segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Dragões da "B" vencem um Covilhã coriáceo

O desempenho de Hélder Carvalho da AF de Santarém
Este um juiz do apito de critérios duvidosos, que na dúvida apitou sempre contra os dragões e acabou por diversas vezes meter os pés pelas mãos...!!

Os Dragões da "B" tentam praticar uma estratégia de circulação de bola (futebol mais rendilhado) mas em contra partida, dum modo geral as equipas da 2ª Liga praticam um futebol mais físico (choque/forte/feio) e Vertical.

O FC Porto recebeu e venceu esta tarde o Covilhã (3-1), num jogo referente à 21.ª jornada da segunda liga.
Apesar dum melhor começo da formação forasteira, pressionando e dificultando a saída de bola portista, os Dragões foram respondendo ao futebol directo dos forasteiros circulando melhor a bola, e chegaram à vantagem ao 27.º minuto: depois dum canto batido à direita por João Mendes, o guarda-redes do Covilhã socou a bola e Gonçalo Borges foi derrubado na área. Hélder Carvalho apontou para a marca de grande penalidade e Danny Namaso, como é seu apanágio, não desperdiçou. O adiantamento azul e branco no marcador só durou oito minutos já que, em discordância com o que havia decidido ao minuto 16 quando Danny Namaso sofreu um contacto dentro da área do Covilhã – nesse momento, Hélder Carvalho deu amarelo (injustificado) ao 42 do FC Porto por aparente simulação –, o árbitro da partida assinalou penálti para os covilhanenses por um toque de João Mendes em Tembeng. Diogo Almeida converteu o castigo máximo e devolveu o jogo à estaca zero (35m).
Um golo para cada lado no final de uma primeira parte em que a falta de critério teve influência no placar.

António Folha fez uma alteração estrutural ao intervalo ao retirar Samba Koné de campo para fazer entrar Silvestre Varela e o capitão não demorou muito a causar estragos: aos 53 minutos, Gonçalo Borges, por dentro, deu para João Mendes, que cruzou para Varela. O 81, no coração da área, fuzilou a baliza de Bruno e deu nova vantagem aos Dragões. O Covilhã tentou responder, mas Ricardo Silva assinalou a sua presença por duas vezes consecutivas (60m) - primeiro de canto e depois num remate à direita. Seis minutos depois, também de canto, Danny Namaso esteve a escassos milímetros de bisar na partida. Varela bateu a bola parada à direita e o ponta de lança cabeceou para uma hercúlea defesa de Bruno para o poste, num lance que deixa muitas dúvidas sobre a entrada total ou não do esférico na baliza dos da Covilhã. Os azuis e brancos continuavam a colecionar lances de perigo junto da área adversária e Namaso obrigou o guardião do Covilhã a aplicar-se para salvar o possível segundo golo do avançado. Em tempo de compensação, numa bola parada, o Covilhã ainda assustou, mas, se não foi à primeira nem à segunda, à terceira não houve perdão de Danny Namaso, que fez o bis e assim selou o encontro e garantiu o triunfo para o FC Porto B.
Na segunda parte, as coisas começaram a fluir melhor e, quando assim é, vencemos jogos. O Varela parece um menino, mas tem 37 anos. É o terceiro jogo no espaço de uma semana, sabíamos que o tínhamos de gerir, este era o jogo em que se notava mais o cansaço. Sabíamos que íamos precisar dele também e, quando o lançámos, ele mostrou que precisávamos dele. O importante é que os jogadores percebam que cada minuto que eles têm estão mais perto de acumular qualidades para serem jogadores de topo. Cada minuto que se treina tem que ser com o maior rigor e determinação. Fizeram um bom jogo contra uma equipa difícil, estamos contentes porque também assim cavamos o foço das equipas de baixo para podermos continuar a dar oportunidade a outros jogadores, que também faz parte da minha função”, afirmou António Folha no final da partida.

No próximo sábado, os bês portistas deslocam-se a Mafra para disputarem a 22.ª jornada do campeonato (11h00, Sport TV 1).


Ficha de jogo - CTFD-Porto-Gaia no Olival - 
Liga Portugal 2, 21.ª jornada- 07/02/2022 

FC PORTO B 3 COVILHÃ 1

Árbitro: Hélder Carvalho da AF de Santarém
Assistentes: Jonathan Babo e Francisco Pereira
Quarto árbitro: André Neto

FC PORTO B: Ricardo Silva (cap.), Tomás Esteves, Romain Correia, Zé Pedro, João Mendes, Mor Ndiaye, Samba Koné, Bernardo Folha, Gonçalo Borges, Vasco Sousa e Danny Namaso

Substituições: Samba Koné por Varela (45m), Bernardo Folha por Sidnei Tavares (74m), Gonçalo Borges por Peglow (86m) e Vasco Sousa por Wesley (90m + 3)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Rodrigo Pinheiro, Diogo Abreu, Ejaita e Léo Borges

Treinador: António Folha

COVILHÃ: Bruno, Jean Felipe, André, Héliton, David Santos, Samu, Tembeng, Gilberto (cap.), Rui Gomes, Diogo Almeida e Jorginho

Substituições: Samu por Ryan Teague (62m), Jorginho por Perea (62m), Rui Gomes por Kukula (77m), Tembeng por Camilo (77m) e Diogo Almeida por Arnold (86m)
Não utilizados: Igor Araújo, Jorge Vilela, Jaime e Tiago Moreira
Treinador: Leonel Pontes

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: Danny Namaso (27m e 90m+3), Diogo Almeida (35m) e Silvestre Varela (53m)

Disciplina: Cartão amarelo exibido a Tomás Esteves (12m), Danny Namaso (17m) e a Tembeng (38m).

Sem comentários: