quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Liga Portuguesa- Vitória de Setúbal 0 FC Porto 3

23 de Janeiro de 2013 - Vitória justa da equipa que verdadeiramente quis ganhar e que foi melhor em campo em termos de jogo jogado! A equipa do Vitória galvanizada porque jogava em casa perante o seu público, ainda tentou mais com coração do que com a cabeça, opor alguma resistência e equilibrar a partida, mas é evidente que com os processos que os vitorianos utilizaram em jogo, não vão a lado nenhum. Até porque a jogar daquele modo: com entradas à margem das leis (empurrões, pequenos toques para derrubar os adversários e tentando enganar o árbitro) com um árbitro mais atento e rigoroso, os prejuízos ainda poderiam ter sido maiores. Pedro Proença apesar de benfiquista e lisboeta é um juiz do apito conhecedor das regras do futebol, que procura ser escrupuloso na aplicação dos regulamentos, e que se esforça por ser isento no seu trabalho! Até pode errar aqui e ali devido a algo que eventualmente lhe escape, mas não podemos acusá-lo de errar deliberadamente, ou conscientemente, como parece acontecer com outros seus colegas da arbitragem. Nota-se que é alguém que procura prestigiar o seu trabalho no futebol, ou seja, é alguém digno, que utiliza o mesmo critério para as duas equipas em confronto e que não se vende aos poderes instalados, nem se deixa influenciar (corromper) por certa Imprensa Desportiva que veste a camisola do clube de que é adepta.
Desenrolar do jogo - Dois golos de Jackson (um de penalti, logo aos nove minutos, e outro aos 86) permitiram ao FC Porto vencer no Estádio do Bonfim, terreno do Vitória de Setúbal, e regressar ao topo da Liga, com os mesmos 39 pontos do Benfica. Lucho fechou o marcador, já nos descontos, mas o avançado colombiano foi mesmo a “estrela” da partida, sendo agora o melhor marcador da prova, com 14 golos.
Aos sete minutos, já Mangala tinha galgado metros no meio-campo adversário e isolado Jackson, mas o colombiano estava fora de jogo. Porém, o golo surgiu logo no minuto seguinte: Miguel Lourenço carregou Varela na grande área, num lance claríssimo. Jackson Martínez aproveitou para marcar o 13.º golo na Liga e o 18.º da época. Pouco depois, o segundo golo poderia ter surgindo, num lance de Lucho pela direita, que Kelvin finalizou mas a que Kieszek correspondeu com uma grande intervenção.
 Ao intervalo, Vítor Pereira trocou o jovem Kelvin por Maicon, adiantando Alex Sandro no terreno e passando Mangala para o lado esquerdo da defesa. Logo no primeiro ataque, o FC Porto conquistou um livre na esquerda e João Moutinho “meteu” a bola na cabeça de Maicon, que falhou o desvio por pouco. Com esta nova disposição da equipa do FC Porto, a segunda parte decorreu sem o Vitória voltar a criar perigo.
 Jackson pôs um ponto final na discussão do desafio, com um remate de pé esquerdo já dentro da grande área, numa jogada em que se deve dar muito mérito a Mangala. O francês ganhou uma bola a meio-campo, dominou-a até à área contrária e combinou depois com o colombiano, que se tornou desta forma o melhor marcador da Liga. O terceiro tento, de Lucho – que finalizou de pé esquerdo por baixo do corpo de Kieszek – foi já uma espécie de cereja sobre o bolo.
FICHA DE JOGO - Liga portuguesa, 12.ª jornada - Estádio do Bonfim, em Setúbal
 Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Hélder Malheiro
 VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Miguel Lourenço, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Paulo Tavares, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Turco; Jorginho, Meyong e Pedro Santos
Substituições: Pedro Santos por Cristiano (60m), Paulo Tavares por Bruno Gallo (70m) e Meyong por Bruninho (88m)
Não utilizados: Caleb, Amoreirinha, José Pedro e Ney Santos
Treinador: José Mota
 FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Kelvin por Maicon (intervalo), Varela por Sebá (70m) e Defour por Castro (81m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Abdoulaye e Tozé
Treinador: Vítor Pereira
 Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Jackson Martínez (9m, pen., e 86m) e Lucho (90m+1)
Cartões amarelos: Miguel Lourenço (8m), Jorginho (31m e 84m), João Moutinho (34m), Cristiano (64m) e Bruno Gallo (75m e 78m)
Cartões vermelhos: Bruno Gallo (78m, por acumulação de amarelos) e Jorginho (84m, por acumulação de amarelos)

3 comentários:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem conseguimos uma importante vitória no acerto do calendário, e que nos permite continuar no primeiro lugar.

Não fizemos uma exibição de grande nível, mas sim uma exibição segura, dominamos e controlamos o jogo, e o Vitória apenas na primeira parte durante um curto espaço de tempo conseguiu importunar-nos.

Entramos fortes no jogo e obtivemos a vantagem num penalti claro.

Na segunda metade controla-mos o jogo, e o Setúbal não fez por merecer mais que a derrota.

Bruno Galo foi bem expulso, e não se entendem os protestos dos Sadinos. Aliás Galo devia ter sido expulso com vermelho directo na entrada violenta sobre Moutinho.

Notas neste jogo para as boas prestações no nosso trio de meio campo e para Mangala, Alex Sandro e Jackson.

Estamos no bom caminho, e com o reforço no ataque com a chegada de Liedson, teremos mais alternativas para atacar o título.

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt

Dragaoatento disse...

Viva Paulo!

Completamente de acordo com a sua análise!
Quanto aos protestos dos sadinos, será que são sadinos, ou serão lampiões aziados (fanáticos e facciosos) com o resultado? É que eles estavam esperançados que perdesse-mos pontos no estádio do Bonfim para ficarem em primeiro lugar na tabela classificativa, como ganhamos daí a frustração deles.
Eu gostaria de lembrar a esses fanáticos, que o futebol tem regras e os sadinos infringiram claramente essas regras,daí o penalti e as expulsões. Se calhar pensam que por jogarem no seu reduto tudo lhes é permitido...!!! Atiraram-se ao árbitro porquê, o Pedro Proença é um juiz do apito escrupuloso que tenta dignificar o seu trabalho. Se calhar o problema deles, é estarem habituados a poltrões como: o Carlos Valente,Lucílio Baptista, o João pode ser joão, Bruno Paixão e Duarte Gomes, (benfiquistas)sem carácter que o que querem é defender o "tacho" deles, que eles reagem deste modo!

Abraço e boa semana também para si

AMonteiro

Dragaoatento disse...

Notas soltas

Só por curiosidade sabem quem apitou ontem no salão de festas o 5LBosta- Naval? Pois é, o duarte 3 penaltis roubados gomes, não sei o que se passou em campo nem faço ideia mas vejam bem ao nível a que chegamos. Outra dos encornados, lá vão eles comprar um jogador ao Paços que vai jogar para taça com eles e também falam de comprar um ao Guimarães que ainda têm de lá ir e já estão com medo, é esta a verdade desportiva que eles querem, uma vergonha!
Quanto aos pasquins da queimada
e aos parasitas das TVs encornadas, nem merece apena falar... é sempre a mesma treta e o ódio que exalam defeca-lhes a voz!
que esperavam ouvir de caciques como o Helder Conduto ou o José Nunes!? Cruzes canhoto, longe dessa corja...
Num terreno pesado, com muito vento e uma equipa adversária devidamente instruída para massacrar fisicamente os jogadores portistas, na maior parte das vezes infringindo as leis do jogo, seria quase impossível ganhar com nota artística. Gostava de ver o mesmo tipo de comportamento do Setúbal frente à equipa do regime. Se desta vez acabaram com 9, a jogar da mesma forma contra o Carnide, o jogo terminava ao intervalo... É que nos cavalinhos de luxo não se pode tocar...