domingo, 5 de dezembro de 2010

Futebol em projecto - Fusão das ligas poderá ser o próximo passo da aliança ibérica

A aliança ibérica, que resultou na derrota para a Rússia na candidatura à organização do Mundial 2018, pode ganhar novos contornos com uma eventual fusão das duas ligas.

Os presidentes do organismo português e espanhola, Fernando Gomes e Jose Luis Astiazaran, já mantiveram contactos dentro e fora do âmbito da parceria ibérica ao Mundial2018, conversações que podem resultar num inédito campeonato organizado pelos dois "vizinhos".
Confrontada com esta possibilidade, fonte da UEFA explicou à Agência Lusa "não existe nos regulamentos nem nos estatutos nada que impeça duas ligas juntarem-se na organização de um só campeonato".
"No entanto, o primeiro passo terá sempre de ser dado pelos interessados. As duas partes têm de se entender primeiro, chegar a um consenso e enviar um plano detalhado para ser avaliado pela UEFA", explicou a mesma fonte.
Sem querer responder se uma eventual Liga Ibérica teria o aval imediato da UEFA, a mesma fonte reiterou que o organismo "patrocina e avaliza todos os projectos que permitam desenvolver o futebol".
Neste sentido, a mesma fonte lembrou também que a ideia não é singular na Europa, "pois, por exemplo, também a República Checa e Eslováquia mantêm conversações para fundir os dois campeonatos, embora nada de oficial tenha ainda chegado à UEFA.
De qualquer forma, uma competição Ibérica nunca começaria por uma liga unificada, mas sim pela disputa de um troféu entre os dois campeões nacionais.

Sem comentários: