segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FC Porto coloca Vitória de Guimarães fora da taça

10/11/2013 - O FC Porto venceu, este domingo, o Vitória de Guimarães por 2-0 em encontro da Taça de Portugal e avançou para os oitavos-de-final da competição, eliminando o vencedor da edição anterior da prova.
Os Dragões abriram o marcador aos 15 minutos, por Fernando, tendo Jackson aumentado a diferença aos 41m, sentenciando uma partida em que a superioridade dos azuis e brancos nunca esteve em causa.
Num jogo entre duas equipas que se defrontaram pela terceira vez esta época (três vitórias dos Dragões) e disputada num relvado pesado, o FC Porto chegou à vantagem aos 15 minutos por Fernando, num centro-remate que bateu o desamparado Assis.



Sempre mais esclarecida do que o Vitória de Guimarães, a equipa portista controlou a (tímida) reacção do adversário, foi sempre mais perigosa do que a equipa da casa e aumentou mesmo a vantagem antes de chegar ao intervalo. A jogada foi tirada a régua e esquadro: Defour encontrou Lucho em boa posição (belíssima desmarcação do capitão) e o argentino colocou a bola, açucarada, ao jeito de Jackson para o colombiano fazer o seu 10.º golo oficial desta época e quebrar o jejum de quatro jogos sem marcar. 2-0 a favor do FC Porto ao intervalo, num resultado certo atendendo à produção de ambas as equipas até à altura.
Na segunda parte em face do esforço despendido nos últimos jogos os portistas limitaram-se a controlar o adversário e sem nunca se esconder do jogo, os Dragões não deixaram de procurar chegar com perigo à área vitoriana, mas o último passe nunca pareceu sair da melhor forma. Mesmo após a expulsão de Mangala (80m), o FC Porto nunca perdeu a confiança e segurou a vantagem de dois golos até ao final.
O
FC Porto alcançou assim a 6.ª vitória da sua história para a Taça de Portugal no Estádio D. Afonso Henriques e terminou da melhor forma este período de encontros difíceis antes da paragem da competição para jogos das selecções nacionais. A próxima partida dos comandados de Paulo Fonseca é com o Nacional, para a 10.ª jornada da Liga, no dia 23 de Novembro, pelas 20h15, no Estádio do Dragão.


FICHA DO JOGO
V. Guimarães 0 -FC Porto 2
Taça de Portugal, 4.ª eliminatória
Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães

Árbitro: Jorge Sousa
Assistentes: Bertino Miranda e Álvaro Mesquita Quarto Árbitro: Cosme Machado

V. GUIMARÃES: Assis, Pedro Correia, Paulo Oliveira, Moreno, Addy; Leonel Olímpio (cap.), André Santos, André André; Barrientos, Ricardo Gomes e Maazou
Substituições: André Santos por Tiago Rodrigues (59m), Ricardo Gomes por Tomané (74m) e Pedro Correia por Crivellaro (82m) Não utilizados: Marco Oliveira, Freire, Rocha e Plange
Treinador: Rui Vitória

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, Defour, Lucho (cap.); Josué, Varela e Jackson Martínez
Substituições: Varela por Kelvin (60min), Lucho por Carlos Eduardo (68m) e Josué por Maicon (83m) Não utilizados: Bolat, Herrera, Ricardo e Ghilas.
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-2
Marcadores:
Fernando (15m), Jackson (41m),
Disciplina: Cartões amarelos para Mangala (44m), Pedro Correia (67m), Fabiano (69m), André André (72m), Josué (83m), Maicon (86m) e Defour (87m); Cartão vermelho para Mangala (80m)

2 comentários:

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Não percebo qual a razão porque o Paulo Fonseca nem nestes jogos concede minutos ao Ghilas para jogar...! Se não é má vontade contra o jogador, parece!