segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Texto de Mário Jorge Ferreira sobre o Frederico

 “O sr Frederico, ontem, veio de novo rasgar vestes na sala de conferência de imprensa do F. C. Porto. Este comportamento é usual e reincidente por parte do sr Frederico. Quando ganha está tudo bem, quando perde, ou não consegue o resultado que queria, estala-lhe o verniz e soltam-se-lhe as entranhas.

O sr Frederico, está provado, não sabe ganhar, nem sabe perder. Quando ganha, aproveita para dizer mal dos rivais, quando perde, continua a dizer mal dos rivais. O único momento em que encontro coerência no discurso do sr Frederico, é aqui.

O sr. Frederico, ontem, não conseguiu ver jogadores seus a darem palmadas nos árbitros (Coates), a agredirem adversários por trás (Neto), a darem estaladas na cara de jogadores de outra equipa (Palhinha), a simularem de forma ridícula agressões e faltas inexistentes (Matheus Reis, Ugarte… ), a atirarem ao chão dirigentes do clube rival (Tabata), a fazerem gestos obscenos em pleno relvado (Matheus Reis), o sr Frederico não viu nada disto.

Aliás, o sr Frederico disse que o árbitro lhe pediu desculpa pela amostragem incorreta do primeiro amarelo ao Coates, não sei se o sr Frederico terá ouvido João Pinheiro a pedir desculpas a Pinto da Costa por não ter marcado penalti pelo pontapé de Gonçalo Inácio a Evanilson, aos 10 minutos de jogo, isso o sr Frederico não mencionou, não sei…

O sr Frederico aproveitou também para dizer que o que se passou ontem é o retrato dos últimos 40 anos de Pinto da Costa no Porto. Deus queira que assim seja, sr Frederico, é sinal que o empate de ontem poderá ajudar à conquista do título de campeão, para juntar aos 62 troféus, só no futebol, conquistados pelo Porto de Pinto da Costa, entre os quais 22 campeonatos, e 8 troféus internacionais. 

A não ser que, ao mencionar os últimos 40 anos, o sr Frederico se estivesse a referir ao título do Sporting obtido com auto-golo imemoravel do ex-jogador do Sporting, Manaca, em Guimarães, ou então à Taça de Portugal oferecida ao Sporting pelo árbitro Mário Luís que depois embarcou com a sua equipa de coração na comitiva leonina que seguiu para a China, ou talvez ao que disse o ex-árbitro Jorge Coroado e o ex-árbitro Howard King, acerca de copos e meninas pagas pelo Sporting a árbitros nos Elefantes Brancos desta vida, ou então ao Presidente do Sporting Jorge Gonçalves que teve que fugir para Angola para não ser preso, ou aos depósitos em contas bancárias de árbitros feitos por dirigentes do seu clube, ou às dívidas colossais perdoadas pelos bancos ao Sporting, que permitiu ao clube ir reforçando as suas equipas e competir com os seus adversários, ou à rede Cashball, montada para prejudicar clubes rivais nas modalidades ditas amadoras, etc, etc… sinceramente, fiquei um bocado perdido com a ladainha do sr Frederico. 

O sr Frederico, não temos memória curta, trabalhou uma série de anos com Bruno de Carvalho, e depois, um dia, aproveitando Alcochete, deixou de gostar de Bruno de Carvalho, tratando até de o expulsar do clube. Aliás, o sr Frederico, colou e responsabilizou Bruno de Carvalho pelos acontecimentos de Alcochete, algo que não foi comprovado pela Justiça, bem pelo contrário, BdC foi ilibado de todas as acusações que o sr Frederico lhe tinha feito. Longe de mim defender BdC e os seus delírios pessoais, mas este trajecto do sr Frederico é divertido e revelador da sua personalidade. A verdade é que o sr Frederico lá conseguiu o seu objectivo, ser presidente do Sporting. Não teve mais votos do que o candidato Benedito, mas no Sporting é assim, há votos que valem mais que outros, e o homem é presidente.

O sr Frederico sabe no seu íntimo que há muito boa gente no Sporting que apenas o tolera porque o Sporting foi campeão no ano passado. Faltando êxitos desportivos o destino do sr Frederico estará traçado. O sr Frederico sabe disso e isso enerva o sr Frederico. 

O sr Frederico, resumindo, é um sonso, falso, lobo em pele de cordeiro. Diz-se defensor da pacificação mas passa a vida a incendiar o futebol português. Diz-se defensor do desportivismo e rodeia-se de gente como Miguel Braga ou Hugo Viana que fomentam o discurso do ódio e o ataque despudorado aos rivais. Apresenta-se como sendo diferente, mas faz igual ou pior aos que já cá estavam.

O sr Frederico é hipocrita ao ponto de ter exigido a expulsão de Sérgio Conceição por um número de teatro do guarda-redes do Sporting na altura, e assim impedir que ele sentasse no banco de um final do Jamor, e depois de sorrisinho na boca, na Tribuna do estádio, estender-lhe a mão num cumprimento de fachada, que, obviamente Sérgio Conceição recusou.

O sr Frederico, definitivamente, não presta.”

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10227345813053872&id=1317314331

Sem comentários: