segunda-feira, 15 de abril de 2013

Opiniões e debate de ideias

Kostadinov o Flecha: Num meio campo de 3 elementos é preponderante que os mesmos se mantenham nas posições durante o desenrolar do encontro. Saibam defender e colocar-se entre as linhas dos adversários e na perda de bola, recuperar a posição rapidamente. Se o FCP sobe os laterais, os 3 elementos do meio campo têm que compensar a subida dos mesmos, para que a defesa não seja apanhada em contra pé como tantas vezes já aconteceu …. Ora Lucho, sobe demasiado ou coloca-se demasiadas vezes encostado à linha e depois não tem pernas para se reposicionar ou acompanhar a velocidade das transições dos adversários. Quantas vezes não vemos Lucho na zona de finalização junto a Jackson, arrastando mais um defesa para junto do nosso ponta de lança, ou a ocupar a linha, tapando a subida de Danilo, que se vê obrigado a interiorizar o seu jogo. Devido a esta situação, e para não colocar Lucho no banco, VP viu-se obrigado a colocar Derfour a jogar a extremo, mas a ter que recuperar o meio quando a equipa perde a bola, já que Lucho fica nas covas. Por outro lado, como o nosso defesa esquerdo fisicamente deu o estouro, Derfour acaba por ficar a meio do que lhe pedem, pois não sabe se fecha o corredor se fecha o meio. Ora quando as equipas jogam sem avançados Fernando fica com espaço para subir e compensar a falta de Lucho no meio campo, disfarçando a coisa. O problema de sábado é que Peseiro, não foi na história, e ao colocar um avançado, obrigou Fernando a recuar no terreno, criando-se um fosso maior entre o nosso avançado e a nossa defesa. No sábado era ver 4 médios do Braga a serem pressionados por 2 ou 3 médios do Porto, com estes a não conseguirem ganhar as 2ºs bolas no meio campo. Ouve alturas em que Jackson desceu ao meio campo para recuperar a bola, com desgaste físico evidente. Com a expulsão de Abdoulaye, a situação ainda ficou mais a nu.
 Podem ver as estatísticas, e verificar que Lucho é um dos que mais corre na equipa em termos de km´s..Mas quantos passes de rotura, quantas desmarcações ou roubos de bolas? É um correr estéril, porque nem sequer provoca desequilíbrios na organização adversária, por arrastamento dos médios adversários para o acompanharem.
 Neste momento ou VP, retira Lucho e coloca um meio campo combativo com elementos que mantenham as suas posições, ou muda a tática para um 442, com James a falso 2º ponta de lança, ou então vai ter muitas dificuldades para levar de vencida as outras equipas, já que os restantes jogadores do FCP apresentam um desgaste físico apreciável para continuar neste sistema de trocas constantes de posse de bola, tentando tapar 2 buracos ao mesmo tempo.

Que o diga JJ, que arrumou com Aimar da equipa, o que lhe permite ter o melhor meio campo dos últimos anos. Para mim é esta a diferença entre o atual FCP e o Benfica. O resto é ficar à espera da sorte e como sabemos os juizes do apito sempre predispostos a prejudicar o FCP, como se viu nos cartões para o FCP por tudo e por nada, e para o Braga ficaram no bolso, como foi o caso de Viana, ou de Custódio…etc.

Outra opinião resposta: Kosta, Lucho não está em grande forma, isso é óbvio, mas a dinâmica da equipa é que tem emperrado. Faltam flanqueadores, falta quem remate de fora, a pressão já não existe, há jogadores importantes em claro sub-rendimento - James e até Moutinho não é o mesmo - e assim fica difícil. Se juntarmos o facto de não haver alguém capaz de jogar ao lado de Jackson para mudar o sistema... está explicada muita coisa.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Ó anti-tripeiro, faccioso de merda és tu:

1 - Primeiro não me viste reclamar do 1º amarelo ao Abdoulaye

2 - Quase toda a equipa do Braga deu pau: o Custódio, o Hugo Viana, O Ruben, o próprio Mussoró...etc... passaram o jogo a dar pancada, com a permissão do Capela, e tu não foste capaz de reparar...!!! Vês porque eu digo que és cego dum olho...? E não tens moral para apontar o que quer que seja a alguém?

3 - Que eu saiba o Abdoulaye não pontapeou o adversário no chão à semelhança do que fez o Luisão. Queres mais? No SLB há uma data de sarrafeiros: Maxi Pereira, Luisão, Carlos Martins, Matic, Cardozo o rei das cotoveladas...etc...etc, estes os principais, porque até os avançados, ou seja aqueles que são mais subtis a dar pau, na disputa da bola fazem sempre em falta.

E ainda por cima eu é que sou faccioso!
Vai-te tratar que andas amarelo...

Volto a dizer, estás muito longe de ser isento e chega de conversa fiada, vê lá se começas a atinar, porque contigo não se aprende nada, antes pelo contrário...!