quarta-feira, 10 de abril de 2013

Método polémico de recuperação de futebolistas

Gareth Bale, extremo galês do Tottenham, é injetado com uma amostra de sangue recheada de células reparadoras
Por mais incrível que possa parecer, a grave lesão sofrida por Gareth Bale frente ao Basileia, na Liga Europa, fará o galês falhar apenas dois jogos. 
O método é explicado por uma técnica algo polémica, mas muito usual no futebol, que o Tottenham estará a utilizar para acelerar a recuperação de Bale. Chama-se "blood-spinning" e consiste na injeção de sangue com uma elevada concentração de células reparadores na zona afectada.
O processo é simples. Numa primeira fase, é extraída uma pequena amostra de sangue de Bale, que posteriormente é colocada numa centrífuga, permitindo que as plaquetas e o plasma de sangue sejam isolados de outros componentes. Os dois primeiros elementos são então combinados, formando um plasma rico em plaquetas, contendo fatores de crescimento. Depois a substância é injetada no tornozelo direito do extremo.
O método não é novo em Inglaterra - o Tottenham já o usou com Defoe esta época -, mas só foi exposto em 2005, quando o Chelsea, então treinado por José Mourinho, o utilizou em Robben. Os Blues foram avisados pela Agência Mundial de Anti-Dopagem de que a técnica poderia ser ilegal, mas a verdade é que o uso no futebol é cada vez mais frequente.

Sem comentários: