terça-feira, 29 de maio de 2012

Equipa "B" confirmação e Addy

O FC Porto garantiu a aposta no projeto da equipa B com a oficialização da inscrição no último dia do prazo estabelecido. Depois duma primeira experiência de sete temporadas, entre 1999/2000 e 2005/06, parecem estar reunidos os ingredientes certos para que esta segunda experiência dê frutos. "A II Liga será bem mais competitiva do que a II Divisão B. Será melhor, e os jovens da formação estarão mais próximos daquilo que é o futebol profissional", garante quem jogou quatro épocas no FC Porto B.
O Barcelona e a sua política de formação desenvolvida em La Masia são apontados como um exemplo de sucesso a seguir, e que os clubes portugueses devem copiar, com uma aposta constante nas equipas B. "O Barcelona é um modelo. É só ver quantos jogadores eles acabam por aproveitar ou lançar no futebol"!
Uma aposta que poderá ajudar a contrariar números que são impressionantes: por exemplo, na 26ª jornada, os 16 clubes da I Liga utilizaram 223 jogadores, mas apenas 18 eram formados no respetivo clube - o FC Porto não usou nenhum -, o que representa uns meros 7,1 %.
David Addy revelou ontem que vai realizar a pré-temporada do FC Porto. O lateral-esquerdo deverá beneficiar da ausência de Alex Sandro, que nessa altura estará ao serviço da seleção olímpica do Brasil, mas também de uma eventual indefinição quanto ao futuro de Álvaro Pereira e receber uma nova oportunidade para se mostrar a Vítor Pereira.
David Addy foi contratado pelos dragões em janeiro de 2010, mas só realizou um jogo de azul e branco. Na época seguinte foi cedido à Académica e na última ao Panetolikos. A ligação aos portistas termina em junho de 2013.

Sem comentários: