1 | Os golos até sugerem o contrário, mas diz-se que é melhor como suplente do que como titular. É assim?
Tenho alguma dificuldade em partilhar dessa ideia. Farías é um ponta-de-lança especial e precisa de jogar para ter ritmo, como qualquer outro. Acontece que as primeiras opções no FC Porto tiveram sempre um rendimento extraordinário: primeiro o Lisandro, que foi até o melhor marcador, e agora o Falcao, que está em vias de o poder ser. Farías tem de ser especial, e psicologicamente forte, para estar sempre pronto a entrar e ajudar, e não é só com os golos que o faz.
2 | Não fez muitos jogos consecutivos como titular. Isso será porque só joga na área e condiciona a estratégia dos treinadores?
Falcao também joga praticamente na área. A única diferença que vejo entre os dois é que talvez o Falcao seja melhor a segurar a bola; a esperar pelos companheiros e a rodar. Mas um e outro são, essencialmente, jogadores de área. Não é por aí; Farías não condiciona nada. É um profissional excelente e útil na estratégia de qualquer treinador. Como já disse, o rendimento do Lisandro e do Falcao é que explicam, em grande parte, essa falta de continuidade.
3 | A postura tranquila de Farías não poderá, de alguma forma, ser confundida com conformismo?
Nada disso. Aliás, lembro-me de que tivemos algumas situações em que ele esperava jogar e mostrava, de alguma forma, a sua revolta por isso não acontecer. Fazia-o lutando e treinando com grande dignidade, sem polémicas. Ele respeitava sempre as opções do treinador, mesmo que nem sempre concordasse com elas. A postura dele, nos treinos e nos jogos, contribui, e muito, para o bom rendimento apresentado pelos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário