domingo, 4 de janeiro de 2009

Nacional da Madeira 2 FC Porto 4 - Futebol 04-01-2009

Não obstante a equipa do FC Porto ter demonstrado na segunda parte do jogo uma qualidade futebolística acima da média, que lhe permitiu dar a volta ao jogo,traduzindo-se em 4 golos notáveis, revelou na primeira parte fragilidades defensivas assustadoras. A equipa continua com uma solução de recurso para preencher a posição de defesa lateral esquerdo. No meio-campo pràticamente só o Fernando defende, porque o Lucho e o Meireles muito ofensivos não gostam ou não têm pedalada para defender. A continuar assim a equipa seguramente que vai vacilar/sucumbir quando o adversário for do quilate dum Atlético de Madrid.

A equipa do FC Porto entrou no jogo com o Lisandro logo aos 3 minutos a enviar uma bola à barra. O avançado recebeu o esférico do compatriota Lucho, dominou de peito, e rematou de pronto com o pé esquerdo, esbarrando a bola com estrondo no ferro da baliza contrária.

No entanto a equipa azul e branca acabaria por sofrer um golo, perto do quarto de hora da partida, num lance de grande infelicidade. O remate de Edson Sitta foi desviado pela cabeça do Bruno Alves e traiu o guarda-redes Helton colocando o Nacional em vantagem.

A equipa do FCP voltou do intervalo disposta a resolver o jogo a seu favor e encostou, ao longo de praticamente toda a etapa complementar, o Nacional à sua área, pressionando de tal forma, que o golo apareceria bem cedo, na sequência de uma excelente iniciativa de Lisandro. O nº 9 procurou a melhor posição, atirou à baliza de Bracalli, o guardião afastou a bola e esta sobrou para Hulk, que não perdoou.

Estava restabelecida a igualdade. Aos 72 minutos Rodríguez passou o resultado para 2-1, tendo alcançado talvez o golo mais bonito da temporada. Após cruzamento do recém-lançado Guarin, o nº 10 desferiu, de costas para a baliza, num pontapé de bicicleta, um remate monumental com o pé esquerdo, que deixou todos boquiabertos no estádio, incluindo os da casa. E quando parecia que a supremacia do F.C. Porto não mais sofreria contestação, eis que Miguel Fidalgo empatou para o Nacional. O lance surgiu, uma vez mais, numa das jogadas de contra-ataque do Nacional. A seguir a tarefa complicou-se, muito por responsabilidade de Bracalli, que pretendeu assumir-se como o homem do jogo. Até que já em cima dos 90 minutos, o defesa Felipe Lopes interceptou com a mão, dentro da sua grande área, um remate de Guarin e o árbitro assinalou, logicamente, grande penalidade, que  Lucho converteu, da melhor maneira. Entretanto houve ainda tempo para mais um golo dos Tricampeões Nacionais. Hulk, depois de sentar um adversário, bisou e fechou as contas da partida.

FICHA DE JOGO

Liga 2008/09 (13ª jornada)

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

Árbitros Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º Árbitro: João Capela

Nacional: Bracalli; Patacas «cap.», Maicon, Felipe Lopes e Nuno Pinto; Cléber, Edson Sitta, Luis Alberto e Ruben Micael; Mateus e Fabiano Oliveira 

Substituições: Edson Sitta por Halliche (58m), Nuno Pinto por Miguel Fidalgo (73m) e Cléber por Bruno Amaro (75m)
Não utilizados: Douglas; Igor Pita, João Aurélio e Juliano
Treinador: Manuel Machado

 

F.C. Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Lucho González e Raul Meireles; Hulk, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Pedro Emanuel por Mariano (46m), Raul Meireles por Guarin (71m) e Hulk por Benítez (93m)
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Pelé e Farías
Treinador: Jesualdo Ferreira

 

Ao intervalo: 1-0
Disciplina: cartão amarelo para Fernando (13m), Felipe Lopes (23m), Maicon (55m), Raul Meireles (64m), Mariano (86m); cartão vermelho para Felipe Lopes (90m), por acumulação de amarelos
Marcadores: Edson Sitta (14m), Hulk (51m e 92m), Rodríguez (72m), Miguel Fidalgo (78m) e Lucho González (90m)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Foi uma vitória justa, mas muito sofrida, num campo difícil, contra um advesário muito complicado e que nos últimos jogos, nos tem feito a vida negra.
Melhor a segunda que a primeira-parte, mas não podemos de forma nenhuma, e depois de conseguir dar a volta, permitir o empate naquelas condições.
Ontem, ainda fomos a tempo, graças ao nosso Herói, Hulk, mas nem sempre as coisas acontecem como na noite de ontem.
Já lideramos, estamos portanto no nosso lugar habitual...agora é manter o ritmo e não vacilar, pois ainda não ganhamos nada.
Ah, e é preciso, o jogo da Choupana, mostrou-o à evidência, reformar a defesa.
Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro Vila Pouca!

É claro e evidente que é preciso fazer qualquer coisa na defesa...!
Eu diria que é preciso reformular a táctica, pois parece-me que a actual defesa necessita de mais ajuda dos médios, ou da equipa no seu conjunto...

Abraço