segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Futebol de Formação = a ineficácia goleadora

A ineficácia goleadora já começa a notar-se nos mais jovens. Isto creio eu, deve-se à ineficácia do treino imposto pelos líderes técnicos da formação do Clube:
O Fernando Gomes (Bibota d'ouro) começou em pequeno a jogar futebol de salão e deu no que deu! Não será o caso de seguir-lhe o exemplo?!
E digo eu: insistir-se nos treinos na finalização sem preparação.

 A ineficácia ofensiva do FC Porto B e uma falta não sancionada ao Rio Ave antes do golo ditaram ontem uma derrota por 1-0 em Vila do Conde, num jogo que António Folha classificou como “bom” e em que, apesar do resultado, os jogadores mereceram os “parabéns” do treinador.

Perante as ausências de Bernardo Folha e de Gonçalo Borges, ao serviço da equipa principal, o FC Porto B entrou em campo desfalcado de duas figuras de proa e isso refletiu-se na produção ofensiva dos jovens Dragões na primeira parte. Só que o Rio Ave não esteve melhor na etapa inaugural e o intervalo chegou sem nenhuma oportunidade digna de destaque. Tudo mudou no regresso do descanso: logo aos 50 minutos Ricardo Silva foi obrigado a fazer uma grande defesa após canto e só o desperdício vilacondense impediu que surgisse o golo na recarga. A ameaça consumou-se cinco minutos depois, quando o Rio Ave tornou a forçar o guardião azul e branco a boa intervenção e não vacilou na segunda bola com a baliza aberta e perante os protestos de falta do banco visitante. Em cima da hora de jogo, Danny Namaso rematou cruzado e à figura na primeira chance portista e voltou a fazê-lo a dez minutos dos noventa em zona frontal. Aos 87 minutos, Varela ficou a centímetros da igualdade, porém o empate nunca viria a aparecer e a contenda terminou com o FC Porto B por cima em campo e por baixo no marcador.
António Folha optimista
“Foi um bom jogo. Tivemos dificuldades na primeira parte, é verdade. Não conseguimos ter tanto a bola, mas quando tivemos criámos fricção na defesa adversária e não fomos rigorosos a preencher espaços para finalizar. A jogar em casa, o Rio Ave encostou-nos um bocado atrás e a nossa estratégia passava por tapar a linha da frente deles. Na segunda parte tudo muda, a equipa tem de pegar no jogo e não pode ter medo de jogar. Foi isso que fizemos, pegámos no jogo sem receios de perder e fizemos um grande jogo. Os jogadores estão de parabéns por terem vindo a casa de um candidato à subida fazer o que fizeram. Criaram várias oportunidades e podiam ter marcado”.

No próximo domingo, dia 6 de março, o FC Porto B recebe a Académica de Coimbra no Olival (15h30, FC Porto TV/Porto Canal).

Ficha de Jogo - 
Estádio dos Arcos - Liga Portugal 2, 24.ª jornada- 27 de Fevereiro de 2022

RIO AVE 1 FC PORTO B 0

Árbitro: Miguel Nogueira da AF de Lisboa
Assistentes: Nuno Pereira e Nélson Pereira
Quarto árbitro: Ricardo Santos

RIO AVE: Jhonatan, Guga (cap.), Pedro Mendes, Costinha, João Graça, Pedro Amaral, Zé Manuel, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Gabrielzinho e Azis
Substituições: João Graça por Amine (60m), Aziz por Joca (71m), Gabrielzinho por Ukra (82m), Zé Manuel por Hugo Gomes (82m) e Guga por Vítor Gomes (82m)
Não utilizados: Magrão, Fabrice Olanga, Ronan, Alhassane
Treinador: Luís Freire

FC PORTO B: Ricardo Silva, Rodrigo Pinheiro, Romain Correia, Rúben Semedo, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Vasco Sousa, Sidnei Tavares, Varela (cap.), Peglow e Danny Namaso
Substituições: João Mendes por Léo Borges (85m), Peglow por Ejaita (89m), Varela por Levi Faustino (90m) e Sidnei Tavares por Diogo Ressurreição (90m)
Não utilizados: Ivan Cardoso e Wesley
Treinador: António Folha
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Zé Manuel (56m)
Disciplina: cartão amarelo a Rúben Semedo (27m), João Mendes (30m), Guga (34m), João Graça (37m), Rodrigo Pinheiro (61m), Varela (79m), Hugo Gomes (90+5) e Jhonatan (90+5m)


Os Sub-17 
Mais sucesso tiveram os sub-17, que venceram o Famalicão por 1-0, com um golo de Carlos Durães, e ficaram isolados na liderança da segunda fase da Zona Norte do Nacional de Juniores B.

Sem comentários: