quarta-feira, 22 de junho de 2011

FC Porto-Futebol: Vítor Pereira, Pinto da Costa e...

André Villas-Boas também foi tema incontornável da conversa. O novo treinador do FC Porto admitiu que chegou a ser convidado para se integrar na futura equipa técnica do Chelsea - "Não aceitei, o meu compromisso é com o FC Porto" - e tratou de travar a ideia de uma eventual desmotivação dos jogadores por verem partir Villas-Boas. "Já passaram grandes treinadores por este clube, e o André fez a sua história no FC Porto. Sinto orgulho por ter feito parte dessa história e gostava de agradecer ao André a amizade e confiança que teve em mim, mas também o trabalho que desenvolveu aqui. Ele sabe que o clube vai continuar a ganhar, pois a estrutura do FC Porto é muito forte."
Vítor Pereira fez ainda questão de recolher alguns louros pelas vitórias alcançadas na época passada - "Foi um trabalho conjunto, e o André sabe que não ganhou nada sozinho" - antes de desmistificar a possibilidade de ter sido uma opção de recurso, tendo em conta o "timing" da saída de Villas-Boas. "O FC Porto nunca é apanhado desprevenido, ao contrário do que se possa pensar. Este clube não decide de uma forma apressada ou menos pensada. Esta possibilidade foi-me sendo colocada ao longo da época; foram-me perguntando se estaria na disposição de um dia assumir a liderança da equipa técnica. Mais recentemente, há cerca de um mês, comecei a ser confrontado com esta possibilidade de uma forma mais consistente. Isto para dizer que, neste clube, tudo é pensado e feito com grande maturidade."
Pinto da Costa: "Quando me desloco aos treinos, gosto de apreciar a forma como todos trabalham. Todos. E desde o início que fiquei surpreendido pela forma como o prof. Vítor Pereira orientava os trabalhos. Ao longo deste tempo fomos tendo muitas conversas... Não me perguntem porquê, mas há cerca de um mês, quando André Villas-Boas foi passar um fim-de-semana a Londres, perguntei ao professor se estava disponível para treinar o FC Porto. Ele respondeu-me que sim, e a partir desse momento fiquei descansado sobre o futuro.
O sucessor de Vítor Pereira, o adjunto, também poderá chegar do Santa Clara. Bruno Moura, actual treinador do clube insular, é neste momento a mais forte hipótese para ser o futuro número dois da equipa técnica do FC Porto. Como se sabe, da equipa de treinadores da última época apenas Wil Coort (treinador dos guarda-redes) está confirmado, depois da saída de Pedro Emanuel para a Académica e do provável abandono do preparador-físico José Mário, que é desejado por André Villas-Boas no Chelsea.
Currículo do Vítor Pereira: mergulhou nos livros, licenciou-se em Educação Física na Universidade do Porto e foi-se especializando no treino. Em 2009, por exemplo, concluiu o curso UEFA Pro (Nível IV) em segundo lugar, com 17,9 valores, só superado por Bruno Moura, actual treinador do Santa Clara (18 valores).
"Sempre foi um estudioso do futebol.

Sem comentários: