terça-feira, 1 de maio de 2012

Evolução e méritos de Vítor Pereira

Quando chegou ao FC Porto era pouco mais que “maçarico” uma espécie de soldado raso, quando muito 1º cabo. Hoje em dia pode dizer-se que ascendeu ao posto de oficial subalterno porque conquistou os seus primeiros galões. Se me perguntarem se gostaria de ver o Vítor Pereira conseguir as suas estrelas, ou seja, ascender ao posto de general, claro que sim, por vários motivos e o principal é de que não tenho dúvidas de que ele sente e rejubila, emociona, com os êxitos do FC Porto! Porem a conquista das tais estrelas evidentemente que depende essencialmente da sua performance enquanto Líder do plantel azul e branco. Quero com isto dizer o seguinte: é justo admitir que o conturbado início da época 2011/12 e do campeonato nacional devido à deserção do Villas-Boas e às tentativas de alguns jogadores sairem para outros clubes com contratos melhorados, não foi fácil. E é por isso que os responsáveis da FC Porto-Futebol,SAD pelas aquisições de jogadores, devem ter muito cuidado em escolher os jogadores que eventualmente queiram vir jogar nos Dragões. Na minha opinião deve ser criada uma mística de tal modo que quem vier não venha de antemão a pensar no FC Porto como um trampolim na sua carreira, mas sim em ter orgulho de envergar a camisola azul e branca, um pouco à semelhança da que existe no Barcelona, em que os jogadores só saiem quando deixam de interessar ao clube blaugrana!
Assim sendo também será justo conceder o benefício da dúvida ao Vítor Pereira. Já todos sabemos que é um excelente Adjunto, agora será que ele tem: fibra, competência técnica e personalidade, para impor respeito aos jogadores e deste modo conquistar o apoio incondicional dos adeptos?! É que para treinar os Dragões, cujo plantel é constituido maioritariamente por craques (vedetas), o chefe da equipa técnica, além da inevitável competência, tem de ter firmeza de carácter, o que significa: pulso e capacidade para se fazer aceitar pelos jogadores.
Podemos ver os exemplos dos treinadores bem sucedidos: Alex Ferguson, Arsène Wenger, Villas-Boas e principalmente de José Mourinho, cujos atributos são: grande competência e qualidade técnica, bom psicólogo, excelente estratega, grande capacidade de estudar os adversários, preparar os jogos…etc! Todas estas qualidades ao mais alto nível do que existe no mundo.
Pelo que, se for o caso do Vítor Pereira se predispor a provar que é capaz de evoluir no sentido de melhorar as suas performances, nesse caso, será justo que lhe concedam a possibilidade de continuar.

1 comentário:

joaomoutinho-fans disse...

Visitem o blog e facebook de apoio ao João Moutinho!

www.facebook.com/joaomoutinhofans