quinta-feira, 20 de maio de 2021

Textos de Bernardino Barros e Heitor Ramos



E de mentira em mentira se fez um campeão… (campeonato cozinhado)
Foram muitos os pontos oferecidos aos leões. Foram muitos os pontos roubados aos dragões.
Não sei, caros portistas, como será o próximo campeonato. É possível - por que tudo é possível - que venha a ser o que desejo para o nosso clube.
Um campeonato onde as únicas dificuldades a enfrentar tenham apenas a ver com a resistência que os adversários nos coloquem em campo.
Um campeonato onde tudo o que aconteça seja conforme o nosso gosto, o nosso anseio, o nosso prazer, o nosso respeito pelos outros, o respeito dos outros por nós.
É possível que não seja assim, por que não é isto que interessa à comunicação social controlada pelo poder centralizado.
Cabe-nos lutar pela verdade e pela justiça, assente numa fiel dedicação à honra de ser portista.
Os mais novos perceberão um dia que não tem conta o número de adeptos que, ao longo dos anos, pensaram e procederam assim.
Adeptos que não se calaram sempre que o poder instalado, as arbitragens e os ataques fora de campo liquidaram os nossos sonhos. Houve sempre infinitas formas de os silenciar.
E por serem fiéis a uma cor, a um clube, a uma cidade, a uma região foram criticados, ameaçados, insultados. E muitos partiram tão anonimamente como tinham vivido.
Ora aconteceu que um dia, há muitos anos, alguém que nos queria bem, resolveu afrontar os tubarões acoitados na capital. E mostrou como se dominam aquelas hienas.
Foi o eterno treinador José Maria Pedroto que apontou o rumo certo e lançou as bases do sucesso azul e branco. Depois, o presidente Pinto da Costa soube, como ninguém guindar o F C Porto aos mais altos patamares do mundo futebolístico. E transformar o nosso clube num dos mais prestigiados clubes europeus.
Hoje o Varandas saiu da toca e mostrou os dentes. Degradante!
Degradante ao pretender justificar o atentado à saúde dos portugueses - e à integridade física dos agentes policiais, atacados com garrafas de vidro – por parte dos seus apaniguados, com o acumular de frustrações ao longo de dezanove anos!...
Não haverá por ali quem explique a este bizarro cavalheiro, ou a este bizarro sem ser cavalheiro, que para que sejam assinalados penaltis é necessário entrar na área com técnica e intensidade forçando ao erro os adversários.
E vem agora as televisões em coro especular sobre “uma investigação que tem por objeto o resultado do teste à Covid-19”.
Pinto da Costa e Sérgio Conceição estão-lhes atravessados. Nós sabemos.
Só nos faltava agora virem aqueles cães meter o dente na carne destes heróis que se arriscaram na frente!
Autor do texto Heitor Ramos

Sem comentários: