segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Liga ZON Sagres . FC Porto2 Portimonense 0

14/11/2010 - O FC Porto bateu este domingo o Portimonense, por 2-0, num encontro em que Walter se estreou a marcar na Liga, com um tento de belo efeito, e em que Hulk se distanciou como melhor marcador da prova, com 11 tentos. Os Dragões continuam com 10 pontos de avanço na frente do campeonato. O Portimonense apresentou-se no Dragão com uma estratégia de contenção: alinhando sem ponta-de-lança, juntou as suas linhas, reforçou marcações individuais e apostou no contra-ataque. Cabia ao FC Porto tomar conta do encontro e imprimir um ritmo elevado. Walter, sempre muito activo, foi o primeiro a mostrar vontade de alvejar a baliza contrário, mas seria Belluschi, aos 19 minutos, a criar a melhor oportunidade de golo da fase inicial da partida. O remate saiu em jeito de «folha seca» e centímetros ao lado do poste esquerdo da baliza algarvia. Três minutos depois, em dois pontapés de canto consecutivos, o tento inaugural esteve de novo próximo – no segundo desses lances, foi Ricardo Pessoa a salvar, sobre a linha de baliza. Cheirava a golo e ele acabaria mesmo por aparecer, aos 29 minutos: Ruben Micael combinou com Walter e o brasileiro desferiu um pontapé colocado, em arco, que passou sobre a cabeça de Ventura. Até ao intervalo, destaque ainda para uma defesa incompleta do guardião forasteiro a um livre de Hulk, a uns bons 30 metros da baliza. O Portimonense foi, em boa verdade, um adversário bravo, que discutiu sempre o resultado, ao contrário de tantas equipas que visitam o Dragão e o abandonam acabrunhadas. O 1-0 não dava descanso aos Dragões, que voltaram a ver Ricardo Pessoa, aos 57 minutos, evitar «in extremis» um tento de Otamendi, tal e qual como na primeira parte. Num momento em que o FC Porto dominava completamente a partida, trocando a bola no meio campo adversário, Rodríguez foi carregado por Di Fábio em plena grande área do Portimonense. Em cima dos 90 minutos, Hulk converteu com tranquilidade o castigo máximo, continuando a incrível série de remates imparáveis.
Liga 2010/11, 11.ª jornada - Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 40.418 espectadores
Árbitro: João Capela (AF Lisboa) - Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares -Quarto árbitro: Paulo Rodrigues
FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Guarín, Belluschi e Ruben Micael; Hulk, Walter e Varela Substituições: Varela por Cristian Rodríguez (38m), Walter por Ukra (67m) e Ruben Micael por Castro (75m) Não utilizados: Beto, Maicon, Rafa e Castro
Treinador: André Villas-Boas
PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa «cap.», André Pinto, Di Fábio e Nilson; Pedro Silva, Soares e Jumisse; Ivanildo, Renatinho e Candeias Substituições: Soares por Calvin Kadi (38m), Pedro Silva por Elias (69m) e Renatinho por Pelembe (75m) Não utilizados: Ivo, Lito, Pedro Moreira e Rúben Fernandes
Treinador: Litos
Ao intervalo: 1-0 - Marcadores: Walter (29m) e Hulk (90m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo para Soares (6m), Álvaro Pereira (63m), Pedro Silva (67m), Jumisse (76m), Pelembe (84m) e Elias (86m).
O meu comentário : O FC Porto ganhou sem deslumbrar. Talvez devido à falta de alguns titulares e à ausência de ritmo e entrosamento dos substitutos os quais na minha opinião não aproveitaram a oportunidade para mostrar serviço. O jogo até deu para que os Algarvios se encrespassem e por vezes dessem um ar da sua graça chegando a por vezes incomodar o Helton!

Sem comentários: