segunda-feira, 17 de agosto de 2020

FC Porto - Só as elites ou figuras com fama têm acesso...!

Constatação do proverbio popular : "Ganha fama e deita-te na cama"!
Isto para referir que os acessos aos cargos de dirigentes (tachos) do FC Porto, pela sua importância e conveniência económica são geralmente sempre destinados/atribuídos aos amigos do presidente ou a figuras consideradas proeminentes da sociedade portuense...!
Conclusão: apesar de constatar que por exemplo, na blogsfera, existem portistas anónimos ou até administradores de blogue com competência e capacidade para assumirem qualquer cargo de dirigentes do FC Porto, estes se não pertencerem às elites reconhecidas como tal, não têm quaisquer hipóteses de também um dia poderem beneficiar dos rendimentos que a ocupação de tais cargos proporcionam...!
Veja-se (analise-se) o caso de Vítor Baía que não foi capaz de gerir com eficácia a sua fortuna e no entanto, viu-se agora escolhido por Pinto da Costa para um cargo muito conveniente atendendo aos vencimentos auferidos pelos membros da direcção do Clube, para a Direcção e Administração do FC Porto-Futebol, SAD ...!

Integração de Luís Gonçalves e Vítor Baía na SAD avança. Manuela Aguiar, Rita Moreira e Cristina Azevedo devem entrar para lugares não executivos.
Luís Gonçalves e Vítor Baía fazem mesmo parte da lista a entregar por Jorge Nuno Pinto da Costa para a administração da SAD nos próximos quatro anos. A possibilidade de os dois integrarem a sociedade portista já era conhecida e acaba por ratificar a primazia ao futebol da próxima administração.
Luís Gonçalves, até aqui director geral para o futebol, ganha competências reforçadas. Vítor Baía, que integrou a lista de Pinto da Costa à direcção do clube, passa também a integrar o grupo de administradores executivos. São "reforços" para o futebol dentro da gestão da sociedade, um pouco à imagem do que o presidente foi lançando.
Com Pinto da Costa a presidente, Adelino Caldeira, Fernando Gomes e Reinaldo Teles também se mantêm no Conselho de Administração. Devem sair José Américo Amorim Coelho e Rui Vieira de Sá, até aqui administradores não executivos.
Directores mais próximos do futebol farão parte da administração com o objectivo claro de reforçar a visão sobre a equipa profissional. Três mulheres vão entrar ao abrigo da nova lei.
Noutro plano, há três mulheres também na porta de entrada. Desde 1 de Janeiro que a lei passou a exigir que as empresas cotadas em bolsa tenham, pelo menos, 33,3% de administradores de género sub-representado. Um terço do total, portanto. Manuela Aguiar, Cristina Azevedo e Rita Moreira, estão na linha da frente para ocupar os lugares, ainda que não haja, de momento, qualquer confirmação oficial e nem Matos Fernandes, presidente da AG da sociedade tenha recebido a lista a propor na próxima assembleia de accionistas. Todas serão administradoras não executivas.
Manuela Aguiar, antiga Secretária de estado da Emigração e deputada na AR, é licenciada em Direito. Cristina Azevedo tem uma Pós -graduação em Análise financeira, foi professora universitária e presidiu à Fundação Cidade Guimarães, encarregue da organização da Capital Europeia da Cultura 2012, entre outros. Actualmente é também comentadora no Porto Canal, como é Rita Moreira, irmã de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. Rita Moreira é também consultora.

Sem comentários: