domingo, 21 de fevereiro de 2010

Liga Sagres - FC Porto 5 SP Braga 1


21/02/2010
A equipa do FC Porto realizou hoje uma exibição de gala! Venceu e convenceu, o Braga. Pela primeira vez Jesualdo Ferreira conseguiu uma vitória retumbante (contundente) sobre uma equipa treinada pelo Domingos Paciência.


Ficha de Jogo
Liga, 20ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 46.403 espectadores
 Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: Bertino Miranda e José Cardinal
4º Árbitro: Hugo Pacheco
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Raul Meireles, Fernando e Ruben Micael; Mariano, Falcao e Varela
Substituições: Rúben Micael por Tomás Costa (68m), Varela por Belluschi (77m) e Fernando por Valeri (78m)
Não utilizados: Beto, Guarín, Maicon e Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira

SC BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés «cap», Paulão e Evaldo; Hugo Viana, Olberdam e Luís Aguiar; Alan, Paulo César e Mossoró
Substituições: Hugo Viana por Meyong (47m), Olberdam por Rafael Bastos (66m) e Mossoró por Matheus (79m)
Não utilizados: Kieszek, André Leone, Miguel Garcia e Rentería
Treinador: Domingos Paciência
 Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Raul Meireles (16m), Alvaro Pereira (35m), Falcao (37m e 73m), Belluschi (83m) e Paulão (90m)
Disciplina: Mossoró (8m), Raul Meireles (39m), Paulo César (53m), Fucile (53m), Paulão (55m), Filipe Oliveira (58m) e Rafael Bastos (85m)



JESUALDO FERREIRA: «TRANSPORTÁMOS QUALIDADE PARA O CAMPO»
No rescaldo da vitória robusta sobre o Sporting de Braga (5-1), na 20.ª jornada da Liga, Jesualdo Ferreira preferiu falar em «qualidade» em vez de «raiva». No entanto, o treinador também sublinhou que o grupo está coeso e que, quando assim é, o FC Porto é uma equipa «muito difícil de bater». Aqui ficam as frases-chave da conferência de imprensa do técnico.

União da equipa
«Ontem, naquela conferência de imprensa de que não estavam à espera, falou-se em união, falou-se em FC Porto. Somos FC Porto e vamos continuar a ganhar, mas o importante é que nos deixem jogar. Isto é que é bonito e tem de interessar, isto é que é futebol. Foi um bom jogo, entre duas boas equipas que entraram para ganhar. Não vou muito pela palavra raiva, transportámos qualidade para dentro do campo, dentro da evolução natural da equipa, embora todos saibam que estamos fragilizados, por força das lesões e dos castigos. A equipa está fatigada, porque num espaço curto de tempo fizemos 14 jogos.»

Plano de jogo cumprido
«Depois do encontro com o Arsenal, tínhamos uma estratégia para meter velocidade e muita agressividade ofensiva, admitindo que o Sporting de Braga iria discutir o encontro. O FC Porto foi hoje excelente na forma como interpretou o plano de jogo. Provavelmente, na análise do jogo, vão dizer que o demérito foi do Braga. Vamos pôr o mérito no FC Porto, que foi uma equipa sólida, solidária, com processos de jogo simples, mas muito difíceis de anular. Gostava que ao fazerem as vossas análises não colocassem o Braga no patamar de baixo. Foi totalmente mérito do FC Porto, o Sporting de Braga tentou sempre discutir o jogo connosco.»

30 pontos em disputa
«Assistimos provavelmente ao melhor jogo desta Liga. Teve qualidade, intensidade, um grande público e bons golos. Fica também a ideia de que o FC Porto tem 10 jornadas para chegar àquilo que são os nossos objectivos finais. São 30 pontos, vai haver muito futebol, muitos casos, mas a nossa linha de rumo aponta para dois pontos: a recuperação dos jogadores lesionados e o aumento da qualidade de jogo, embora nem sempre seja possível jogar como hoje. Os 30 pontos são aquilo que neste momento nos motivam: jogo a jogo queremos recuperar o nosso atraso e chegar ao fim no lugar que queremos.»

Uma só voz
«O Fernando tem tido problemas, desde que contraiu uma entorse no jogo com a Oliveirense. Tem acusado alguma fadiga e pode ter algum impedimento. Depois de tudo o que fizemos, temos substituto para o Fernando. Hoje, não tínhamos nenhum substituto para os 3 avançados, e isso é que nos preocupa. Tivemos grande carácter e solidariedade como equipa. Estar unidos é ser uma só voz, um só corpo, um só coração, um sentimento. Hoje fomos isso e, quando é assim, o FC Porto é uma equipa muito difícil de bater. Unidos é um só, não se esqueçam.»

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

É disto que o povo gosta!

Um Porto Vintage, inspiradíssimo, demolidor, com tantos jogadores a fazerem exibições de nível superior, um Porto que está vivo, bem vivo e é deste Porto que eles, os que fazem as coisas pelo outro lado, têm medo.

Mas o Porto de ontem, também demonstrou, que, e ao contrário do que alguns disseram, tem plantel, gente com qualidade que está aí, pronta a aparecer para uma parte final da época que promete.

Gostaria de referir, que apesar do excelente campeonato que o Braga está a fazer, nós somos muito melhores e que os jogadores que os bracarenses têm e nós não quisemos, não têm capacidade para jogar de Dragão ao peito. Digo isto, porque durante a semana os propagandistas andaram a tentar passar a mensagem que o F.C.Porto tinha dispensado para Braga melhores jogadores dos que tinha no seu plantel. Ontem, penso eu, acabaram-se todas as dúvidas a esse respeito.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Tens razão Vila Pouca! Foi uma retumbante vitória, e a equipa deu finalmente uma excelente imagem do que é capaz de fazer.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Grande Jogo de um FC Porto revoltado e farto de ser maltratado em toda a Comunicação Social e na Liga Portuguesa de Futebol.

Melhor Grito de revolta e de apoio a Hulk e Sapunaru era impossível!!!

Foi uma goleada a um Braga, que muitos coroaram como um Candidato ao Título, que faz com que nós Portistas voltemos a sonhar com o Penta...

Micael o que de tão bom vieste fazer e porque não vieste mais cedo.

Agora é o Dragão ganhar todos os jogos e esperar que os adversários escorreguem... O Benfica será com certeza o primeiro, pois a Águia já se queixa que não pode mais graças aos métodos de Treinos do Papa Pastilhas... Resta saber se o Braga quebrou ou quebrará.

Cumprimentos e saudações Portistas!!!