domingo, 4 de abril de 2021

FC Porto- Santa Clara- JN Uma análise esclarecida

 Dragão fez magia a tempo com o ouro vindo do banco by Nuno A. Amaral

Golo de Toni Martínez dá triunfo ao F. C. Porto no regresso da Liga, antes das emoções da Champions. Santa Clara jogou bem e só caiu no último suspiro.

Foi mesmo em cima da hora, no quinto minuto das compensações dadas pelo árbitro Hugo Miguel, que o F. C. Porto garantiu a vitória sobre o Santa Clara, num bom jogo no Dragão. A equipa açoriana vendeu muito cara a derrota e só foi vergada por um assomo final dos portistas. No último terço da partida, Sérgio Conceição foi ao banco buscar o talento e a velocidade que lhe faltaram até então, acabando recompensado no último suspiro por um golpe de cabeça certeiro de Toni Martínez, após centro primoroso de Corona.
VER MAIS
Voltando ao princípio, é impossível dissociar, na perspectiva azul e branca, o jogo deste sábado da paragem para as selecções que o antecedeu e do duelo com o Chelsea que se lhe seguirá.
Conceição poupou três habituais titulares (Mbemba, Zaidu e Tecatito) e o que se viu aos dragões na primeira parte quase deu para adormecer. Bem a circular a bola e sem qualquer tipo de ferrolho defensivo, o Santa Clara não sentiu dificuldades para controlar o tímido ataque portista e o nulo ao intervalo não podia surpreender ninguém.
MAIS
A segunda parte foi diferente. Dois penáltis, um para cada lado, no espaço de sete minutos, mantiveram a igualdade, mas lançaram as bases para um resto de jogo muito mais intenso, no qual o Santa Clara nunca se encolheu e o F. C. Porto foi construindo oportunidades para marcar. Taremi falhou duas flagrantes, quando do banco já tinham chegado Corona, Fábio Vieira e Francisco Conceição, que mudaram o futebol dos dragões, mais apropriado para uma equipa que tem de encontrar espaço onde ele não existe. A bola passou a correr de jogador para jogador, com segurança, sem más receções e precipitações, com qualidade, mas faltava o golo.
A quatro minutos dos 90, o técnico portista lançou as últimas armas (Toni Martínez e Evanilson), à procura de mais inspiração na área, e o avançado espanhol disse-lhe que sim aos 90+5, pouco depois de os visitantes terem chegado a ameaçar a vitória. O F. C. Porto ganhou com fortuna, mas fez por merecer o triunfo pelo que jogou na parte final e agora espera para ver o que fazem os rivais na luta pela liga, enquanto aponta a mira à Champions.
Os Mais (+)
As substituições mudaram o perfume do futebol portista. Corona e Toni Martínez construíram o golo decisivo, mas Fábio Vieira e Conceição também brilharam. Lincoln foi enorme no Santa Clara.
Os Menos (-)
Taremi ganhou o penálti que valeu o primeiro golo ao F. C. Porto, mas tem de fazer melhor na finalização de lances de golo feito. Marega pouco se viu. Erro de Pepe e Marche no lance que antecede o penálti. [Sempre muito atentos e céleres, os contrários aproveitaram a lentidão (indefinição) dos visados para fazer mossa]
O Desempenho do Árbitro
Boas decisões nos lances das grandes penalidades. Alguma falta de critério disciplinar (na dúvida a favor do visitante), mas nada de muito grave (grosseiro). Não é mentira dizer que já se viu bem pior a Hugo Miguel.

Sem comentários: