quinta-feira, 22 de março de 2012

Jorge Coroado, ex-árbitro: "Se não disputam a bola, é falta"

1 - Nos bloqueios de que Vítor Pereira se queixa, qual é o limite da legalidade?
O bloqueio será sempre considerado falta quando o jogador não tem objectividade na disputa da bola e antes e só na perturbação do adversário. É falta sempre que um jogador se interpõe entre o adversário e a bola, não se preocupando em jogá-la e sim em travar a marcha do adversário.
2 - Neste clássico, houve faltas desse género não assinaladas?
Houve. Nas bolas paradas, o Benfica tem uma forma de colocar os seu jogadores de forma a que estes bloqueiem os que mais apetência têm para chegar à bola alta. Colocar dois jogadores na ilharga de um adversário é uma forma sub-reptícia de evitar que ele dispute a bola. É uma acção inteligente, porque vai criar um aglomerado e perturbar a acção da equipa de arbitragem.
3 - As queixas de Vítor Pereira podem levar os árbitros a outros cuidados no futuro?
Há muitos macaquinhos de imitação, mas só se dá relevo a Vítor Pereira porque é o treinador do FC Porto. A verdade é que os árbitros podem, têm e devem ser eficazes e rigorosos na aplicação desta Lei do Jogo.
Dragaoatento: Como podem avaliar, estas opiniões contrariam as opiniões do Pedro Henriques que na TVI defendeu que os jogadores se estavam a agarrar mutuamente e que por isso Soares Dias fez bem em não assinalar qualquer falta! 

Sem comentários: