sábado, 17 de outubro de 2009

FC Porto 4 Sertanense 0

17/10/2009
JESUALDO FERREIRA: «FOI UM JOGO IMPORTANTE PARA NÓS»

O FC Porto venceu o Sertanense por 4-0, em encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que ficou praticamente resolvido nos primeiros 10 minutos, em que os Dragões apontaram dois golos. No entanto, o treinador Jesualdo Ferreira considerou que o desafio trouxe «muito» à equipa. «O trabalho que nós montámos foi no sentido de garantir a qualificação e tornar o desafio sério e competitivo. Foi um jogo importante para nós», resumiu o técnico.

Rodar e dar ritmo
Jesualdo Ferreira distinguiu dois planos dentro do quadro de atletas que alinharam frente ao Sertanense: «O primeiro tem a ver com os jogadores que não têm tido competição, para os podermos avaliar como queremos. Tinham muito treino e necessidade de jogar, dentro do plano normal de evolução de cada um deles. Outros, como o Hulk, Fernando, Mariano, Farías e o próprio Rodríguez são jogadores com ritmo, que não puderam competir durante 15 dias. Era importante que jogassem, até para fazermos aquilo que fizemos inicialmente».

A vez dos jovens
O técnico portista mostrou-se agradado com a exibição dos futebolistas da equipa de sub-19 chamados para o encontro: «Todos eles tiveram uma oportunidade boa para poderem conviver com este ambiente, o estádio e os adeptos, ao lado de colegas mais velhos e experientes. O que vão fazer no futuro depende deles, da forma como podem gerir a sua progressão. Neste momento têm uma qualidade boa, o que vão ser no futuro depende de muitos factores».

Jogo da Taça de Portugal, 3ª Eliminatória

Confirmou-se o aguardado domínio portista. Como nas duas épocas anteriores, o campeão e detentor da Taça de Portugal venceu por 4-0. Entretanto este jogo serviu para introduzir algumas alterações fazendo descansar os consagrados. Como a estreia de Sérgio Oliveira, de apenas 17 anos, no onze azul e branco ou a conclusão da partida com quatro juniores na formação de Jesualdo Ferreira.

A resistência sertanense, conseguiu resistir até ao sexto minuto,altura em que Hulk desfez o empate. Hulk na transformação dum livre directo, num misto de força e colocação atirou a contar tornando infrutífero qualquer esforço do guarda-redes Paulo Salgado para suster o remate.

O segundo golo resultaria da marcação duma grande penalidade transformada por Farias.

Antes de ceder o lugar ao júnior Yero, Farías voltaria a marcar, ainda no decorrer da primeira parte, com um toque subtil, ao jeito de trivela, antecipando-se à intervenção de Salgado e correspondendo a um cruzamento de Rodríguez, na esquerda.

Num remate cruzado, já perto do final, Hulk fez o golo restante, dado que fica longe de resumir todos os méritos portistas na segunda meta
de. Com quatro juniores em campo – o mais novo, Sérgio Oliveira, de apenas 17 anos, cumpriu os 90 minutos -, o FC Porto construiu oportunidades para desenhar um resultado mais volumoso, mas o guarda-redes adversário fez questão de rivalizar com Hulk pela condição de melhor em campo.

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 30.012 espectadores

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Inácio Pereira
4º Árbitro: Décio Cordeiro

FC PORTO: Beto; Fernando, Maicon e Nuno André Coelho; Prediger; Mariano «cap», Sérgio Oliveira e Valeri; Hulk, Farías e Rodríguez
Substituições: Farías por Yero (46m), Rodríguez por Dias (61m) e Mariano por Alex (70m)
Não utilizados: Nuno, Abdoulaye, David e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

SERTANENSE: Paulo Salgado; Renato, Leo Bahia, Flávio Dias e Hugo Ventosa; Filipe Avelar, Rui César «cap» e Leandro; Frazão, Platini e Boiças
Substituições: Frazão por Idris (46m), Boiças por Bruno Grou (61m) e Rui César por Adérito (70m)
Não utilizados: Moretto, Bruno Silva, Moisés e Casquinha
Treinador: Joaquim Mendes

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Hulk (6m e 86m) e Farías (10m, g.p., e 40m)
Disciplina: cartão amarelo a Leo Bahia (56m), Yero (76m) e Filipe Avelar (77m); cartão vermelho a Renato (9m) e Idris (75m)

Sem comentários: