sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Apito Dourado (Arquivado)

O "caso da fruta", relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora disputado em Janeiro de 2004, deverá ter ficado ontem definitivamente encerrado. O Tribunal da Relação do Porto não atribuiu credibilidade ao testemunho de Carolina Salgado, que sustentava a reabertura do processo, e, dessa forma, negou provimento ao recurso apresentado pela equipa de Maria José Morgado. Por ser a segunda decisão desfavorável no mesmo caso, e de acordo com o artigo 400.º do Código do Processo Penal, a decisão agora tomada não será passível de recurso. O Ministério Público, segundo a Agência Lusa, admitiu esse cenário, embora ressalvando a possibilidade de um "pedido de aclaração e reclamação do acórdão".

Este designado "caso da fruta" reportava alegados indícios de corrupção sobre a equipa de arbitragem liderada por Jacinto Paixão intermediados pelo empresário António Araújo. Com base em escutas a conversas telefónicas entre o empresário e Pinto da Costa, onde era mencionado o fornecimento "fruta para JP", interpretado como prostitutas para Jacinto Paixão e árbitros-assistentes, o processo inicialmente arquivado pelo Ministério Público foi reaberto pela equipa especial coordenada por Maria José Morgado. Para isso, foi usado o testemunho de Carolina Salgado, que, à data dos alegados acontecimentos, vivia com Pinto da Costa. "Como é bom de ver, tal prova testemunhal não se revela, a nosso ver e de forma alguma, credível", lê-se no acórdão de ontem do Tribunal da Relação do Porto.

Recorde-se que, nas sanções decididas em Maio pela Comissão Disciplinar da Liga, os indícios agora desvalorizados foram levados em consideração nas penas aplicadas ao FC Porto (perda de pontos) e ao seu presidente (suspenso). O FC Porto ganhou esse jogo com o Estrela da Amadora por 2-0, com golos de McCarthy.

PS - Processos de treino do Futebol

Jesus não conseguiu pôr o Felgueiras a jogar à Barcelona. Mas, quase 15 anos volvidos, está mais perto disso, com o Braga. Hoje, não quer explicar a base do trabalho, mas eu ainda me lembro da conversa de 1995, em torno do treino, dos "minijogos" (três contra três, quatro contra quatro...) que o Barça fazia para que os jogadores depois estivessem à vontade quando era preciso inventar linhas de passe.

Os verdadeiros segredos do futebol estão aí. No treino. É aí que se fazem os treinadores.

PS 1 - Evaldo (lateral esquerdo do Braga/alternativa a Cissokho)

Ao cabo de 27 jogos, sem parar, Evaldo impressiona pela frescura e segurança. Ilídio Vale acha até que não haverá melhor ou igual em Portugal. "É um dos melhores na sua posição. Tenho a certeza disso. Evoluiu muito em termos individuais, tornando-se num defesa muito seguro", explica.

Sem comentários: