na posse de bola (71%-29%) não foi suficiente para que a equipa B somasse os primeiros pontos da temporada. Com David Carmo no onze, depois de cumprir dois jogos de castigo, a receção ao Covilhã começou da pior maneira e o golo sofrido logo ao quarto minuto revelou-se impossível de reverter mesmo com muita insistência. No final, António Folha era um treinador “extremamente satisfeito com a atitude e a qualidade de jogo” mas não com o resultado, porque “no FC Porto é preciso ganhar”.

Na primeira das 34 jornadas da edição 2022/23 da Liga Portugal 2, os “bês” portistas sofreram um desaire caseiro ante o SC Covilhã pela margem mínima (0-1) muito graças à entrada em falso no encontro. Um golo solitário de Gilberto, logo aos 4’ e numa das poucas situações de perigo visitante, decidiu os destinos da contenda e foi o suficiente para que a formação orientada por António Folha saísse do Olival sem pontos pese embora a enorme superioridade na posse de bola (71-29%), no número de remates (20-5) e de cantos (17-1). 
Aos 4’ livre em zona privilegiada cobrado pelo capitão serrano, carambola na barreira e 0-1 no marcador.
Vasco Sousa, tornou a criar perigo pouco depois. António Folha aplaudia a intensidade da equipa e o camisola 67 continuava endiabrado, como se viu à passagem dos 33’ num lance dentro da área dos leões da Serra que deixou sérias dúvidas quanto à legalidade (o habitual fechar dos olhos dos árbitros para os adversários dos azuis e brancos)
No início dos 45’ do tempo complementar os Bês portistas entraram de rompante, por Samba Koné, que finalizou de meia-distância e a rasar o poste uma jogada de entendimento com Wendel Silva. Aos 57, o avançado ex-Leixões dispôs da melhor chance até então: canto sobre a esquerda batido por Varela, Wendel ganhou nas alturas e só o travessão se mostrou capaz de lhe negar o empate.
Nos últimos 15’ do jogo, Varela foi carregado pelas costas na área visitante, contudo o “árbitro João Afonso” tornou a fechar os olhos ao lance passível de grande penalidade.
Declarações de António Folha (vitórias morais)
“Depois do lance do golo do Covilhã a equipa deu uma grande resposta e isso é o que nós queremos, que a equipa mantenha o foco aconteça o que acontecer. Convém realçar a juventude, temos alguns juniores que se estrearam.
Será mais um ano complicado, porque jogar na Segunda Liga é muito difícil. Não fiquei contente com o resultado mas fiquei contente com eles.
Segue-se uma deslocação até ao Benfica Campus, no Seixal, para defrontar a BSAD (domingo, 15h30, Sport TV).

Ficha de jogo - Liga Portugal 2, 1.ª jornada - Centro de Treinos PortoGaia, no Olival – 07/08/2022

Árbitro: João Afonso da AF de Bragança (um candidato a fazer parte dos padres)
Assistentes: Leonel Ferreira e Rodrigo Roque
Quarto árbitro: Rui Licínio

FC PORTO B: Francisco Meixedo; Rodrigo Pinheiro, Zé Pedro, David Carmo, João Mendes, Samba Koné, Bernardo Folha, Vasco Sousa, Varela (cap.), Rui Monteiro e Wendel Silva
Substituições: Rui Monteiro por Sidnei Tavares (67m), João Mendes por Martim Fernandes (67m), Varela por Umaro Candé (83m) e Rodrigo Pinheiro por Jesús Díaz (83m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Romain Correia, David Vinhas, Levi Faustino e Giorgi Abuashvili
Treinador: António Folha

SC COVILHÃ: Bruno; Casagrande, Jaime, N’diaye, Tiago Moreira, Gilberto (cap.), Zé Tiago, Rúben Ferreira, Gildo, Nuno Rodrigues e Kukula
Substituições: Gildo por Marsico (71m), Nuno Rodrigues por Diogo Rodrigues (71m), Kukula por Cornélio (82m) e Rúben Ferreira por Sergio Quintero (87m)
Não utilizados: Bento; Sena e Jorginho
Treinador: Leonel Pontes
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gilberto (4m)
Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (2m), Gilberto (7m), Tiago Moreira (67m) e Zé Tiago (83m)

Sem comentários: