domingo, 11 de outubro de 2009

Desalojar o Rui Rio da Câmara do Porto

Todos os portistas que votarem Rui Rio para a Câmara do Porto estão a atraiçoar o Clube Azul e Branco, serão autênticos Migueis de Vasconcelos. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele...!

PS - Miguel de Vasconcelos (1590-1640)

Miguel de Vasconcelos foi nomeado escrivão da Fazenda do Reino em 1634 pelo Conde-Duque de Olivares. Um ano depois, a vice-rainha Margarida de Sabóia (Duquesa de Mântua) nomeia-o Secretário de Estado.
A deficitária economia do país e o constante favorecimento de Castela em detrimento dos interesses portugueses, fizeram eclodir em várias localidades do país revoltas e motins populares. O desprestígio das acções de Miguel de Vasconcelos neste contexto levou ao levantamento das massas em Évora e no Algarve em 1637, com ecos noutras zonas do país.
O culminar desses distúrbios deu-se a 1 de Dezembro de 1640 (Restauração da Independência), quando um grupo de fidalgos invade o palácio real de Lisboa e mata a tiro o Secretário de Estado, lançando em seguida o seu corpo pela janela, para junto da multidão que se aglomerava no Paço da Ribeira.

Sem comentários: