quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Taça de Portugal - FC Porto 5 Sporting CP 2




Esta foi sem sombra de dúvida (na minha opinião)a melhor exibição que a equipa de futebol do FC Porto realizou esta época. Estão portanto de parabéns todos os elementos da equipa.
Porém além das excelentes prestações individuais dos jogadores Azuis e Brancos, nos capítulos de atitude, de entrega ao jogo, quero salientar o que quanto a mim é o mais importante, ou seja, o funcionamento da equipa como conjunto. A entre-ajuda entre todos os seus elementos. Foi realmente com muito prazer que vi os onze elementos da equipa funcionarem em bloco! É precisamente este tipo de actuação que defendo e desejo ver a equipa dos Dragões praticar.

Destaques individuais
Se bem que todos tenham jogado muito bem, quero no entanto realçar as actuações dos seguintes elementos:
Maicon continua a ser uma agradável surpresa: revelou atitude e qualidade técnica.
Álvaro Pereira muito interventivo no ataque. Fernando sempre o mesmo de extrema utilidade para a equipa.
Rubem Micael! Que excelente visão de jogo e de precisão de passe! Agora já podemos considerar que finalmente ficou preenchida a vaga do Lucho.
Mariano: hoje foi um elemento que juntamente com o Álvaro Pereira ajudou a fechar muito bem a faixa lateral esquerda e além disso marcou um fantástico golo.
Varela e Falcao simplesmente imparáveis. Então Falcao continua a mostrar que além de ser um excelente goleador, mercê da sua excelente técnica individual é também um fantástico construtor de jogadas.

Ao 17º minuto, os Dragões já tinham ameaçado por duas vezes, mas foi Rolando a marcar logo a seguir, na sequência do pontapé de canto.
Sem nada que o fizesse prever, na primeira jogada de ataque dos leões o Izmailov fez o empate. Mas bastaram 12 minutos para a equipa Azul e Branca se colocar de novo em vantagem. Ainda antes do intervalo, Falcao bisava com mais um bonito golo.
Pouco depois do recomeço da segunda parte do jogo, o talento do Varela e um golo espectacular de Mariano fizeram o quarto e o quinto golo da equipa dos Dragões.
FICHA DE JOGO
Taça de Portugal, quartos-de-final
2 de Fevereiro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.614 espectadores

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Luís Tavares
4º Árbitro: João Roque

FC PORTO: Beto; Fucile, Roando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Ruben Micael; Varela, Falcao e Mariano «cap»;
Substituições: Belluschi por Tomás Costa (72m), Falcao por Orlando Sá (75m) e Ruben Micael por Valeri (75m)
Não utilizados: Nuno, Guarín, Nuno André Coelho e Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Carriço e Grimi; Adrien; Miguel Velozo, João Moutinho «cap» e Izmailov; Liedson e Saleiro
Substituições: Adrien por Matias Fernández (40m), Saleiro por Pongolle (46m), Izmailov por Pereirinha (79m)
Não utilizados: Tiago, Polga, Hélder Postiga e Abel
Treinador: Carlos Carvalhal

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Rolando (18m), Izmailov (22m), Falcao (34m, 42m), Varela (48m), Mariano (57m), Liedson (90m)
Disciplina: cartão amarelo a Adrien (24m), Grimi (30m), Rolando (32m), Carriço (38m), Varela (48m)
02/02/2010
JESUALDO FERREIRA: «FOI UM DIA PLENO»
Na conferência de imprensa que se seguiu à vitória por 5-2 sobre o Sporting, em encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira apelidou o triunfo de «moralizador». Sublinhando que no «onze» inicial apenas estiveram quatro futebolistas da época passada, o treinador relembrou que o FC Porto foi capaz de ultrapassar um adversário em «subida de rendimento» e não vê razões para que este rendimento não continue no futuro.

Atitude e rigor
«Foi um grande jogo, entre duas equipas que sabiam que discutiam aqui o acesso a uma meia-final. Foi um jogo bem conseguido, com boa atitude, em que os jogadores cumpriram com rigor todas as tarefas em campo, com uma coordenação perfeita. Mesmo quando as coisas não saíam bem a equipa foi capaz de recuperar.»

Vitória moralizadora
«Marcar cinco golos ao Sporting não é comum. Os meus jogadores foram, em relação ao Sporting, uma equipa mais dinâmica, agressiva, foram mais equipa. Conseguimo-lo mesmo com menos um dia de descanso, o que foi notório nos últimos 10 ou 15 minutos. É uma vitória moralizadora. Os jogadores precisavam de confiança, e ela não se consegue através de palavras, mas sim de comportamentos, prestações, rendimento.»

Equipa renovada
«Hoje apenas entraram no ‘onze’ quatro jogadores da época passada. Dos titulares habituais não estavam presentes quatro ou cinco atletas. É uma equipa nova que surge em seis meses e os jogadores precisam de se adaptar, conhecer o clube, o processo, o seu espírito e cultura. Foi uma demonstração de grande profissionalismo, com um empenho muito grande. Foi um dia pleno, em que o FC Porto foi capaz de segurar um Sporting claramente em subida de rendimento.»

Castigos e critérios
«O Mossoró fica três jogos de fora e curiosamente vai jogar com o FC Porto. É uma curiosidade, com certeza é uma coincidência. O Sporting de Braga vai ser penalizado agora, o FC Porto está a ser penalizado sem que se saiba bem o fim desta história.»

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

O melhor Porto da época e ao nível do melho Porto deste Século.

Sou exigente e não me contento com pouco, mas ontem foi um Porto à boa maneira dos bons e velhos tempos, que teve tudo, desde a atitude correcta, a concentração necessária e a qualidade de uma grandíssima equipa. Houve talento à solta, grandes golos, jogadas bonitas, posse de bola e controlo do jogo, enfim, uma exibição completa.

É assim que se responde a todos aqueles que duvidam, que desacreditam, que se deixam impressionar por uma máquina de propaganda que não pára de nos provocar, enquanto se cala, sem vergonha e sem pudor, perante as sucessivas nojeiras a que vamos assistindo.

Por todas as razões, este foi o Meu Porto! Parabéns F.C.Porto!

Um abraço

Pedro Silva disse...

Finalmente o nosso FC Porto dá o grito de revolta e mostra que está ai para derrubar quem andou a gozar até agora com todo o Universo Azul e Branco.

O primeiro caluniador a ser atingido por esta estrondosa vitória foi o Diogo Quintela que por esta altura deve estar a preparar mais uma das suas palhaçadas que o pessoal da Bola e do Benfica adoram.

Penso que o ataque dos Anti Porto vai ser ainda mais feroz, pois o Medo começara a tomar conta deles. Nas não perdem pela demora, pois um por um receberão a devida lição por parte do Dragão. Que continuem a falar e a escrever mal de nós.

Micael é que tem sido o Comandante de uma equipa que andava perdida até aqui... Vamos a ver se a Liga da Treta não inventa uma suspensão para o Madeirense.

Varela tem estado sublime e Falcao tem me dadao muitos motivos para o idolatrar em vez de criticar, pois deixou de ser um Ponta de Lança fixo para passar a ser um Avançado móvel que aparece na hora certa para marcar o seu golo.

Tenho muita Fé e esperança que o FC Porto conquiste o Penta. Basta que continue a jogar á Guerreiro e a derrubar tudo e todos.

Grande abraço e saudações Portistas!!!

Dragaoatento disse...

The Blue One,

Felizmente neste momento temos razões de sobra para estarmos optimistas. Tenho esperança que vamos ter mais ocasiões para festejar.

Um abraço