sexta-feira, 30 de abril de 2010

Inter de Milão na Final da Champions League

28/04/2010 - FC Barcelona 1 Inter de Milão 0 (resultado da primeira mão em Milão 3 -1 )
Antes de mais, é preciso notar que o Inter jogou 70 minutos com dez jogadores.
Se há portistas que gostariam de celebrar uma vitória do Barça, eu nunca poderia ser um deles, pois recordo-me perfeitamente dum célebre jogo para a Champions entre o Barça e o FC Porto em que um árbitro belga comprado pelos dirigentes do Barcelona da altura nos roubou dois penaltis (pelo menos) cometidos sobre o Frasco nesse referido jogo. É que o tal árbitro belga chegou a Barcelona dois dias antes do jogo a convite dos tais dirigentes do Barça que puseram uma relações públicas, por sinal uma loiraça, à disposição do árbitro belga para lhe mostrar a cidade e não só.
Aceito que o Barça tem uma boa equipa e pratica bom futebol, mas também beneficia muito do facto de ser um (dos chamados tubarões) clube grande com grande prestígio e que por conseguinte é muitas vezes ajudado pelas arbitragens. Porque se a equipa tem na linha média e nos avançados grandes jogadores, também tem na defesa alguns jogadores em força e suficientemente manhosos para dar porrada (pequenos toques nas pernas dos adversários) do tipo caceteiros dos que passa a bola mas não passa o homem, sem dar muito nas vistas dos árbitros sempre muito prontos a serem permissivos para com os locais, . 


Assobios à entrada no relvado e insultos à saída do Camp Nou. Por mais histórias que esta meia-final tenha para contar, nenhuma é tão aliciante como a de José Mourinho: foi ele que garantiu ontem a final ao Inter. Ponto. Tal como na semana passada, os italianos - que jogaram sem nenhum italiano - conseguiram anular com relativa facilidade esta máquina de futebol chamada Barcelona. E houve de tudo; houve uma expulsão de Thiago Motta para aumentar o dramatismo e significado de mais um feito de Mourinho; houve sofrimento e emoção; e houve também uma enorme corrida do treinador português pelo relvado de Camp Nou já depois do apito final.


Figo, que se sentou no banco de suplentes do Inter, foi insultado por adeptos catalães quando chegou a meio da tarde ao hotel. "Traidor" e "pesetero" foram as palavras que mais se ouviram da boca dos cerca de 20 adeptos que fizeram questão de se manter junto à unidade hoteleira que recebeu a equipa italiana. No mesmo local, mas de madrugada, um grupo de adeptos do Barcelona bateram em panelas na tentativa de perturbar o descanso dos jogadores do Inter.
Enquanto os jogadores do Inter foram insultados à saída do hotel, os do Barcelona fizeram o trajecto até Camp Nou acompanhados de mais de 3000 motociclistas. Ontem, a cidade catalã viveu um dia diferente.


Festa molhada no final

Enquanto os jogadores do Inter festejavam o acesso à final em pleno relvado do Camp Nou, alguém ligado ao Barcelona ligou o sistema de rega. Resultado: a festa ficou molhada, Mourinho incluído. Mas a vitória do Inter também foi festejada em Madrid. Os adeptos do Real saíram à rua para aplaudir a derrota dos seus maiores rivais.

Sem comentários: