domingo, 28 de novembro de 2010

SCP (Jorge Sousa) 1 FC Porto 1

Antes de mais estou revoltado e por conseguinte quero dar relevo à vergonhosa, miserável, actuação caseira deste juiz do apito (Jorge Sousa) , que à semelhança dos famigerados: Lucílio Bosta, Xistra etc..., expulsou injustamente o Maicon e não contente com isso ainda teve o descaramento (suficiente dose de estupidez) para expulsar o Villas-Boas, Técnico do FC Porto, por este se manisfestar contra os deficientes e extremamente caseiros critérios dele (jorge sousa), sim com letra pequena porque é um homem que não merece o atributo de homem com "H" grande. Validou um golo ao Sporting ilegal porque foi precedido de fora de jogo, além de me parecer que o Valdés dominou a bola com o braço antes de marcar. No julgamento dos lances,  na dúvida decidiu sempre a favor do Sporting e pareceu atemorizado com o fanatismo dos adeptos leoninos. Demonstrou não ter pedalada, coragem para apitar jogos grandes, ou seja, clássicos. Pois não teve presença de espírito suficiente para se alhear do ruido produzido pelos adeptos da casa e por conseguinte não resistiu à pressão do público para apitar com isenção. Em muitas alturas demonstrou medo do público da casa. Disciplinarmente foi uma imensa nódoa. E mais não digo por agora.
Há 50 anos que estou atento às incidencias do futebol, e, reparo que sempre que o FC Porto defronta o Sporting há sempre casos polémicos, casos de indisciplina por parte dos jogadores dos leões, surururus, e confusões. Podem dizer que é a minha condição de adepto do FC Porto a falar, porem o que é certo é que contra as outras equipas que disputam o campeonato Nacional de Futebol, salvo raras excepções, os problemas as confusões não se verificam. E isto acontece porque verifico é um facto que os sportinguistas, salvo raras excepções também, não têm fairplay. Quando não conseguem ganhar no futebol tentam ganhar na pancada. Neste jogo, estou-me a lembrar por exemplo, duma entrada (assassina) à margem das leis do Maniche por trás a um jogador do FC Porto, a qual segundo o regulamento era vermelho directo se o árbitro do encontro tivesse coragem, mas o que é facto é que não teve e o jogo prosseguiu. Por outro lado tenho a convicção que a expulsão do Maicon se fosse ao contrário o Jorge Sousa não teria tomates para a efectuar. Foram casos deste género que me levam a pensar, contra aquilo que eu julgava, que afinal o Jorge Sousa só é rigoroso para os jogadores dos Dragões! Os jogadores leoninos gosaram sempre de benevolência (foi permissivo para eles) deste juiz do apito quanto às faltas que cometiam e e extremamente rigoroso contra os Azuis e Brancos. À mínima que eles fizessem, ou até que os sportinguistas forjassem atirando-se para a piscina , caso exemplar do Liedson, lance que provocou a expulsão do Maicon (porque lá está, o árbitro devia estar longe e na dúvida como sempre,sancionou o atleta dos Dragões), o jorge sousa foi sempre muito rápido a sancionar!


Sporting - Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Pedro Mendes (Saleiro, 83), André Santos, Maniche (Vukcevic, 69), Valdés (Yannick Djaló, 65), Hélder Postiga e Liedson.
Suplentes: Tiago, Torsiglieri, Saleiro, Yannick Djaló, Zapater, Nuno André Coelho e Vukcevic.
Treinador Paulo Sérgio


FC Porto - Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Emídio Rafael, Fernando, João Moutinho (Fucile, 85), Beluschi, Varela (Guarín, 65), Hulk e Falcão (Otamendi, 71).
Suplentes: Beto, Guarín, Cristian Rodriguez, Fucile, James Rodriguez, Rúben Micael e Otamendi.
Cartões amarelos Pedro Mendes (21), Fernando (31), Helton (38), Hulk (68), Evaldo (73), Yannick Djaló (82), Otamendi (90+1) e Hélder Postiga (90+3). Cartão vermelho direto para Maicon (68).
Treinador André Villas-Boas


O Tribunal de O JOGO
Erro com influência no resultado
Os especialistas de O JOGO são unânimes a considerar que o golo do Sporting é irregular, pois Valdés estava em fora-de-jogo no momento da abertura de Rui Patrício. No lance de Maniche sobre João Moutinho, Coroado e Pedro Henriques entendem que o médio leonino justificava vermelho, e Paulo Paraty diz que deveria ter sido mostrado no mínimo o cartão amarelo. Na expulsão de Maicon, só Pedro Henriques aceita a decisão do árbitro.


André Villas-Boas – “Foi uma verdadeira caça ao homem"
A convicção de André Villas-Boas não deixava margem para dúvidas no final do jogo: "Com onze jogadores poderíamos ter dado a volta ao resultado. A expulsão obrigou-nos a mudar e a partir dali, os objectivos passaram a ser outros. O Liedson é um jogador experiente, que sabe utilizar o mínimo contacto para cair e parece-me que isso aconteceu". Sem beliscar o mérito do Sporting na primeira parte, o técnico do FC Porto sublinhou outro facto: "O empate aqui, nesta casa, frente a uma equipa que luta pelo título, como o Sporting, que à 12ª jornada está a 13 pontos de distância, é considerável e deixa-nos com satisfação". A verdade é que hoje o Benfica pode aproveitar para encurtar a distância. "Vamos esperar e ver o que o Benfica é capaz de fazer", frisou. Depois, Villas-Boas defendeu-se com os critérios de análise da Comunicação Social nos lances mais polémicos, que espera ler hoje, antes de comentar a sua expulsão: "Disse ao árbitro que havia uma dualidade escandalosa de critérios". Sublinhou ainda os níveis de agressividade do Sporting: "Surpreendeu". E foi mais longe, criticando a marcação a Moutinho: "Quando da agressividade se passa a agressões e à caça ao homem, isso deixa de fazer sentido e o árbitro deve controlar a situação. Foi verdadeira caça ao homem, agressões atrás de agressões, pisadelas, acho que ficaram por mostrar mais amarelos e vermelhos. Não quero fazer disto caso do jogo, nem tirar qualquer mérito à forma como o Sporting se apresentou na primeira parte, agressivo de forma surpreendente, motivado, limitando os nossos espaços e a nossa construção, houve uma primeira parte boa do Sporting e uma segunda parte boa nossa. Era um jogo que queriam ganhar e que teria o efeito de fazer renascer a equipa, mas é um empate pesado para o Sporting". Em relação ao golo dos leões, recorreu à televisão "Acho que é fora-de-jogo evidente, pelas imagens parece claro, digo apenas as palavras que ouvi na Sport TV, para não parecer que fui eu que as disse, mas o golo é irregular". O FC Porto saiu de Alvalade invencível e numa situação que pode motivar ainda mais os adversários: "É verdade que motiva. Sabemos que será difícil terminar o campeonato sem derrotas. Equipas que terminam o campeonato sem derrotas roçam a perfeição e nós ainda temos um longo percurso a fazer".
Varela reprova arbitragem  - Para Varela, também ex-Sporting, a recepção a Moutinho foi "normal". "Ainda não falei com ele, mas acho que foi tudo normal, tirando as maçãs", disse. Menos normal terá sido a arbitragem. "O árbitro deixou passar lances que eram a nosso favor e dificultou-nos o trabalho. O golo do Sporting é em fora-de-jogo", sublinhou o extremo. Apesar do empate, o FC Porto mantém a invencibilidade. "Acabou por ser um bom resultado num campo difícil", assinalou Varela.

Sem comentários: