quarta-feira, 25 de abril de 2012

FC Porto: Caso seja campeão


Se for campeão esta época, o FC Porto ultrapassa o número de títulos nacionais conquistados pelo Lyon, em França, no novo milénio. O facto é relevante porque ao consegui-lo, os Dragões que dominam o futebol português desde que Pinto da Costa lidera o FC Porto, há 30 anos, passa a deter também o estatuto de clube mais vezes campeão no novo século entre todos aqueles que disputam as principais ligas europeias!
Em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e Holanda, não se encontra nenhum clube como o FC Porto!
PS - Porque o FC Porto ganha mais vezes
1 - P. - Que consequências europeias pode ter, para o FC Porto, o seu domínio em Portugal?
R. - O FC Porto tornou-se na equipa portuguesa mais reconhecida internacionalmente. É uma referência. Do Benfica, que esteve em cinco finais europeias na década de 1960, só os mais velhos se lembram. Daqui a alguns anos, isso vai notar-se no número de adeptos. O FC Porto vai crescer muito e deixar de ter uma dimensão tão localizada.
2 - P. - Porque é que o FC Porto está tão à frente dos rivais nos últimos anos?
R. - O clube criou uma cultura de vitória e uma estrutura muito forte, o que acarreta um espírito que ainda sobrevive. Isso foi conseguido com uma geração de jogadores portugueses muito importante. Mesmo que hoje jogue com muitos estrangeiros, ainda sobra muito dessa cultura portuguesa.
3 - P. - Desportivamente, que factores estão na génese de tantas vitórias?
R. - Nas análises estatísticas que fiz ao longo de cinco anos, destaco o seguinte: o FC Porto teve uma capacidade enorme de evitar remates dentro da área, foi sempre a equipa que rematou mais e teve uma elevada percentagem de recuperações de bola no campo adversário. Assim está mais próximo de ganhar.

Sem comentários: