segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Como falsear a classificação de um campeonato?

 Como falsear a classificação de um campeonato? Há muitas respostas possíveis, mas poucas serão tão claras como remeter para o que aconteceu na 22.ª jornada da edição de 2022/23 da Liga portuguesa.

 Estão em causa duas equipas que disputam a mesma posição. Num dia, uma delas, de acordo com a generalidade dos especialistas, deve ter um jogador expulso e um penálti contra assinalado. O videoárbitro não intervém. E, com isso, salva essa equipa de uma derrota provável.
 No dia seguinte, a equipa que corre atrás do beneficiado da véspera é alvo de uma expulsão e de um penálti contra. Em ambos os casos, os lances são assinalados na sequência de intervenção do videoárbitro. E, com isso, essa equipa fica praticamente condenada à derrota.
 Independentemente das análises que sejam feitas sobre os lances do FC Porto-Gil Vicente, é factual que neste jogo houve duas intervenções do videoárbitro que tiveram impacto direto num resultado negativo para o FC Porto. E é factual que na véspera houve duas não-intervenções do videoárbitro que tiveram impacto direto num resultado positivo para o Benfica. Assim se falseia a classificação do campeonato.
A conclusão que Jorge Nuno Pinto da Costa retira destes casos é simples: “Acabe-se com o VAR”. Por um motivo óbvio: “Haver VAR para uns e não haver para outros não pode ser”. É imperativo, por isso, que “o conselho de arbitragem medite bem no que aconteceu nesta jornada e nas nomeações que fez”, até porque António Nobre, o videoárbitro que beneficiou o Benfica no sábado frente ao Vizela, já o tinha feito na primeira volta, quando os vizelenses visitaram a Luz. Anteontem, provavelmente, “estava distraído. Devia estar a ler os versos do António Nobre”.
O resultado do jogo foi uma vitória por 2-1 para o Gil Vicente. O golo do FC Porto foi marcado por Taremi logo ao quarto minuto, antes de os campeões nacionais ficarem 22 minutos a jogar com dez e 44 com apenas nove. Pelo meio, registou-se a expulsão de João Mário – já considerada errada por especialistas de arbitragem –, o penálti assinalado a favor do Gil e dois lances dentro da área que não foram sinalizados e podiam resultar em dois penáltis: um pisão sobre o pé de Taremi e uma mão na bola de Rúben Fernandes.

PS  - Tiago Martins desempenho encomendado (?)

Sem comentários: