sexta-feira, 11 de março de 2011

Europe League - CSKA Moscovo 0 FC Porto 1

Mais uma boa vitória conseguida devido ao espírito colectivo da equipa azul e branca!
Os primeiros 25 minutos do encontro foram frenéticos, com oportunidades junto das duas balizas. Há que dar o devido destaque a três excelentes intervenções de Helton, que impediu, nesse período, que a baliza azul e branca fosse violada.
Porém, os Dragões não deixaram de ter as suas oportunidades para marcar. Logo aos cinco minutos, Hulk porfiou na direita e serviu Falcao no centro da área. O remate do colombiano foi defendido com os punhos por Akinfeev. Dez minutos depois, o avançado voltou a «disparar», acertando numa muralha de pernas russa, depois de um livre apontado de forma rasteira por Moutinho.
À medida que os minutos passavam, a qualidade da exibição portista crescia, apesar das dificuldades colocadas pelo relvado sintético. Perto do intervalo, Falcao apareceu de novo, em fintas sucessivas, travadas «in extremis» já perto da linha de golo. No lance seguinte, após um pontapé de canto, foi Guarín a ensaiar aquilo que concretizaria mais tarde, num remate à meia-volta, de primeira. Akinfeev respondeu com dificuldades.
No segundo tempo a equipa dos dragões foi mais consistente, pelo que o CSKA não dispôs de qualquer oportunidade flagrante para marcar. Com maior capacidade física e poder de explosão, os azuis e brancos apoderaram-se por completo do encontro. Só faltava o golo, que esteve perto de ser conseguido aos 67 minutos: livre apontado por Hulk e Sapunaru, ao primeiro poste, a cabecear por cima da trave.
Porém, o tento da vitória acabaria por acontecer aos 70 minutos. Guarín combinou com Varela à entrada da área e «rematou» para o fundo das redes. O Guarin aqueceu a noite fria de Moscovo, que poderia ter-se tornado ainda mais azul se Sapunaru tivesse acertado no alvo, após iniciativa de Varela, a três minutos do apito final.
UEFA Europa League, oitavos-de-final, segunda mão -10 de Março de 2011
Estádio Luzhniki, em Moscovo
Árbitro: Robert Schörgenhofer (Aústria)
Assistentes: Mario Strudl e Alain Hoxha
Quarto árbitro: Thomas Gangl
Assistentes adicionais: Bernhard Brugger e Gerhard Grobelnik
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e James
Substituições: James por Varela (57m), Hulk por Cristian Rodríguez (73m) e Guarín por Souza (81m)
Não utilizados: Beto, Belluschi, Sereno e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas
CSKA MOSCOVO: Akinfeev; Nababkin, Berezutski, Ignaschevich e Schennikov; Honda, Mamaev, Semberas e Dzagoev; Doumbia e Vágner Love
Substituições: Honda por Tosic (75m) e Doumbia por Necid (79m)
Não utilizados: Chepchugov, Berezutski, Aldonin, Rahimic e Oliseh
Treinador: Leonid Slutski
Ao intervalo: 0-0 - Marcador: Guarín (70m)
Disciplina: cartão amarelo para Semberas (19m), Otamendi (63m), Vágner Love (66m)

10/03/2011 - ANDRÉ VILLAS-BOAS: «A SEGUNDA PARTE FOI TOTALMENTE NOSSA» 
André Villas-Boas era no final do jogo um treinador tranquilo, reconhecendo que a eliminatória ainda não está ganha, mas prometendo manter o FC Porto concentrado nos pontos fortes do CSKA e afirmando que se a equipa marcar primeiro no jogo do Dragão, na próxima semana «seguirá em frente».
«Vitória para o FC Porto, mas que não terá significado se no fim não juntarmos o troféu. Foi um jogo com duas partes. Na primeira, o CSKA criou algumas oportunidades, mas na segunda controlamos completamente e críamos algumas oportunidades e fizemos o golo».
Problemas do relvado sintético
«A bola comporta-se de forma diferente e exige um esforço diferente do ponto de vista muscular, mais penalizador para a face posterior dos músculos das pernas. Mantivemos o bom nível e fizemos uma partida de grande concentração e entrega, a segunda parte foi totalmente nossa».
Eliminatória não está decidida
«A eliminatória não está decidida, com o Sevilha passou-se isto e depois perdemos em casa e podíamos ter sido eliminados. É importante anular os pontos fortes do CSKA, como as saídas rápidas para o ataque, chegar primeiro ao golo e passaremos a eliminatória».

Freddy Guarín marcou o golo da vitória do FC Porto em Moscovo e no final do jogo não escondeu a felicidade por «ter contribuído» para o sucesso do clube. O guarda-redes Helton, que realizou um par de grandes defesas na primeira parte, quando o CSKA mais ameaçou a baliza portista, reconheceu que a equipa sentiu algumas dificuldades de início, mas que «depois tranquilizou».
Guarín - «O golo foi uma jogada rápida em que consegui ter espaço para rematar. Não tenho dúvidas do que posso dar a este clube e o técnico e os companheiros têm ajudado. São dois jogos e acreditamos e confiamos que vamos confirmar este resultado no Dragão. Esperamos dar alegria aos adeptos e seguir em frente».
Helton - «Os adversários querem sempre complicar-nos a vida, não estamos habituados ao sintético e sentimos dificuldades no início do jogo. Depois tranquilizamo-nos mas ainda está tudo em aberto, porem temos um pouco mais de serenidade para continuar a trabalhar».

Sem comentários: